20/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Identificar os usos que se faz de papéis e derivados.
Identificar o impacto que o uso indevido destes objetos causa na natureza.
Refletir sobre ações individuais que proporcionem redução destes resíduos na natureza (reutilização e reciclagem).
Conhecer os impactos que o lixo causa na natureza e na vida das pessoas.
Segundo Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Essa frase tão conhecida pode abrir a aula. Pergunte aos alunos de onde vem o papel do caderno e dos livros que eles tem. Esse papel é reciclado? Qual a importância que isto pode representar para a vida das pessoas e o meio ambiente?
Apresente aos alunos o vídeo do Portal do Professor: "De onde vem o papel".
De onde vem o papel? (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815. Acessado dia 07/12/2009).
FICHA TÉCNICA
Objetivo: Conhecer todo o processo de fabricação do papel
Descrição:Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Apresenta os suportes para a escrita anteriores ao papel. Fala sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado
Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Roteiro de discussão:
(Pontue com os alunos a importância de utilizar conscientemente as folhas dos cadernos, preservar o livro didático para que no próximo ano outras crianças possam usá-lo, a reutilzação de papel para fazer artesanato, papel artesanal ou papier maché, entre outras atividades).
Peça aos alunos que façam uma lista de materiais que usam papel, papelão e variantes. Lembre das embalagens e sacolas de papel. Quanto será que uma pessoa consome de papel em uma semana?
Encaminhe a tarefa aos alunos de juntar e separar os papéis e papelões usados e que seriam jogados no lixo (em casa e na escola). Estes materiais deverão ser acondicionados e organizados em um empacotador de papel (idéia retirada do livro "Ensinando a criança a amar a natureza", Vania Dohme & Walter Dohme, Editora Vozes, 2009).
Caixa de papelão (pode ser das encontradas em supermercados, com dimensões aproximadamente de 27x30x34 cm. Ou caixas de resmas de papel que chega nas fotocopiadoras e na secretaria das escolas)
Barbante e estilete.
Professor, prepare a caixa empacotadora. Para isto faça 4 cortes pequenos em cada lateral da caixa, com profundidade de mais ou menos 10 cm. Disponha dois barbantes, um no comprimento da caixa e outro na largura, encaixando as pontas nestes cortes previamente feitos.
Os papéis e papelões coletados deverão se organizados dentro desta caixa. Quando encherem a caixa até a boca, pega-se os barbantes e empacota com um nó cada barbante. O pacote de papel está pronto e organizado.
Uma caixa com as dimensões descritas (26cm de altura, 30 de largura e 34 de comprimento) acondiciona até 10 kg de papel. Este dado é importante para relacionar o papel jogado fo ra e a derrubada de ár vores para obtenção de mais papel.
Ilustração: Andrea Castagini
Os pacotes deverão ficar em uma parte da sala. Eles poderão ser pesados se a escola tiver uma balança. Ou usar da proporção da caixa e que esta comporta aproximadamente 10 kg de papel.
Esta atividade poderá se tornar um projeto com finalidade de venda do papel para aquisição de materiais para a escola, como a compra de um computador. Para isto é necessário conversar com a direção da escola e associação de pais e mestres.
Independente da finalidade da atividade, instrua os alunos a não consumirem mais papel do que já o fazem. A intenção desta atividade é mostrar a quantidade de papel usado e preservar as árvores, desta maneira, tem-se que usar conscientemente papéis e derivados.
Ao fim de uma semana quanto de papel foi utilizado? Quantas árvores foram necessárias para geral esta quantidade?
Talvez seja interessante trabalhar conjuntamente com o professor de matemática, e fazer projeções de quantas árvores são necessárias para o consumo de uma sala de aula durante um mês, seis meses, um ano... Quanto tempo leva para uma árvore crescer e quais as consequências que isto pode gerar para o meio ambiente?
De que maneira o papel pode ser reutilizado e reciclado? O que os alunos compreenderam do tema até o momento? Peça que eles desenvolvam um mapa conceitual sobre este tema e suas ramificações.
O professor poderá trabalhar com o colega de Artes, usando os papéis recolhidos anteriormente na confecção de obras de arte, papéis artesanais, dobraduras (origami) ou fantoches de papier maché. O tema norteador desta atividade continua sendo a preservação do meio ambiente, reciclagem e uso consciente de papéis de derivados.
Mais informações sobre como trabalhar com este recurso poderão ser vistas na aula "Modelagem com papel maché", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5254 (acessado dia 07/12/2009).
Questione os alunos se eles já refletiram sobre a função social que os catadores de papel desempenham. Quanto de papel que eles retiram das ruas? Qual a importância desta atividade para as pessoas? Onde este material é vendido? Como seriam as ruas e cidades se estas pessoas não fizessem esse trabalho?
Para responder estas questões, o professor poderá pedir uma pesquisa ou convidar um membro de associação de catadores para falar com os alunos.
Caso o professor tenha feito fantoches de papel maché, poderá trabalhar as informações obtidas nesta fase em uma teatralização. Esta pequena peça poderá ser mostrada aos pais e comunidades em um momento propício da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | Vídeo |
Documento sobre a importância da atividade dos catadores de papel. Disponível em: http://www.ibam.org.br/publique/media/Botelim4.pdf (Acessado dia 07/12/2009).
Matéria “Catar papel, modo de sobreviver”, disponível em: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00509/0050908modo.htm (acessado dia 07/12/2009).
Para aprofundar conhecimento....
Documento do Simpósio Internacional de qualidade ambiental 2008, “Reciclagem, preservação ambiental e o papel dos catadores no Brasil. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_reciclagem_preservacao_ambiental_e_o_papel_dos_catadores_no_brasil.pdf (acessado dia 07/12/2009).
A avaliação poderá ser feita durante as atividades, onde o professor poderá analisar a participação dos alunos e também nos produtos que os alunos elaboraram, onde poderá verificar a profundidade de conhecimento adquirido por eles.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/06/2010
Cinco estrelasgostei muito dessa aula pois os alunos estragam muito papel fazendo bolinha para jogar uns aos outros a aula é bastante interessante e educativa.
16/04/2010
Cinco estrelasAdorei esta idéia, pois trabalho com a reutilização de papeis de maquinas de xerox, na confecção de bloquinhos para anotações. E sua aula me deu noos horizontes. Um abraço .