07/12/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Experienciar atividades rítmicas;
Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica;
Estimular a imaginação e a criatividade;
Não é necesário nenhum conhecimento
Aula 1
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança do jornal
Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infrigem as regras.
Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, voces deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!!!!2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações e já estarão dançando e experienciando o rítmo.
Em seguida proponha que eles criem a sequencia.
Atividade II
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança das Cadeiras
Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.
Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.
A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.
Aula 2
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança da Laranja
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
Atividade II
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: um aparelho de som e cd com a música
Cabeça, ombro, joelho e pé
O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Letra da música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, orelha, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.”
Aula 3
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades
Material: nenhum
Mamãe da rua musical
O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.
Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.
Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.
Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.
Verificar junto aos alunos se compreendram que a interação música, movimento, rítmo levam a contrução da dança, ou de movimentos rítmicos.
Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma sequencia rítmica de forma prazeirosa?
Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?
Quatro estrelas 31 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/02/2016
Cinco estrelasAdorei, excelente.
15/02/2016
Cinco estrelasParabéns são perfeitas as brincadeiras... gostei de mais... (y)
03/02/2016
Quatro estrelasMuito obrigada pelas ideias ,vou aplicar com minhas criancas
10/11/2015
Cinco estrelasBom dia! Usei algumas das brincadeiras e ajudou-me, quero também compartilhar algumas brincadeiras que sirvam para sua aula. 1-Pegue musicas que eles conheçam, busque no youtube como Karaoke e coloque-os para cantar, só ou em grupo. 2-Pegue temas de filme toquem e peça para que digam qual o título(nome) do filme. 3-Faça um círculo, coloque uma música (varie bem os ritmos) e dê uma bola e faça com que ela passe de mão em mão, pare a música, aquele que está com a bola fica de fora até a próxima.
20/04/2015
Cinco estrelasótimas aulas , sugestões que podem ser realizadas em sala.Amei.
30/03/2015
Cinco estrelasGostei bastante dessa forma de se trabalhar com músicas, uma forma de mudar um pouco a rotina dos alunos principalmente quando se inicia a semana, segunda todos com preguiça e sem forca de vontade, mas quando vem algo diferente, envolvendo brincadeiras eles adoram.
02/12/2014
Quatro estrelasMaravilhosa as brincadeiras! Amei!
28/09/2014
Cinco estrelasAmei as brincadeiras.
25/09/2014
Cinco estrelasgostei muito
30/07/2014
Cinco estrelasSão ótimas as brincadeiras, é o que eu preciso. valeu!
03/06/2014
Quatro estrelasNossa ,essas idéias me ajudaram muiiito agradeço de coração .
22/10/2013
Quatro estrelasGostei da dança de jornais.
23/09/2013
Quatro estrelasParabéns pelas dicas , a gente em nossa àrea precisa sempre estar inovando Obrigada!!
25/07/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula e me fez lembrar das brincadeiras antigas, e que nossos filhos não conhecem. Atividades muito legal e criativas.
02/12/2012
Cinco estrelasExcelentes sugestões! Como disse a colega, anteriormente, algumas vezes falta criatividade para as aulas de musicalização. Creio que essas dicas vão ser muito úteis. Algumas brincadeiras fiz no meu tempo de escola, mas já havia esquecido. Obrigado por compartilhar!
01/11/2012
Cinco estrelasEu aprendi varias brincadeiras que eu nao sabia que existia . adorei essa aula !!!!
21/10/2012
Cinco estrelasmuito bom...com estas ideias podemos fazer com q as aulas fiquem dinamicas...muito legal parabéns!!!
28/08/2012
Cinco estrelasAmei, estou dando aula de música para crianças de Educação infantil. E as vezes nossa criatividade acaba, e vc me deu algumas idéias valiosas. Obrigada!
04/07/2012
Quatro estrelasgostei da brincadeiras, são todos bastantes divertidas
20/05/2012
Cinco estrelasnossa muito bom , otima performace e interação com o coletivo e o meio.
20/05/2012
Quatro estrelasValeu! Estava procurando idéias. Obrigada. Deus te abençoe.
08/05/2012
Quatro estrelassuas aulas são muito boas e de facil execução, gostei muito.
06/02/2012
Cinco estrelasSou professora de iniciação musical p crianças e preciso sempre inovar com brincadeiras e jogos; a criatividade não pode acabar. Gostei bastante, dicas novas são sempre bem-vindas.
01/08/2011
Quatro estrelassou arteducadora do programa citado abaixo e dou oficína de canto e coral.Parabéns achei bem criativo,assim que poder envia outras bricadeiras direcionada a crianças de 7 á 15.muito obrigado!
13/07/2011
Três estrelasAcho que brincadeiras desse porte tem mais é que ser trabalhado por nós professores, lembro do tempo que eramos criança, era uma alegria só. Muito obrigado por lembrar e por repassar brincadeiras que já estava sendo esquecidas por muitos.
30/06/2011
Cinco estrelasACHEI OTIMO, POIS TRABALHO COM MUSICALIZAÇÃO E FIQUEI MARAVILJADA. PARABÉNS
14/06/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula, vou até adaptá-la aos meus alunos. Obrigado meu amigo pela aulas e outras que você tem colocado ou irá ainda colocar.
24/05/2011
Quatro estrelasaula estimulante
28/03/2011
Cinco estrelasatividades enriquecedoras para trabalhar coordenação motora. Muuuuuuuito Legal!
03/03/2011
Cinco estrelasnossa muito interessante esta aula,os alunos participam sem perceber
24/03/2010
Cinco estrelasprofessor que bacana os jogos recreativos estava mesmo precisando de jogos legais para animar as crianças se puder mande-me outro sao para crianças de 7 a 10 anos. luz em sua vida.