Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometria de Brasília

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim; Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a geometria presente nas construções da cidade de Brasília.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos básicos de geometria plana.
Estratégias e recursos da aula

O objetivo dessa atividade é trabalhar com os alunos a identificação de elementos da geometria nas construções da cidade de Brasília, mais especificamente os sólidos da geometria espacial. Além disso os alunos podem conhecer melhor a história da cidade por meio de um filme.

Conhecendo Brasília

Para conhecer melhor a cidade, sugerimos a apresentação de um filme, disponibilizado pelo Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/filmeBSB.jpg

Fig. 1 - Imagem dos prédios dos ministérios em Brasília.

Brasília

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/247/dominio-em-geo-0002.wmv

Conhecendo os Sólidos Geométricos

Apresentamos abaixo alguns sólidos geométricos a serem apresentados aos alunos:


Esfera

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/esferajan2009.jpg

Fig. 2 - Esfera.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_(geometria)

Cone

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/conejan2009.jpg

Fig. 3 - Cone.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cone

Cubo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/cubojan2009.jpg

Fig. 4 - Cubo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubo

Pirâmide

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/piramidejan2009.jpg

Fig. 5 - Pirâmide.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piramide

Cilindro

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/cilindrojan2009.jpg

Fig. 6 - Cilindro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro

Paralelepípedo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/paralelejan2009.jpg

Fig. 7 - Paralelepípedo.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_rectangular_parallelepiped.JPG

Prisma

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/prismajan2009.jpg

Fig. 8 - Prisma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prisma


Cidade de Sólidos Geométricos

Uma atividade que favorece o aprendizado dos sólidos geométricos pode ser feita usando um editor de apresentações como o Impress/BrOffice (http://www.broffice.org/ ). A proposta é que os alunos desenhem partes da cidade. A partir do filme pode-se selecionar uma imagem ou também pedir que os alunos façam esse trabalho usando imagens da sua cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/congressoBSB.jpg

Fig. 9 - Imagem dos prédios do Congresso Nacional.

Agora usando os recursos de desenho do Impress/BrOffice:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/congresso3D.jpg

Fig. 10 - Sólidos no BrOffice/Impress.

O trabalho com esse programa oferece uma excelente oportunidade de  manipulação dos sólidos geométricos em um ambiente virtual. Pode-se ampliar o trabalho com materiais concretos e maquetes do bairro ou cidade onde fica a escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasília Vídeo
Recursos Complementares
Os alunos podem experimentar construir maquetes eletrônicas usando editores gráficos com mais recursos, como o Google Sketch Up. Disponível em http://sketchup.google.com/ .
Avaliação
Além de avaliar a participação e a produção dos alunos durante as atividades, o professor pode pedir aos alunos a criação de uma maquete destacando os sólidos geométricos identificados no local.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Zélia Ferreira da Costa, Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão , Tocantins - disse:
    zeliacostaferreira@hotmail.com

    05/06/2013

    Quatro estrelas

    Bem pensada! Essa atividade faz com que os educandos despertem o interesse pela geometria presente nas construções e a partir desse conhecimento, surgem futuros profissionais na área também. Parabéns!!


  • Rafael Montes, Marista , Minas Gerais - disse:
    rafael_montes_cunha@hotmail.com

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    achei incrivel, aprendi muito dobre a estrutura de brasilia, o plano piloto e etc... muito obrigado...


  • Maria Cássia Carvalho Ocanha, JARDIM ALEGRE C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    cassiaocanha@gmail.com.br

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante,pois acredito que essa aula pode incentivar os alunos e despertar a curiosidade dos mesmos em conhecer a cidade de Brasília e poder identificar as diferentes formas de figuras planas e espaciais, também em nossa cidade, mais próximo deles.


  • RIVAROL, E.E Prof: Juracy batista Gomes , Amazonas - disse:
    rivarolsilvas@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Super interesante essa aula, pois só assim os nossos alunos poderão visualisar a importancia da matemática no nosso dia-a-dia, parabéns


  • Hévio, NTE - QUIXADÁ , Ceará - disse:
    heviodesouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A cidade de Brasília é uma forma prática e elegante de mostra que a matemática está presente em toda parte. A apresentação dos inúmeros sólido geométricos presentes em sua construção exaltam de forma prática toda uma teoria vista pelo os alunos em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.