15/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Saber contar 10 objetos.
Os conceitos matemáticos na educação infantil são abordados nos jogos uma linguagem predominante nesse nível da educação da criança. Quantificar e agrupar unidades, é uma das primeiras atividades desenvolvidas para formação do conceito de número.
Neste sentido, o professor deve trabalhar com a relação unidade dezena, construindo um ábaco com cartolina, metade destina-se as unidades, metade destina-se as dezenas, para ser instrumento de trabalho das crianças. As crianças devem ser organizadas em duplas.
Atividade - Contagem e agrupamento
1º momento – O professor ensina as crianças a trabalhar em dupla, uma criança fica com as unidades “U” e a outra fica com as dezenas “D”. A criança U conta as fichas vermelhas e coloca na área das unidades, quando completar dez fichas, a criança D pesca e faz a troca e si reinicia o jogo. Trabalha-se com a quantidade que as crianças conseguem dominar.
2º momento - o professor ensina as crianças a trabalhar com os símbolos, o que fez na prática com o ábaco, faz na escrita. A atividade consiste em agrupar objetos de dez em dez e analisar quantos grupos de dez conseguiu.
Exemplo 2.
3º momento – O professor cria situações para as crianças individualmente revolvê-las por meio do agrupamento dez.
Situação 1
Varetas soltas varetas agrupadas
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2010
Cinco estrelasEu estou fazendo pedagogia e não sabia o que era ábaco, até por que não sou professora. Sai letrada deste espaço. Muito obrigada pelas explicações e conhecimentos que me passaram aqui.
10/05/2010
Cinco estrelassua aula é excelente