Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUIR ÁBACO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a contar até 30; agrupar de dez em dez; contar pelo agrupamento; desenvolver o trabalho junto ao colega.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber contar 10 objetos.

Estratégias e recursos da aula

Os conceitos matemáticos na educação infantil são abordados nos jogos uma linguagem predominante nesse nível da educação da criança. Quantificar e agrupar unidades, é uma das primeiras atividades desenvolvidas para formação do conceito de número.
Neste sentido, o professor deve trabalhar com a relação unidade dezena, construindo um ábaco com cartolina, metade destina-se as unidades, metade destina-se as dezenas, para ser instrumento de trabalho das crianças. As crianças devem ser organizadas em duplas.

Atividade - Contagem e agrupamento

1º momento – O professor ensina as crianças a trabalhar em dupla, uma criança fica com as unidades “U” e a outra fica com as dezenas “D”. A criança U conta as fichas vermelhas e coloca na área das unidades, quando completar dez fichas, a criança D pesca e faz a troca e si reinicia o jogo. Trabalha-se com a quantidade que as crianças conseguem dominar.

2º momento - o professor ensina as crianças a trabalhar com os símbolos, o que fez na prática com o ábaco, faz na escrita. A atividade consiste em agrupar objetos de dez em dez e analisar quantos grupos de dez conseguiu.
Exemplo 2.

3º momento – O professor cria situações para as crianças individualmente revolvê-las por meio do agrupamento dez.

Situação 1

  • As crianças da turma devem organizar as varetas do cantinho do jogo, agrupando de dez em dez, têm 22 varetas. Quantos grupos de dez pode ser formado e quantas varetas sobrarão?

 
Varetas soltas                                                                                                 varetas agrupadas

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Ampliaram o nivel de sua contagem: agrupando  unidades na base dez; fazendo sequencia 1 a até 30;
  • Agrupar e contar de dez em dez;  desenvolver o trabalho junto ao colega.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sandra, Unopar , São Paulo - disse:
    saandrare@hotmail.com

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Eu estou fazendo pedagogia e não sabia o que era ábaco, até por que não sou professora. Sai letrada deste espaço. Muito obrigada pelas explicações e conhecimentos que me passaram aqui.


  • calos, 775558585755 , São Paulo - disse:
    los_roberto@hotmail.com.br

    10/05/2010

    Cinco estrelas

    sua aula é excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.