Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras com música

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Experienciar atividades rítmicas;

Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica;

Estimular a imaginação e a criatividade;

Duração das atividades
3 aulas de 50 min. /total:150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança do jornal

Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.

Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.

Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infrigem as regras.

Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, voces deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!!!!2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.

Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experienciando o rítmo.

Em seguida proponha que eles criem a sequencia.

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança das Cadeiras

undefined

Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.

Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.

A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.

              

Aula 2

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança da Laranja

undefined

Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.

É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: um aparelho de som e cd com a música

Cabeça, ombro, joelho e pé

O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.

Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.

Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Letra da música:

“Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé

Olhos, orelha, boca e nariz

Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé.”

Aula 3

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades

Material: nenhum

Mamãe da rua musical

O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.

Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.

Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.

Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar junto aos alunos se compreendram que a interação música, movimento, rítmo levam a contrução da dança, ou de movimentos rítmicos.

Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma sequencia rítmica de forma prazeirosa?

Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 25 classificações

  • Cinco estrelas 15/25 - 60%
  • Quatro estrelas 9/25 - 36%
  • Três estrelas 1/25 - 4%
  • Duas estrelas 0/25 - 0%
  • Uma estrela 0/25 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Argina Miranda, Cras , Pernambuco - disse:
    arginacruz@hotmail.com

    02/12/2014

    Quatro estrelas

    Maravilhosa as brincadeiras! Amei!


  • vaneique, particular , São Paulo - disse:
    vaneiqueda@bol.com.br

    28/09/2014

    Cinco estrelas

    Amei as brincadeiras.


  • carlos, leo heck , Pará - disse:
    carlosestudante@hotmail.com

    25/09/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito


  • Edite Nogueira, Edite Nogueira , Minas Gerais - disse:
    editenogueira2@hotmail.com

    30/07/2014

    Cinco estrelas

    São ótimas as brincadeiras, é o que eu preciso. valeu!


  • Luana Candelorio, Escola Estadual Amancio Moro , Paraná - disse:
    luanacandelorio@hotmail.com

    03/06/2014

    Quatro estrelas

    Nossa ,essas idéias me ajudaram muiiito agradeço de coração .


  • Daiane Andrade, CMEI ESTER WOLLER BOROWISKI , Paraná - disse:
    daiamari22@hotmail.com

    22/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da dança de jornais.


  • Johnanna, Professora de Musicalização , São Paulo - disse:
    miep99@hotmail.com

    23/09/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns pelas dicas , a gente em nossa àrea precisa sempre estar inovando Obrigada!!


  • Arlete Morais Lazzaretti, CEIM Maria Lunedo Batistela , Santa Catarina - disse:
    arletemoraislazzaretti@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula e me fez lembrar das brincadeiras antigas, e que nossos filhos não conhecem. Atividades muito legal e criativas.


  • Mario Bastos, jardim Escola Oficica do Saber , Rio de Janeiro - disse:
    planetmix@ibest.com.br

    02/12/2012

    Cinco estrelas

    Excelentes sugestões! Como disse a colega, anteriormente, algumas vezes falta criatividade para as aulas de musicalização. Creio que essas dicas vão ser muito úteis. Algumas brincadeiras fiz no meu tempo de escola, mas já havia esquecido. Obrigado por compartilhar!


  • thacila ingrid, autentico , Paraíba - disse:
    thacila_ingrid@hotmail.com

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    Eu aprendi varias brincadeiras que eu nao sabia que existia . adorei essa aula !!!!


  • |Aline Cristina, E.E.F Jose Fontenele Magalhaes , Ceará - disse:
    krikagirl2006@hotmail.com

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    muito bom...com estas ideias podemos fazer com q as aulas fiquem dinamicas...muito legal parabéns!!!


  • Priscila de Oliveira Alves, Klaxon , São Paulo - disse:
    pri_pjshalon@yahoo.com.br

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Amei, estou dando aula de música para crianças de Educação infantil. E as vezes nossa criatividade acaba, e vc me deu algumas idéias valiosas. Obrigada!


  • Evellin, CES , Rio de Janeiro - disse:
    ejk.2009@hotmail.com

    04/07/2012

    Quatro estrelas

    gostei da brincadeiras, são todos bastantes divertidas


  • thaise alves , pedagoga , São Paulo - disse:
    mayre.crazy@hotmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    nossa muito bom , otima performace e interação com o coletivo e o meio.


  • francisca paula, E. E. Sara Kubitschek , Minas Gerais - disse:
    fpaula@navinet.com.br

    20/05/2012

    Quatro estrelas

    Valeu! Estava procurando idéias. Obrigada. Deus te abençoe.


  • givamarcos, ies- instituto de educação superior , Pernambuco - disse:
    givamarcos@hotmail.com

    08/05/2012

    Quatro estrelas

    suas aulas são muito boas e de facil execução, gostei muito.


  • Renata Santos, variados lugares , São Paulo - disse:
    renatasantosgospel@hotmail.com

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora de iniciação musical p crianças e preciso sempre inovar com brincadeiras e jogos; a criatividade não pode acabar. Gostei bastante, dicas novas são sempre bem-vindas.


  • sandra menezes, PETI:Programa de Erradicação do Trabalho Infantil , Rio Grande do Norte - disse:
    francisandramenezes@hotmail.com

    01/08/2011

    Quatro estrelas

    sou arteducadora do programa citado abaixo e dou oficína de canto e coral.Parabéns achei bem criativo,assim que poder envia outras bricadeiras direcionada a crianças de 7 á 15.muito obrigado!


  • Josemberg, Tutor , Rio Grande do Norte - disse:
    Berg_bone@hotmail.com

    13/07/2011

    Três estrelas

    Acho que brincadeiras desse porte tem mais é que ser trabalhado por nós professores, lembro do tempo que eramos criança, era uma alegria só. Muito obrigado por lembrar e por repassar brincadeiras que já estava sendo esquecidas por muitos.


  • cleonice , MUNICIPAL , Paraná - disse:
    nicebruniera@hotmail.com

    30/06/2011

    Cinco estrelas

    ACHEI OTIMO, POIS TRABALHO COM MUSICALIZAÇÃO E FIQUEI MARAVILJADA. PARABÉNS


  • Raimundo Sousa Brandão, semec , Maranhão - disse:
    brandaorsousa@hotmail.com

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, vou até adaptá-la aos meus alunos. Obrigado meu amigo pela aulas e outras que você tem colocado ou irá ainda colocar.


  • maria paula marques da silva, ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR CHAGAS RODRIGUES , Piauí - disse:
    mariapaulamax@yahoo.com.br

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    aula estimulante


  • Renata Ferreirra de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de POTE , Minas Gerais - disse:
    renata.ferreiradesousa@gmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    atividades enriquecedoras para trabalhar coordenação motora. Muuuuuuuito Legal!


  • darlany, escola municipal sao geraldo , Minas Gerais - disse:
    darlanycoimbra@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    nossa muito interessante esta aula,os alunos participam sem perceber


  • geruzia, escola menino deus , Ceará - disse:
    geruzia26@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    professor que bacana os jogos recreativos estava mesmo precisando de jogos legais para animar as crianças se puder mande-me outro sao para crianças de 7 a 10 anos. luz em sua vida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.