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O Corpo Humano em Números

 

21/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
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CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer melhor o corpo humano e suas dimensões em uma atividade interdisciplinar que tem a matemática como ponto de partida.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos de medidas simples.
Estratégias e recursos da aula

A maioria das pessoas não conhece bem o seu próprio corpo. A proposta desta aula é trabalhar com medidas de órgãos e tecidos do corpo humano que além da matemática envolve a área da biologia. A participação de professores de biologia nessa atividade poderia contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos.

Conhecendo o corpo humano

Como atividade inicial sugerimos que os alunos utilizem dois objetos de aprendizagem disponibilizados pelo Portal do Professor. Eles permitem interagir e explorar partes do corpo feminino e masculino.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1479/imagens/mulher3D.jpg

Fig. 1 - Imagem do objeto de aprendizagem Corpo Humano Feminino.

Corpo humano feminino
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1479/imagens/homem3D.jpg

Fig. 2 - Imagem do objeto de aprendizagem Corpo Humano Masculino.

Corpo humano masculino
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf

Medindo o próprio corpo

Além da curiosidade, conhecer os números do corpo ajuda a fornecer informações para um diagnóstico. Isso significa que os números dizem muito sobre a saúde de uma pessoa. Se eles estão fora da média, é melhor investigar e consultar um médico.

Medir é comparar. Apresentamos algumas medidas médias que podem ser utilizadas em uma atividade que os alunos podem realizar para conhecer o corpo humano e comparar com outros objetos de dimensões semelhantes. Algumas medidas utilizadas até hoje foram estabelecidas a partir de medidas do corpo humano, como por exemplo a polegada, que corresponde a uma distância de 2,54 cm. É comum encontrar essa medida na descrição do tamanho da tela de um televisor ou de um monitor de computador.

Atividade para os alunos

No início desta atividade sugerimos que seja perguntado aos alunos sobre a quantidade de ossos de um ser humano. Após o debate sobre as respostas, o professor pode apresentar a seguinte informação:

  • Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206 (fonte: SuperInteressante*).

O desafio proposto para essa atividade é que os alunos façam pesquisas, entrevistas,  procurem informações em livros e na Internet que possam esclarecer o que acontece com os ossos. Além disso, o professor deve pedir que  apresentem informações adicionais sobre as funções dos ossos e medidas relacionadas, curiosidades, qual o menor osso, o maior osso, entre outras coisas que os alunos considerarem pertinentes ao trabalho.

É fundamental que toda a informação seja organizada de forma a favorecer o aprendizado, que ofereça liberdade de criação e inclusão de multimídia. A criação de mapas conceituais no computador oferece todas essas possibilidades.

Sugerimos o programa Freemind (disponível em http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page). Com os recursos disponibilizados pelo programa os alunos podem criar diferentes formatos de mapas conceituais, incluir vídeos, fotos, arquivos de áudio e até mesmo links para páginas da Internet que apresentem informações adicionais. Abaixo um exemplo simplificado de mapa sobre o tema proposto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1479/imagens/mapaOssos.jpg

Fig. 3 - Exemplo de organização da informação em um mapa conceitual.
Fonte: Autor.
 

Os mapas criados pelos alunos podem ser disponibilizados para acesso no formato de páginas interativas na Internet ou na rede local da escola.

Essa atividade interdisciplinar pode ser ampliada com a participação de professores de outras áreas do conhecimento. O primeiro passo pode ser convidá-los a conhecer as produções dos alunos acessando os mapas publicados.

Fontes de pesquisa consultadas e recomendadas:
*http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114929.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/umesqueleto.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano feminino Animação/simulação
Corpo humano masculino Animação/simulação
Recursos Complementares
Livros de biologia e maquetes são excelentes recursos para aprofundar as pequisas. No caso das maquetes, os alunos poderiam construí-las e a participação dos professores de artes pode ajudar nesse trabalho.
Avaliação
A atividade de pesquisa e criação do mapa conceitual oferece condições de identificar o que cada um ainda precisa melhorar e propor atividades adequadas para o encaminhamento de eventuais problemas. è importante considerar a trajetória de cada aluno, especialmente a superação das dificuldades encontradas durrante o desenvolvimento do trabalho.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

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Opiniões

  • Maria Heloisa, CGA , Goiás - disse:
    mariaheloisa_2000@hotmail.com

    05/02/2012

    Três estrelas

    Eu achei esse site muito legal, porém vocês criadores do site deviam detalhar mais as imagens do corpo humano.....


  • rozelia maria silva, professora , Piauí - disse:
    rozeliamsilva@hotmail.com

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    achei esta aula muita importante para eu pois preciso muito de aulas assim.


  • cristina carreiro, Escola Munic. Lúcio de Mendonça , Rio de Janeiro - disse:
    cristinacarreiro@yahoo.com.br

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante , a na parte interdisciplinar é de muita importância a participação não só do prof. de Artes como o de Ciência.


  • helena diniz meira, Escola Estadual Maria Bolwerk , Paraná - disse:
    helenadiniz@seed.gov.pr.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima aula, continue nos auxiliando


  • Gilbert Braga Raiol, E E E F M AVERTANO ROCHA , Pará - disse:
    gilbertraiol@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • ROSEMARY MIRANDA, UEB DOM DELGADO , Maranhão - disse:
    marymorais24@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente atividade, podendo ser explorada com outras turmas.


  • Eliane Beruski, Colégio Padre Claudio Morelli , Paraná - disse:
    e.beruski@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula maravilhosa!!!!


  • Heloina Domingues da Silva, Colegio Estadual Dom Prudencio , Goiás - disse:
    heloinadominguez@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da maneira que foi elaborada a aula sobre O Corpo Humano em Numeros envolvendo Matematica e Biologia podendo o aluno conhecer e compreender o corpo humano e a matematica ao mesmo tempo.Alem do aprendizado da quantidade ossea o aluno podera entender e conhecer a importancia da atenção da saude em numeros, procurando o medico sempre que sentir necessidade. E importante que as aulas sempre façao com que os alunos tenham vontade de fazer pesquisas alem dos livros e na internet.


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