Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LITEROBLOG: a criação de um blog literário em sala de aula

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, ao final desta proposta de aulas, deverá ser capaz de:

- manusear as ferramentas tecnológicas necessárias para a produção de um blog da sala, em que todos os processos ficarão a cargo dos alunos;


- aprender a importância de se respeitar os direitos autorais, levando em consideração o fato de que publicações feitas no blog só poderão ser provenientes de sites de domínio público;


- tornar-se mais criterioso quanto à seleção dos conteúdos postados no blog (entrevistas, textos literários, textos criados por eles mesmos durantes as aulas) e a escolha da linguagem adequada ao público-alvo;


- melhorar a comunicação e a expressão a partir de criações escritas dos alunos e de postagens de textos literários consagrados, escolhidos a critério dos alunos, com o suporte do professor;


- associar o uso de recursos tecnológicos, geralmente, ligados ao lúdico, como a criação de um blog, à produção do conhecimento;


- entender como se processa a produção de um miniconto;


- interagir com outras turmas e desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita de determinados gêneros.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para utilização. Além disso, eles precisam entender o que é um blog, quais as suas funções e conhecer as ferramentas básicas que ele oferece.


É também preciso que os alunos tenham uma base sobre o gênero textual Conto, para que a partir desse conceito se torne mais fácil entender a estrutura do miniconto. Algumas informações sobre Conto podem ser encontradas no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6644 - acessado em 15/09/09.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA


Professor, a proposta desta sequência de aulas é a de criar um blog da turma em que os alunos possam postar todas as suas produções relevantes em sala de aula, assim como fotos tiradas durante o processo de produção, para manter um registro criado pelos próprios alunos das atividades que fizeram. Além da produção particular de cada um, o blog será destinado para que eles postem e compartilhem textos literários, nomes ou resenhas de livros que tenham lido e gostado, sinopses de filme, charges, tirinhas e outros recursos interessantes. Portanto, professor, note que essa sequência de aulas dará apenas o suporte até a criação do blog, mas ele poderá ser utilizado no decorrer do ano letivo e se tornará um arquivo da produção de seus alunos.

Para iniciar a proposta, é importante que se tenha alguma produção feita em sala. É sugerido que seja trabalhado o gênero, ainda não reconhecido pela Teoria Literária, Miniconto. Sugere-se esse tema para produção devido à sua concisão, típica da era da informação em que estamos vivendo. Os resultados produzidos serão introduzidos no blog.

Inicie explicando aos alunos que miniconto, microconto ou manoconto é uma espécie de conto muito pequeno, com algumas características bem específicas. Eles precisam entender que suas características são diferentes das de um conto pequeno, já que no miniconto mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.


É estabelecido que o verdadeiro miniconto deve conter no máximo 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação). Essa preocupação com o tamanho evidencia a busca por leituras que possam ser feitas num curto espaço de tempo, na correria do trânsito, ou entre uma reunião e outra. Por isso acredita-se que esse é um formato literário que tem tudo para dar certo na atual conjuntura social em que vivemos.


Portanto, as principais características do Miniconto são:


- a concisão (em média 150 caracteres);
- constrói um retrato de pedaços da vida;
- fica a cargo do leitor a construção do significado final;
- possui personagens;

Agora que os alunos já conhecem a estrutura do miniconto, mostre alguns exemplos para eles:

Ernestt Hemingway: “Vendem-se: sapatos de bebê, sem uso”.


Augusto Monterroso: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.


Cíntia Moscovich: “Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás”.


Juan José Arreola: “A mulher que amei se transformou em fantasma. Eu sou o lugar das aparições”.


Dalton Trevisan: “A velha insônia tossiu às três da manhã.”


Leonardo Brasiliense: “E os pais na sala, assistindo a um documentário sobre os dramas da adolescência”.


Os minicontos, portanto, são frases de efeito, que embora pequenas, podem carregar uma carga muito forte, filosófica ou sentimental. Oriente os alunos a dar atenção aos detalhes apresentados.


Aproveite para reforçar com eles os conceitos de protagonista (o personagem mais importante) e antagonista (personagem que se opõe à principal). Além disso, fale dos demais elementos da narrativa, o foco narrativo, o enredo, o tempo, o espaço, que são fundamentais para a construção de uma narrativa, mesmo tão curta como é a proposta do miniconto.


No link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7333/1/Elementos-da-Narrativa-Video-Aula/Paacutegina1.html - (acesso em 15/10/09) - há uma análise interessante que a juda a reforçar com os alunos alguns desses elementos.

2ª A ULA


Profe ssor, a segunda aula é destinada à produçã o de um miniconto. Deixe claro que embora o miniconto precise ser pequeno, nessa produção não haverá a exigência de que ele não ultrapasse os 150 caracteres.


Assim que terminarem de escrever, cada aluno deverá apresentar o seu miniconto. Oriente-os após a leitura, professor, caso haja alguma correção a fazer. Em seguida, promova uma eleição em que sejam escolhidos os 10 melhores minicontos da turma. Esses minicontos serão destinados aos blog a ser feito na próxima aula.


3ª AULA


Esta aula se destina à criação e organização do blog. Caso a sua escola disponha de um laboratório de informática, é interessante que os alunos sejam levados a ele.


Inicialmente, professor, sonde quantos alunos da classe tem acesso à internet em casa e quantos já tem noção de como funciona um blog. Como o processo de criação do blog é auto-explicativo, não haverá grande dificuldade por parte dos alunos de acompanhá-lo.


O primeiro passo é criar uma conta de e-mail em nome da turma e pensar em uma senha coletiva para o blog. Aproveite para trabalhar com os alunos o conceito de sigilo em relação a senha. Em seguida, crie o blog. Sugere-se o site: http://www.blogger.com/home - acesso em 15/09/09. Veja os passos para a abertura do blog:


A TURMA DEVE ESCOLHER UM TÍTULO E UMA SENHA PARA O BLOG

Depois é possível escolher um modelo de blog:

E AGORA SÓ RESTA ACESSAR E CONFIGURAR O BLOG.

A partir dessa etapa, deixe a cargo dos alunos a formatação do site.


Divida-os em quatro equipes e distribua as funções:


- uma equipe fica responsável por preparar o texto de apresentação do blog. Esse texto tem que ser claro e objetivo, contendo informações exatas sobre a que o blog se destinará. Devem falar um pouco sobre a escola e a turma.


- outra equipe pode escolher o layout e as imagens que ficarão na página de apresentação do blog. É interessante que se tenha uma foto da turma para colocar na capa.


- uma outra equipe pode ficar por conta da preparação de uma descrição sobre o primeiro trabalho postado, os dos minicontos, ficando responsável por fazer um breve comentário sobre o que é o miniconto. Ao postar cada miniconto, é pertinente que se escolha uma imagem relacionada para acompanhá-lo. Fica a cargo dessa equipe também o trabalho de seleção das imagens.


- uma última equipe pode buscar textos literários já consagrados, na internet ou em livros, para que sejam postados intercalados à produção dos alunos. Aqui deve-se ter um cuidado muito grande com as referências sobre os textos e os direitos autorais dos mesmos. Os alunos devem ter claro que poderão postar as produções próprias, mas a postagem de obras e outros produtos só podem ser feitas se essas já são de domínio público, ou seja, se estão publicadas em algum site de internet.


- Não se deve perder de vista que o objetivo da criação do blog é de despertar o interesse dos alunos em relação às várias modalidades de texto, incentivando-os, inclusive a produzir seus próprios textos. O blog tem um sistema que permite que os seus leitores postem comentários sobre o que foi publicado. Portanto, é interessante pedir que os alunos divulguem entre seus familiares o endereço eletrônico para que eles possam acessar e comentar as produções dos colegas.


- É tamb ém imprescindível que em cada trabalho postado seja colocada a fonte original do texto e seu autor. Os alunos precisam compreender a importância de se respeitar os direitos autorais.

- Professor, adote um critério para a postagem de textos literários pelos alunos. Em relação aos trabalhos desenvolvidos por eles mesmos, fica fácil, pois serão postados de acordo com a demanda de produção. Já e m relação aos textos literários consagrados que eles terão o direito de selecionar para postagem, é pertinente estabelecer uma data todo mês, ou de 15 em 15 dias para que os alunos apresentem suas propostas de postagem. É importante que fique claro a eles que todos os textos por eles postados deverão passar antes pelo filtro do professor.


- algo também relevante, professor, é que seja destinado um momento das aulas para que os alunos possam compartilhar as postagens feitas. Isso é positivo para que as postagens não pareçam aleatórias.


- outra sugestão é que o blog sirva também para que os alunos coloquem indicações de livros que leram, incentivando os colegas a ler. Cada aluno pode postar uma resenha mensal ou semanal e, ao fim de cada semestre ou ano letivo (a critério do professor) pode ser eleito o aluno que mais possui postagens de livros no blog. O clima de competição os estimulará a ler mais. Mas é preciso tomar cuidado, professor, com a qualidade das resenhas produzidas, já que a preocupação com o número pode prejudicar o resultado final dos trabalhos.


4ª AULA


A 4ª aula é um momento de revisão, junto com os alunos, do material que foi postado. Ajude-os a fazer uma revisão dos erros de português que possam aparecer. Aproveite este momento para aprofundar a discussão sobre a sistematização de alguns conteúdos gramaticais que ache relevante para aprimorar a escrita dos alunos: pontuação, uso de pronomes, escolha de vocabulário, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, correlação entre os tempos verbais... Sugira modificações e tire as dúvidas que surgirem.


5ª AULA


Agora, após tudo pronto, convide outra turma da escola para conhecer o blog dos seus alunos. É importante que sejam turmas com número de alunos compatível. A proposta é que para cada aluno da turma visitante, haja um aluno que produziu o blog, que será o monitor. Eles deverão sentar em dupla nos microcomputadores e o aluno monitor deve apresentar para o visitante o trabalho já produzido no blog. Após conhecer tudo, o aluno visitante deve postar um comentário sobre o que achou do que viu.


Se a sala de computadores da escola não comportar todos os alunos, pode-se dividir a sala em equipes e desenvolver o mesmo processo. Outra solução é montar os equipamentos em um espaço maior e, com o uso do data-show, apresentar os trabalhos. Essa estratégia possibilita ampliar em muito o tempo/espaço de socialização dos trabalhos.


Você deve ter percebido, professor, que esta sequência de aulas fornece uma proposta que deve ser desenvolvida no dia-a-dia da sala de aula, durante todo o ano letivo. Portanto, fique sempre atento às produções dos seus alunos e aos conteúdos que eles resolvam postar. É importante que haja sempre um novo estímulo para que eles não se sintam desmotivados em relação manutenção do blog.

Para fechar as discussões, professor passe para os alunos um vídeo que fala sobre as influências positivas e negativas da tecnologia na vida humana. Eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=RuDYAjK88bw  [acesso em 15/09/09]. De maneira humorada, esse vídeo pode despertar os alunos para o fato de que, apesar das vantagens que a informatização pode trazer para o homem, ela também traz sérias conseguências, e dever ser utilizada conscientemente.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=RuDYAjK88bw – acesso em 15/10/09 - Vídeo que fala sobre as influências das tecnologias na vida das pessoas.


http://www.blogger.com/home - Para fazer o blog. acesso em 15/10/09.www.portal

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6644 - acesso em 15/09/09. - Aula sobre o gênero Conto.

Avaliação

Professor, esta proposta desenvolvida a longo prazo permite que seja construído um panorama de como está o desenvolvimento do aluno/turma. Através de uma comparação entre as primeiras produções e postagens e as mais recentes, pode-se traçar com exatidão o percurso de desempenho do aluno, quanto à capacidade de produção escrita, a criatividade os recursos utilizados no blog, entre outros. Na proposta de produção do miniconto, em específico, observe a capacidade de produção escrita, a criatividade se o aluno alcançou ou não o efeito esperado. Em termos atitudinais, avalia-se a maturidade e desenvoltura do aluno ao monitorar o colega no momento de apresentação do blog. Durante a formatação do blog analise a capacidade da equipe e de solucionar problemas.

Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar com os alunos as estratégias de desenvolvimento das atividades e o que vai ser priorizado na avaliação. O blog pode servir como um local onde os alunos e você possam postar as considerações sobre avaliação. Aproveite ao máximo as possibilidades de interação com os alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 8/8 - 100%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • schirley cristiane dos santos oliveira rocha, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL , Distrito Federal - disse:
    schirleysantoli@hotmail.com

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Olá! Acredito nas TICs como grande aliada na aprendizagem, já tenho um blog pessoal aproveto para divulgar:http://professoraschirley.blogspot.com Parabens pela atividade proposta irei aplicar ,visto que meus alunos já acessam meu blog e interagem comigo.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    27/04/2011

    Cinco estrelas

    Nossa achei maravilhoso e resolvi desenvolver com meus alunos.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Iseuda, C.E. Jonas Ribeiro , Maranhão - disse:
    iseudalopes@yahoo.com.br

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula. Ela me trouxe várias idéias para trabalhar com meus anos do 8º ano. Obrigada pela proposta e sucesso.


  • Roseli Berti da Silva Moraes, CEL JTO A EE MONSENHOR NORA , São Paulo - disse:
    roselibsm@hotmail.com

    14/12/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo seu trabalho. Vou aproveitar a ideia. Um abraço, Roseli


  • jovania bueno teixeira, EEEFMadre Catarina Lépori , Rio Grande do Sul - disse:
    jovania20092009@hotmail.com

    25/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula , parabéns.


  • clarice, 11ª GRE , Piauí - disse:
    isseprof@hotmail.com

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei belíssima esta ideia ou seja o conteúdo da aula a criação da aula , com certeza os alunos irão dar nota 10 e a participação vai ser total.


  • clarice, 11ª GRE , Piauí - disse:
    isseprof@hotmail.com

    28/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei simplesmente ótimo


  • claudete martins, Escola Priscila maciel de frança , Ceará - disse:
    maclamacunha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito interessante e faz uma abordagem megnífica sobre a construção de blog. Está dentro do contexto exigido na atualidade, inserindo as mídias, o que é uma das exigcias da educação, na sociedade da aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.