14/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Cantar as músicas propostas;
Familiarizar-se com o modo menor;
Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança;
Realizar os passos da ciranda;
Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamento da atividade;
Tocar, em instrumentos de percussão, um novo ritmo característico do bumbo na ciranda.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal;
Execução do ritmo característico do bumbo na ciranda;
Internalização dos passos da ciranda.
Atividade 1
Apresente aos alunos a terceira ciranda a ser trabalhada: “Casa de Farinha” (autor desconhecido) e inicie um rápido processo de memorização. Como tonalidades adequadas à extensão vocal infantil, sugerimos Dó Menor ou Ré Menor e, para a realização do acompanhamento, instrumentos harmônicos como teclado, violão ou acordeon.
“Casa de Farinha”
(autor desconhecido)
Mandei fazer uma casa de farinha
Bem maneirinha que o vento possa levar
Oi passa sol, passa chuva, oi passa vento
Só não passa o movimento
Do cirandeiro a rodar
Achei bom, bonito
Meu amor brincar
Ciranda maneira
Vem cá, cirandeira
Vem cá balançar!
Propomos, para esse momento, a realização de algumas dinâmicas:
1) Leia, com a turma, o texto da música. Em um segundo momento, divida a turma em grupos que serão responsáveis por ler as partes separadamente (um grupo lê a primeira parte – até a palavra “rodar” e o outro lê a segunda – da palavra “achei” a “balançar”; depois faça a troca). Como terceira atividade, selecione algumas palavras isoladas e faça uma rápida “gincana de palavras” – o grupo que ler mais palavras acumula mais pontos.
Observação:
Lembre-se de que a leitura do texto da música é importante pelo fato dos alunos estarem em processo de alfabetização. No entanto, sugerimos que a atividade de leitura e suas variações sejam realizadas em um curto espaço de tempo, pois o foco do momento de memorização deve ser musical.
Cabe lembrar que a ênfase nessa atividade não se faz tão necessária caso a aula seja destinada a alunos já alfabetizados.
2) Cante a música com a turma. Divida a turma em dois grupos; cada um cantará uma das estrofes (A e B). Faça a troca posteriormente.
3) Proponha acompanhamento de palmas, marcando a pulsação. Em um segundo momento, peça aos alunos que batam palmas segundo a “levada” do bumbo, na ciranda, e como uma terceira atividade, peça que batam palmas de acordo com o ritmo da melodia. Como desafio, sugira que um grupo marque a pulsação com palmas, e o outro bata, nas pernas, o ritmo da melodia.
4) Sugira variações no andamento e na tonalidade, e levante questões sobre as diferenças entre as execuções.
Observação:
1) A harmonização é simples, variando entre o primeiro e o quarto graus menores e a dominante. No caso da tonalidade escolhida ser Dó Menor, os acordes são: Cm (primeiro grau menor), Fm (quarto grau menor) e G7 (dominante). Em Ré Menor, temos: Dm (primeiro grau menor), Gm (quarto grau menor) e A7 (dominante).
2) Vale lembrar que são muitas as versões para essa ciranda, como consequência da transmissão oral dessas manifestações culturais populares. Há indicações na internet de que a primeira parte constitui uma ciranda, e a segunda parte constitui outra.
Ver:
http://www.jangadabrasil.com.br/pdfs/Ciranda%20Praieira.pdf
Colocamos também uma outra transcrição:
Atividade 2
Organize a turma em roda e faça a dança da ciranda, ao mesmo tempo em que os alunos cantam as três músicas aprendidas até então: “Frevo e Ciranda”, “Mamãe Oxum” e “Casa de Farinha”. Sugerimos que faça o acompanhamento em um instrumento harmônico por causa da mudança de tonalidade - “Frevo e Ciranda” em Fá Menor e “Mamãe Oxum” em Dó Menor.
Veja a aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13671
Selecione alguns alunos para os instrumentos de percussão graves, que farão a marcação do bumbo na ciranda, já apresentada em aulas anteriores (em um compasso quaternário, marcar apenas o 1º tempo, os tempos restantes permanecem em silêncio - pausa). Faça a troca até que todos os alunos passem pelos instrumentos de percussão.
Atividade 3
Com a turma ainda em roda, distribua instrumentos de percussão para os alunos. Sugerimos a utilização de clavas, caxixis, pandeiros, coquinhos , além dos instrumentos graves de percussão citados anteriormente (atabaque, surdo, cajón, etc.). Caso não haja essa possibilidade, incorpore sons corporais (palmas graves e agudas, pés batendo no chão, mãos batendo no peito).
Relembre com os alunos a marcação do bumbo aprendida até então – ao mesmo tempo em que cantam as três cirandas, tocam seus instrumentos. Após algumas execuções, proponha uma nova marcação para a percussão: os instrumentos deverão marcar os quatro tempos do compasso quaternário, sendo o primeiro articulado de modo mais “forte” que os tempos “2”, “3” e “4”.
Muitos materiais de oficinas de percussão fazem referência a essa marcação do bumbo na ciranda. No entanto, o primeiro tempo é articulado de maneira “solta” no instrumento, e os demais tempos, “presos” – o que faz a diferença no som é a forma da baqueta tocar a pele do instrumento, no caso de um surdo. Não há indicação de “forte” e “fraco”, como sugerimos. Optamos por essa indicação para facilitar a compreensão dos alunos, assim como preferimos simplificar a “levada” em aulas anteriores por se tratar de uma turma de crianças pequenas.
Faça um rodízio entre os instrumentos e, assim que a nova “levada” estiver internalizada, proponha novamente a formação da roda de ciranda – alguns alunos dançam e cantam as três cirandas, outros tocam os instrumentos graves de percussão. Sugerimos variações de andamento a cada realização.
Recursos da aula
Sugerimos a utilização de instrumentos harmônicos (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (surdo, atabaque, cajón, clava, caxixi, pandeiro, coco) para a realização das atividades propostas.
Sobre o gênero ciranda
Ritmo da ciranda no pandeiro
http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related
Dança e “levada” do tarol na ciranda
O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos cantaram as músicas propostas, realizaram os passos da dança e tocaram nos instrumentos de percussão as duas “levadas” do bumbo na ciranda.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/04/2014
Cinco estrelasMuito bom o planejamento.