21/01/2009
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Essa atividade oferece a possibilidade dos alunos entenderem melhor a relação entre diferentes formas de representação de quantidades. O objetivo é que eles consigam estabelecer relações entre frações, porcentagens e decimais e como cada uma delas é utilizada no cotidiano.
Porcentagem
De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razão expressa com um denominador 100. Sua representação utiliza o símbolo %.
1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade.
1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100.
É comum encontrar representações em porcentagem em gráficos, como mostra a imagem abaixo.
Fig. 1 - Uso da porcentagem em gráficos facilita o entendimento.
Fonte: Autor
Decimais
Os decimais representam partes de um objeto. No cotidiano é uma das formas mais utilizadas. São comuns em preços e medidas, por exemplo altura de uma pessoa de 1,60 m.
Fig. 2 - Uso de decimais no cotidiano.
Fonte: Autor
Frações
Um objeto pode ser dividido em partes iguais e cada parte é uma fração do objeto.
Fig. 3 - Cada pedaço de uma pizza é uma fração do todo.
Fonte: Autor
Partes iguais, representações diferentes
No cotidiano a escolha do tipo de representação depende da situação. Na maioria das vezes usa-se a representação que facilita os cálculos e favorece o entendimento do que eles significam.
O gráfico abaixo apresenta de forma simples a relação entre as representações:
Fig. 4 - Diferentes representações de uma mesma parte.
Fonte: Autor
Interagindo para entender melhor
O Portal do Professor disponibiliza um objeto de aprendizagem que permite aos alunos manipular quantidades e entender melhor como quantidades iguais podem ser representadas de forma diferentes. É possível variar as quantidades e modificar a forma de representação. Observe as imagens abaixo:
Fig. 5 - Representação da porcentagem e frações.
Fig. 6 - Representação da porcentagem e decimal.
Percents as fractions or decimals
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14094/percentsasfractionsordecimals.nbp
Atividade com Planilha Eletrônica
O alunos podem trabalhar as diferentes representações de quantidades utilizando a planilha eletrônica BrOffice/Calc (http://www.broffice.org/ ).
Um exemplo simples é o da quantidade de alunos e alunas da turma. Esses dados podem ser escritos de diferentes formas e ainda representados em um gráfico.
Abaixo um roteiro de como criar a planilha e apresentar os dados, inclusive no formato de fração.
1.º passo: Criar uma tabela simples, informando as quantidades nas respectivas células.
Fig. 7 - Tabela com exemplo de dados.
Observe a fórmula para soma na célula C2. Ela também será útil nas células C3 e C4.
2.º passo: Inserir fórmulas para realizar cálculos automaticamente.
Fig. 8 - Tabela apresentando cálculos.
Assim como na célula A3, as células A4, B3 e B4 devem ter fórmulas que calculam a proporção de meninos ou meninas.
3.º passo: Apresentar dados no formato de fração.
Fig. 9 - Caminho para apresentar números no formato de fração.
Para alterar o formato de decimal para fração, basta seguir pelo menu superior "Formatar", depois clique em "Células" e conforme a imagem acima selecione o formato "Fração".
4.º passo: Apresentar dados em um gráfico com porcentagens.
Fig. 10 - Seleção de dados para criar um gráfico tipo pizza.
Nessa etapa, selecione os dados na tabela e clique no ícone que apresenta um gráfico, disponível no canto superior direito.
5.º passo: Etapas de criação do gráfico.
Fig. 11 - Configurando o formato do gráfico.
Após seguir passos simples, conforme a imagem acima, o gráfico começará a tomar a forma desejada.
6.º passo: Apresentação final.
Fig. 12 - Tabela e gráfico finalizados.
Com pequenos ajustes o gráfico e as tabelas tomam a forma final desejada. Temos as três representações em um exemplo de fácil entendimento. De acordo com a evolução da turma pode-se propor atividades mais desafiadoras ampliando a complexidade da atividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Percents as fractions or decimals | Animação/simulação |
Três estrelas 18 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2012
Cinco estrelasMuito Boa a abordagem
01/08/2012
Duas estrelasfoi bom mas poderia mostrar como se faz
07/05/2012
Três estrelasBom... Eu achei mttttttt bom só que eu queria, ér... assim que vcs tipo que fizessem uma aula de frações com porcentagem. Porfavor mandem uma pro meu e-mail pfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff?! Vlw!!
28/02/2012
Cinco estrelasExcelente orientação para quem precisa de algo rápido e prático.
23/02/2012
Duas estrelasfoi bem elaborado. Mas poderia explicar de forma mais claro e de facil entendimento. Mas ta ok!!!
07/11/2011
Duas estrelaseu acho que seu site e otimo mas vc poderia por mais assuntos mas me ajudou bastante no dia de prova
12/09/2011
Cinco estrelasoiiiii achei sua aula oti ma foi super legal nem a minha professoara de matematica ensinou isso amei amei amei bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs amei amei amei amei amei amei amei beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
10/09/2011
Cinco estrelaseu achei muito legal quem derá no lugar da minha prof essa pessoa me ensinasse a mat de um jeito + facil e + legal
05/09/2011
Quatro estrelasbem este estudo está me enfluenciando muito e eu acho tambem que deve está ajudando outras pessoas!!!!!!!!!!!!
31/08/2011
Três estrelaseu nao sou muito afim de matematica mais eu gostei desa aula
09/06/2011
Quatro estrelasgostei muito das explicações,mas ainda tenho dúvidas quanto a formula simples de resolver uma conta de porcentagem.sou cabeça dura e preciso somente da formula.beijo.
07/10/2010
Três estrelasAchei sua aula boa, porém de aplicação difícil. Sou PCP e vou tentar passar aos meus professores. Ela só será plenamente aproveitada quando a sala de informática de minha escola for ativada. Angela Cornetti - DRE de Guaratinguetá
23/09/2010
Cinco estrelasgostei muito da maneira inteligente e pratica como o assunto foi abordado Parabens
24/03/2010
Três estrelashumm... é Bom! mais tinha que ter mais coisas!
24/03/2010
Cinco estrelasO professor foi muito criativo, exploorou bem os recursos, ou seja, as tecnologias pois mesmo sabendo que porcentagem é de certa forma complexo para os alunos que estão nesta fase escolar, o colega foi conseguiu dar um show. Eu particularmente tenho muita dificuldade em elaborar uma aula tão criativa como esta que pude obsservar. Até porque sou uma negação na área da informática. Também sei que par quem milita no campo educacional, tentar inovar suas práticas pedagógicas deve ser uma constante.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula está ótima para repassar aos alunos, pena que não consegui acessar o objeto de aprendizagem!
24/03/2010
Cinco estrelasGostaria de utilizar o aplicativo indicado, porém temho dúvidas de como instalar nos computadores com linux educacional
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom, gostei e espero podr explorar este sitio para melhorar minha pratica docente. Abraços