Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capoeira: uma luta ou uma dança?

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar a capoeira para os alunos e propor uma pesquisa sobre a origem da dança, história da capoeira, as músicas, os mestres, os grupos da atualidade, etc.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à capoeira, se ela é uma luta ou uma dança?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/sugestoes.gif Caso seja possível, leve um berimbau, agogô, vaqueta, pandeiro e o caxixi.

Questione seus alunos quanto ao funcionamento dos instrumentos, se eles conhecem alguma música.

Para contextualizar a discussão o professor pode utilizar o vídeo: Maré Capoeira.

 Mare capoeira


Agora apresente aos seus alunos algumas músicas:

 CORDÃO DE OURO É BESOURO MANGANGA (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/besouro-manganga.asp?id=6

ROÇA DO LOBO (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/roca-do-lobo.asp?id=6

CHORA CAPOEIRA (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/chora-capoeira.asp?id=6

ANTIGAMENTE (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/antigamente.asp?id=6

SAMBA DE RODA – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/samba-de-roda.asp?id=6

 

Atenção professor! Chame a atenção dos seus alunos para os ritmos da capoeira, as diferenças entre as músicas e os significados das letras. Conheça um pouco mais sobre essas variações musicais em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2057&action=geral

 

Aula 02: É hora da pesquisa!
A capoeira é a única luta que é legitimamente brasileira. Entretanto há muito ainda por saber sobre essa arte. Sendo assim, divida a turma em pequenos grupos para pesquisar sobre os seguintes temas: história da capoeira, capoeira de angola, capoeira regional, grandes mestres da capoeira, instrumentos, músicas, maculelê, danças, etc;

Para realizar a atividade sugerimos alguns sites em “Recursos Complementares” que podem auxiliar os alunos durante a pesquisa.

O resultado da pesquisa deve ser divulgado em um blog. No blog os alunos poderão inserir vídeos, imagens, áudios e textos. Abusem da criatividade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/sugestoes.gif http://www.blogger.com/home Caso os alunos tenham dificuldades para criar o blog, podem utilizar o tutorial disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Além de pesquisar sobre os temas sugeridos os alunos deverão identificar se na comunidade e/ou região onde moram é praticada a capoeira, qual o nome do grupo, se é capoeira regional ou de angola, há quanto tempo existe o grupo, etc.

Sugestão de Atividade:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/ava_04.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo
Recursos Complementares
http://www.portalcapoeira.com/ http://www.capoeiradobrasil.com.br/ http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2051∾tion=geral – Histórico da capoeira http://www.abadacapoeira.com.br/ http://www.brasilcapoeira.ch/sites/musicas.htm#batendo músicas de capoeira http://www.capoeiradobrasil.com.br/confederacao.htm
Avaliação
Professor defina junto com a turma as competências e habilidades a serem desenvolvidas nessa atividade. Incentive a troca de idéias, discussão no grupo, respeito entre os colegas, respeitar as opiniões, desenvolver o senso crítico, a escrita colaborativa, a organização das atividades, articulação das idéias, cumprir prazos e etapas estipuladas, etc. Verifique em Estratégias da aula uma sugestão de formulário de avaliação a ser preenchido junto com a turma.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • edenilson, grupo luanda , Paraná - disse:
    edenilson68@live.com

    20/11/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito, pretendo implantar um projeto junto a prefeitura da minha cidade, sou aluno formado do grupo luanda, dou aulas na cidade de palmeira, se for possivel vou utilizar algumas coisas da sua aula. Valeu e obrigado, um salve a vcs.


  • Lira Dutra, DONA ARZILIA MOTA EEF , Ceará - disse:
    liradutra@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sugerida está muito bem planejada. A partir da capoeira podemos trabalhar varias temáticas como: História do Brasil, musicas, noção espacial do aluno/a, língua portuguesa e a própria dança. Terei o prazer de utilizar a aula sugerida. Parabéns Lira Dutra www.liradutra.blogspot.com


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.