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Gênero: uma diferença cultural entre homens e mulheres

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero;
• Questionar alguns mitos associados ao gênero na escola;
• Desenvolver o respeito pela diferença;
• Questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres;
• Identificar elementos teóricos que comprovam que as relações de gênero são históricas e socialmente construídas;
• Buscar uma maior equidade nas relações de gênero;
• Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres;
• Combater os estereótipos associados aos tipos de comportamento tido masculino e feminino.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

• Aula interativa;
• Utilização de uma sala de aula ampla;
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.

ATIVIDADE 1: A montagem de um quadro generificado
Material necessário:

Canetas e/ou canetinhas;
• Réguas;
• Folhas xerocopiadas com os “papéis” de gênero relacionados com: atitudes, comportamentos e emoções;
• Sala ampla;
• Cartolinas ou papel pardo.


Os objetivos dessa atividade são: introduzir o debate acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres; identificar os valores, tabus e preconceitos com relação aos “papéis” de gênero, prevenindo o sexismo.


O/a professor/a pedirá que a classe divida em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitará que cada grupo monte um cartaz a partir de uma folha xerocopiada com os principais “atributos” ditos masculinos e femininos, esta será entregue pelo(a) professor(a). Dessa forma, a atividade consiste na montagem de um quadro ou tabela, com duas colunas, contento “papéis” mais típicos de homens e de mulheres. Por exemplo:

Quadro - "Atribuições" aos gêneros
MASCULINO FEMININO

Professor/a elencamos algumas sugestões para a elaboração da folha que constará uma relação de “atributos” tidos masculinos e masculinos.
• Responder pela educação dos(as) filhos(as);
• Tomar conta dos filhos;
• Dançar balé;
• Brincar com boneca;
• Ter força física e coragem;
• Ser competitivo;
• Dirigir caminhão;
• Praticar esportes;
• Ocupar cargos executivos;
• Pagar as contas;
• Convidar para sair;
• Cozinhar;
• Trocar a lâmpada;
• Ser policial;
• Usar brincos;
• Ser servido dentro de casa;
• Responsabilidade pela contracepção;
• Iniciativa para o sexo mais seguro;
• Urinar sentado;
• Consertar carros;
• Trabalho braçal;
• Tomar cerveja no bar;
• Virgindade;
• Cuidar da aparência;
• Afetividade;
• Segurança;
• Racionalidade;
• Faltar no trabalho quando os(as) filhos(as) estão doentes;
• Sensibilidade;
• Objetividade.


Depois da construção dos quadros nas cartolinas, cada grupo expõe seu cartaz, explicando porque considera tais atividades/emoções e/ou atributos típicos do gênero que escolheram.


A partir dessa exposição, o/a professor/a poderá questionar os/as alunos/as sobre os aspectos tratados em tal atividade. Para tanto poderá utilizar os seguintes questionamentos:


• Os atributos escolhidos são exclusivos dos gêneros a que foram referidos? O outro gênero pode manifestá-lo?
• O que aconteceria se trocássemos as características específicas de cada gênero? Professor/a esse momento é fundamental para evidenciar e problematizar as relações de gênero.
• Por que esses atributos apontados caracterizam melhor o gênero masculino e o feminino?
• Quais as razões que estão associadas aos atributos masculinos e femininos, que em alguns momentos legitima a superioridade do homem?
• Os atributos apontados são naturais ou culturais? Isto é, as pessoas nascem com elas ou é a sociedade que constrói uma cultura no qual esses atributos são engendrados?
• Comportamentos atribuídos a homens e mulheres podem ser alterados? Em quais situações?
• Já se nasce homem, já se nasce mulher?
• Quais as influências desses atributos em nossa vida cotidiana?
• Os atributos sugeridos aos homens e mulheres interferem na dinâmica de funcionamento das instituições sociais, como a escola?
• Quais os processo s discriminatórios e stão submetidos nas relações individuais e coletiva s entre homens e mulheres?
• Por que aos homens é atribuída a ocupação de cargos executivos e as mulheres as atividades relacionadas ao espaço doméstico? Nesse momento, o/a professor/a poderá questionar e/ou problematizar as outras atribuições que mais foram retratadas pelos/as alunos/as no momento da construção dos cartazes, tais como: virgindade, sensibilidade e cozinhar relacionado à mulher, ao passo que, ao homem: objetividade, racionalidade, força física, coragem dentre outros.

A conclusão dessa atividade deve apontar para a crítica de idéias e atitudes consideradas como naturais, de modo que os/as alunos/as percebam que a cultura é responsável pela construção das relações de gênero. A cultura possibilita a construção de estereótipos que se transformam em preconceitos e precisam ser questionados e combatidos. Exemplos de outras culturas ou uma abordagem histórica ajudam a mostrar que as relações de gênero são construídas culturalmente e, por isso, podem ser questionadas, modificadas e transformadas.

Observação: É possível que em alguns momentos os/as alunos/as respondem que os atributos podem ser associados tanto ao homem como a mulher. As disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Artística e Ciências podem contribuir na qualificação do debate.


Nesse contexto, é possível trabalhar a temática das relações de gênero (inter)relacionando várias áreas do saber, tais como:


• Em Língua Portuguesa e Literatura, as relações de gênero podem ser percebidas por meio da análise de personagens de textos literários e da descrição de suas características. Também é interessante discutir as próprias regras do idioma, que estabelecem, por exemplo, que o plural no masculino inclui as mulheres, mas o plural no feminino exclui os homens.
• É possível trabalhar as discriminações em Educação Artística, uma vez que os atributos relacionados à sensibilidade artística costumam ser associados ao feminino. No caso de dança (balé, especialmente), a discriminação dos meninos que se interessam por sua prática é muito evidente e merece ser debatida. Pode-se abordar, também, a conotação pejorativa que as mulheres tiveram até recentemente quando assumiam uma carreira artística. Eram vistas como prostitutas, sendo rejeitadas por suas famílias, enfrentando uma discriminação muito maior do que a imposta aos homens.
• Em Geografia, podem-se incluir as perspectivas de gênero no estudo dos movimentos migratórios, analisando os efeitos das migrações em arranjos familiares, ocupações profissionais e de espaços.
• E, ainda, em um projeto conjunto, um possível tema de estudo para História e Geografia é a história das mulheres, suas lutas pela conquista de direitos e as enormes diferenças que podem ser encontradas ainda hoje nas diversas partes do globo.
• Em Educação Física também podem persistir antigos estereótipos ligados ao gênero, como a separação rígida entre práticas esportivas e de lazer dirigidas a meninos e a meninas. O professor pode intervir para garantir as mesmas oportunidades de participação a ambos os sexos, ao mesmo tempo em que, respeita os interesses existentes entre seus alunos e alunas.


(Sugestões interdisciplinares retiradas e adaptadas do texto de Yara Sayão e Silvio Duarte Bock, 2002), disponível em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7&cd_area_atv=2

ATIVIDADE 2: Para entender: Leitura e compreensão do texto

Material: Cópias do texto básico ou trechos selecionados pelo professor.
O objetivo dess a atividade será dar el ementos teóricos que l egitimem que as relações de gênero são históricas e socialmente construídas, por meio de relações com as trajetórias profissionais de homens e mulheres.

Nesse momento, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as formem grupos de 3 ou 4 estudantes. Sugerimos que o/a professor/a disponibilize um texto básico ou escolha trechos do trabalho sobre a configuração das relações de gênero na sociedade e na escola. Então, cada grupo receberá o texto “Definições /relações de gênero”, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7

Peça para que, após a leitura, o grupo selecione um trecho que achou importante, bacana ou esclarecedor sobre a temática. Na sequência, cada grupo apresenta seu trecho, seguido de comentários gerais sobre ele, mesmo que um grupo tenha escolhido o mesmo trecho do texto.

ATIVIDADE 3: Como finalização das aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o vídeo intitulado “Menino Menina – Projeto Bem me quer” (Figura 1), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM

                       Figura 1: Cenas do vídeo "Menino Menina - Projeto Bem-Me-Quer".

                              Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM

• Este vídeo faz parte de uma coletânea, do Projeto Bem me Quer, intitulada “Todo tipo de gente”, esta refere-se a uma produção independente do INDICA, realizada com a participação de crianças e de jovens em situação de risco, de cegos, de portadores de Sindrome de Down e de cadeirantes. É composta por diversos vídeos, com duração média de 15 minutos, acompanhados de trilha sonora original. Os vídeos abordam os temas raça/etnia, gênero, orientação sexual, regionalismo, religião, deficiências e classe social; e adotam como metodologia técnicas circenses, palhaços, mamulengos, dança, música e teatro. As letras das músicas que acompanham os vídeos são um incentivo à reflexão sobre a diversidade e podem ser utilizadas por educadores em atividades dentro e fora de sala de aula.

Fonte: Site do Projeto Bem me Quer:
http://www.projetobemmequer.org.br/


Após o término do vídeo, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas a aceitarem as diferentes manifestações de masculinidades e feminilidades no contexto social.

Recursos Complementares

Para saber mais:

ECOS: Comunicação em Sexualidadehttp://www.ecos.org.br. Site de informações, produtos, jornais, vídeos sobre os temas da sexualidade e gênero entre jovens, também voltado para educadores/as e a profissionais que lidam com a temática em estudo.

EducarRede – http://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.

Unidade na diversidade: tudo começa na escola - www.unidadediversidade.org.br – oferece artigos, imagens e práticas educacionais sobre diversidade de gênero e raça.

Projeto Bem-Me-Quer: http://www.projetobemmequer.org.br/

Curta-metragem: A boneca na mochila – Tem por tema a sexualidade na infância e adolescência, com destaque especial aos medos e fantasias que permeiam a questão da homossexualidade. Indicado para educadores. Produtora: Ecos. Direção: Reinaldo Bianco. Descrição do filme e forma de adquiri-lo acesso: http://www.ecos.org.br/videos/boneca.asp.

• Seleção de algumas aulas relacionadas com tal temática e publicadas no portal do professor MEC:

* Respeito às diferenças na escola: Diferentes, mas não desiguais;
* Explorando o filme Shrek 1: representações do masculino e do feminino
* Rompendo as tradicionais fronteiras entre masculinidades e feminilidades
* Feminino? Masculino? Que pergunta é essa?
* VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
* Diferentes, mas não desiguais

• BIAGIO, Rita de. Meninas de azul, meninos de rosa. Revista da Criança/MEC. São Paulo: SP, 2005, p.33-37. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf/revcrian40.pdf

Avaliação

A avaliação deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, é importante nessa avaliação retomar os objetivos das atividades propostas.
Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor durante o processo avaliativo:
• Participação efetiva nas discussões e reflexões acerca do vídeo;
• Colaboração durante o trabalho em grupo;
• Participação na atividade “Leitura e compreensão do texto”, colaboração com o grupo;
• Envolvimento nas atividades necessárias;
• Auto-avaliação com seriedade no tratamento das questões abordadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Alexandra, UNB , Distrito Federal - disse:
    alexandrahelenamelo@gmail.com

    28/11/2013

    Cinco estrelas

    É fundamental que se discuta esse tema para que se extinguam os resquícios de machismo em nossa sociedade.


  • Maria Aparecida, EEFM POETA PATATIVA DO ASSARÉ , Ceará - disse:
    cidamal29@hotmail.com

    29/12/2010

    Cinco estrelas

    essa questão deve ser amplamente discutida em sala de aula para se tentar tornar essa sociedade mais justa apartir da igualdade de sexos. Parabens.


  • Josiane Leite Minas Novas , AGÊNCIA FORMADORA - CEFAPRO DE CUIABÁ , Mato Grosso - disse:
    josiane.leiteminas@gmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, muito bom, esta aula da noção de como a diferença de gênero deve ser tratada.


  • Lucineide Ferreira dos Santos, ROSANA SUELI FUNARI PROFA , São Paulo - disse:
    luci_super@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Proposta bem bacana e poderá ser trabalhado em diversas modalidades de ensino! Parabéns!


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