Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música e Imagem na construção do Conto

 

09/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá:


Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais.

Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens.

Produzir textos individuais orais e escritos.

Mostrar diferentes formas de expressão artísticas, como as artes plásticas, a música e a literatura.

Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e da observação.

Explorar o conhecimento de mundo dos alunos.

Ser capaz de interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um conto.

Refletir sobre a forma textual, reconhecendo-a como fruto de trabalho com a linguagem.

Duração das atividades
7 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter:

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

É preciso que os alunos conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.

Você pode acessar outra aula de minha autoria que trata em específico desse conteúdo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514

É importante que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para utilização.

É necessário que os alunos conheçam a estrutura e como elaborar resenhas. Maiores informações, acesse outra aula de minha autoria, que trata desse conteúdo  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7482.

Estratégias e recursos da aula
                                                                          

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Comece as aulas, perguntando aos alunos se eles conhecem algum conto.

Certamente, mencionarão os contos de fadas lidos na infância.

http://sol.sapo.pt/photos/anatarouca/images/143085/375x375.aspx [Acesso em 08/12/2009]

Pergunte aos alunos por que esse contos são conhecidos como “Contos de Fadas”.

Contos de fadas


Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas [Acesso em 08/12/2009]

Apresente à turma as outras modalidades de contos:

Contos Maravilhosos

Os contos maravilhosos têm origem oriental, e diferentemente dos contos de fadas, lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. Por exemplo: "Ali Babá e os 40 Ladrões", "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa" e "Simbad, o Marujo".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_maravilhosos [Acesso em 08/12/2009]

Contos Fantásticos

Referem-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_fant%C3%A1stica [Acesso m 08/12/2009]

Há também os Contos de Humor, Contos de Mistério, Contos de Terror, Contos Policiais, e ainda:

Contos Realistas

Nos contos realistas, os acontecimentos se organizam numa ordem lógica de causa e conseqüência, sem grandes rupturas, no máximo uma volta ao passado, e estão vazados, quase sempre, numa linguagem padrão ou coloquial, com alguns regionalismos.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=291052 [Acesso em 08/12/2009]

Contos Psicológicos

São centrados no discurso das personagens.

http://www.facos.edu .br/projetos/letras/en siqlopedia/arquivos/ ensiqlopedia4/genero .htm [Acess                                                                           

Professor, pergunte ao alunos:

O que eles entendem com o “Conto”?

Apresente para os alunos a definição e as características desse gênero textual.

O CONTO

O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm [Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Leve os alunos à biblioteca da escola e peça que procurem contos para lerem. Após a leitura, peça que eles escrevam uma resenha do conto lido. 

Faça a troca de resenhas entre os colegas e peça que além de lerem a resenha alheia, que nos textos elaborados.

Destroque-os e promova a retextualização. Feito isso, coloque em exposição nos murais da escola as resenhas dos contos lidos, como uma forma de indicação de leitura para os outros alunos da escola.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Para iniciar as aulas, coloque uma música para os alunos ouvirem.

. Peça que ao ouvirem, imaginem o que estaria acontecendo, quem participaria desta ação, onde tudo poderia acontecer, em que momento.

Eis a música que será ouvida:

http://www.youtube.com/watch?v=DC8oFe5bkeY [Acesso em 08/12/2009]

http://rosventura.blogspot.com/2009_03_01_archive.html [Imagem acessada em 06/12/2009]

Depois, ouça e registre no quadro de giz, o que os alunos apontaram ou identificaram na música.

Conte a eles que essa música é uma composição de um grande brasileiro: Heitor Villa Lobos.

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2003/capa227.html [Acesso em 08/12/2009]

Professor,

Apresente um breve relato da biografia desse maestro que conseguiu elevar a música brasileira a um lugar de grande destaque mundial.

http://www.nswq.com.au/index.php?page=music_americas [Acesso em 08/12/2009]

Villa Lobos nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de maio do ano de 1887. Era maestro e compositor, recebeu uma boa orientação musical quando era criança. No ano de 1915 Villa Lobos começou sua vida profi ssional como instrumentista, contava já com 19 anos quando fez suas primeiras co mposiçoes. Em 1922 p articipou da semana d e arte realizada em São Paulo; no ano de 192 3 Villa Lobos viajou para a Europa e só voltou ao Brasil no ano de 1929. Muitas orquestras foram dirigidas por ele. Escrevendo várias composições, organizou coral de 12.000 vozes em São Paulo no ano de 1931 - o acontecimento foi de grande importância na América do Sul; fez várias viagens pelo mundo dirigindo com entusiasmo suas composições como compositor, fundou o folclore no Brasil, recebeu grande incentivo de Bach Debussh e Stravinski; Villa Lobos viajou várias vezes p o em 08/1/2009]

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1465.html [Acess em 08/12/2009]

Professor,

Aproveite esse momento e mostre aos alunos outras composições desse maestro de grande renome internacional. Eis as sugestões:

http://www.tvcultura.com.br/villa-lobos/playlists. Músicas infantis [Acesso em 06/12/2009]

http://www.tvcultura.com.br/villa-lobos/playlists/5537 Grandes clássicos [Acesso em 06/12/2009]

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

 Professor,

Ouça com os alunos mais uma vez a música “Trenzinho Caipira”.

Retome os registros da aula anterior quanto aos elementos da narrativas enumerados pela turma.

Ao identificarem e imaginarem a ação e os outros elementos da narrativa, apresente a eles um mapa de alguma localidade. Sugiro o trabalho com mapas que retratem algum lugar pitoresco do Brasil, tais como a Estrada Real, localizada em grande parte no estado de Minas Gerais.

http://casal20.wordpress.com/2009/07/16/estrada-real-mg/ [Acesso em 06/12/2009]

http://anavizeu.wordpress.com/ [Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Pergunte aos alunos se há relação da imagem apresentada – mapa da Estrada Real – com a música ouvida.

Estabelecida esta relação, pergunte se poderia ser feita uma história a partir disto? Seria uma viagem? De ida? Para onde? Por quê? De volta? De onde? Por quê? Que tipo de final essa história poderia ter? Feliz? Surpreendente? Terrível? Assustador?

Peça para os alunos, então, criarem uma história, utilizando a imagem apresentada com a música “ Trenzinho caipira” de Villa Lobos.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Entregue os textos elaborados pelos alunos já com as indicações de correção indicadas por você. Assim, você poderá avaliar e verificar progressos na produção textual de seus alunos.

Peça que os alunos, com os textos em mãos, analisem se estes podem ser considerados contos. Peça que justifiquem suas análises, utilizando as características já estudadas deste gênero textual.

Após a análise e os possíveis ajustes e adaptações, peça que os alunos classifiquem o conto produzido, dentro da grade de modalidades apresentada na primeira aula dessa sequência didática.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Você pode fazer o registro dos contos criados pelos alunos de várias formas:

1. Peça para os alunos gravarem a lei tura dos contos elabo rados, tendo como fund o musical, a música de Villa Lobos.

2. Os alunos podem fazer um vídeo, contendo a imagem da Estrada Real com a música de Villa Lobos como trilha sonora  e a leitura do conto elaborado.

3. A turma pode criar um blog “Conto.com”, com os contos criados. [Acesse a aula publicada no Portal do Professor -

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804 - para saber como fazer um blog]

4. Os contos podem ser digitados e ilustrados pelos alunos e depois se transformar em um livro de contos, com direito a um momento de autógrafos dos autores, convidando toda a comunidade escolar para participar.
5.Os contos podem ser gravados, juntamente com o fundo musical e ser transformado em um e-book e fazer um trabalho social de divulgação da literatura para todos e em especial para portadores de necessidades especiais e pessoas que não tiveram acesso à leitura.

Peça para os alunos escolherem a melhor forma de divulgar os contos criados. Deixe que eles escolham um item ou quem sabe, todos?! Afinal, qualquer item selecionado valorizará a produção textual dos alunos, não acha?

Recursos Complementares
Avaliação

Professor,

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens e de ouvir uma música para produzir um texto. Esta proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto,  observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala.

Avalie, ainda, se eles conseguiram estabelecer a devida relação entre a música e as imagens apresentadas, inferindo informações implícitas em ambos os meios de expressão da linguagem.

No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto a capacidade de produção escrita, competência para organização e desenvolvimento dos elementos textuais do conto, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.