19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Aula 01: Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à capoeira, se ela é uma luta ou uma dança?
Caso seja possível, leve um berimbau, agogô, vaqueta, pandeiro e o caxixi.
Questione seus alunos quanto ao funcionamento dos instrumentos, se eles conhecem alguma música.
Para contextualizar a discussão o professor pode utilizar o vídeo: Maré Capoeira.
Agora apresente aos seus alunos algumas músicas:
CORDÃO DE OURO É BESOURO MANGANGA (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/besouro-manganga.asp?id=6
ROÇA DO LOBO (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/roca-do-lobo.asp?id=6
CHORA CAPOEIRA (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/chora-capoeira.asp?id=6
ANTIGAMENTE (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/antigamente.asp?id=6
SAMBA DE RODA – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/samba-de-roda.asp?id=6
Atenção professor! Chame a atenção dos seus alunos para os ritmos da capoeira, as diferenças entre as músicas e os significados das letras. Conheça um pouco mais sobre essas variações musicais em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2057&action=geral
Aula 02: É hora da pesquisa!
A capoeira é a única luta que é legitimamente brasileira. Entretanto há muito ainda por saber sobre essa arte. Sendo assim, divida a turma em pequenos grupos para pesquisar sobre os seguintes temas: história da capoeira, capoeira de angola, capoeira regional, grandes mestres da capoeira, instrumentos, músicas, maculelê, danças, etc;
Para realizar a atividade sugerimos alguns sites em “Recursos Complementares” que podem auxiliar os alunos durante a pesquisa.
O resultado da pesquisa deve ser divulgado em um blog. No blog os alunos poderão inserir vídeos, imagens, áudios e textos. Abusem da criatividade.
http://www.blogger.com/home Caso os alunos tenham dificuldades para criar o blog, podem utilizar o tutorial disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Além de pesquisar sobre os temas sugeridos os alunos deverão identificar se na comunidade e/ou região onde moram é praticada a capoeira, qual o nome do grupo, se é capoeira regional ou de angola, há quanto tempo existe o grupo, etc.
Sugestão de Atividade:
Nome | Tipo |
---|---|
Mare capoeira | Vídeo |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2012
Quatro estrelasgostei muito, pretendo implantar um projeto junto a prefeitura da minha cidade, sou aluno formado do grupo luanda, dou aulas na cidade de palmeira, se for possivel vou utilizar algumas coisas da sua aula. Valeu e obrigado, um salve a vcs.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sugerida está muito bem planejada. A partir da capoeira podemos trabalhar varias temáticas como: História do Brasil, musicas, noção espacial do aluno/a, língua portuguesa e a própria dança. Terei o prazer de utilizar a aula sugerida. Parabéns Lira Dutra www.liradutra.blogspot.com