Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ECOLOGIA – CONHECENDO, RECICLANDO E PRESERVANDO (PAPEL)

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os usos que se faz de papéis e derivados.

Identificar o impacto que o uso indevido destes objetos causa na natureza.

Refletir sobre ações individuais que proporcionem redução destes resíduos na natureza (reutilização e reciclagem).

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os impactos que o lixo causa na natureza e na vida das pessoas.

Estratégias e recursos da aula

1° Aula

Segundo Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Essa frase tão conhecida pode abrir a aula. Pergunte aos alunos de onde vem o papel do caderno e dos livros que eles tem. Esse papel é reciclado? Qual a importância que isto pode representar para a vida das pessoas e o meio ambiente?

Apresente aos alunos o vídeo do Portal do Professor: "De onde vem o papel".

De onde vem o papel? (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815. Acessado dia 07/12/2009).

FICHA TÉCNICA

Objetivo: Conhecer todo o processo de fabricação do papel

Descrição:Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Apresenta os suportes para a escrita anteriores ao papel. Fala sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado

Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)

Roteiro de discussão:

  1. Como surgiu o papel?
  2. Qual a importância dele para a comunicação?
  3. Vamos comentar sobre o processo de fabricação deste produto e como ele tem se modificado.
  4. É possível reciclar o papel?
  5. Qual a relação entre o consumo de papel e o desmatamento?
  6. Será que podemos ajudar a poupar o corte de árvores para fazer papel? De que maneira?
  7. Você conhece e já utilizou papel reciclado?
  8. Por que o papel ecológico é mais caro?

(Pontue com os alunos a importância de utilizar conscientemente as folhas dos cadernos, preservar o livro didático para que no próximo ano outras crianças possam usá-lo, a reutilzação de papel para fazer artesanato, papel artesanal ou papier maché, entre outras atividades).

 

Peça aos alunos que façam uma lista de materiais que usam papel, papelão e variantes. Lembre das embalagens e sacolas de papel. Quanto será que uma pessoa consome de papel em uma semana?

Encaminhe a tarefa aos alunos de juntar e separar os papéis e papelões usados e que seriam jogados no lixo (em casa e na escola). Estes materiais deverão ser acondicionados e organizados em um empacotador de papel (idéia retirada do livro "Ensinando a criança a amar a natureza", Vania Dohme & Walter Dohme, Editora Vozes, 2009). 

Material

Caixa de papelão (pode ser das encontradas em supermercados, com dimensões aproximadamente de 27x30x34 cm. Ou caixas de resmas de papel que chega nas fotocopiadoras e na secretaria das escolas)

Barbante e estilete.

Professor, prepare a caixa empacotadora. Para isto faça 4 cortes pequenos em cada lateral da caixa, com profundidade de mais ou menos 10 cm. Disponha dois barbantes, um no comprimento da caixa e outro na largura, encaixando as pontas nestes cortes previamente feitos.

Os papéis e papelões coletados deverão se organizados dentro desta caixa. Quando encherem a caixa até a boca, pega-se os barbantes e empacota com um nó cada barbante. O pacote de papel está pronto e organizado.

Uma caixa com as dimensões descritas (26cm de altura, 30 de largura e 34 de comprimento) acondiciona até 10 kg de papel. Este dado é importante para relacionar o papel jogado fo ra e a derrubada de ár vores para obtenção de mais papel.

undefined

Ilustração: Andrea Castagini

Os pacotes deverão ficar em uma parte da sala. Eles poderão ser pesados se a escola tiver uma balança. Ou usar da proporção da caixa e que esta comporta aproximadamente 10 kg de papel. 

DICA: 

Esta atividade poderá se tornar um projeto com finalidade de venda do papel para aquisição de materiais para a escola, como a compra de um computador. Para isto é necessário conversar com a direção da escola e associação de pais e mestres. 

IMPORTANTE: 

Independente da finalidade da atividade, instrua os alunos a não consumirem mais papel do que já o fazem. A intenção desta atividade é mostrar a quantidade de papel usado e preservar as árvores, desta maneira, tem-se que usar conscientemente papéis e derivados.

2° Aula

Ao fim de uma semana quanto de papel foi utilizado? Quantas árvores foram necessárias para geral esta quantidade? 

Talvez seja interessante trabalhar conjuntamente com o professor de matemática, e fazer projeções de quantas árvores são necessárias para o consumo de uma sala de aula durante um mês, seis meses, um ano... Quanto tempo leva para uma árvore crescer e quais as consequências que isto pode gerar para o meio ambiente? 

De que maneira o papel pode ser reutilizado e reciclado? O que os alunos compreenderam do tema até o momento? Peça que eles desenvolvam um mapa conceitual sobre este tema e suas ramificações.

3° Aula 

O professor poderá trabalhar com o colega de Artes, usando os papéis recolhidos anteriormente na confecção de obras de arte, papéis artesanais, dobraduras (origami) ou fantoches de papier maché. O tema norteador desta atividade continua sendo a preservação do meio ambiente, reciclagem e uso consciente de papéis de derivados.

Mais informações sobre como trabalhar com este recurso poderão ser vistas na aula "Modelagem com papel maché", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5254 (acessado dia 07/12/2009).

Questione os alunos se eles já refletiram sobre a função social que os catadores de papel desempenham. Quanto de papel que eles retiram das ruas? Qual a importância desta atividade para as pessoas? Onde este material é vendido? Como seriam as ruas e cidades se estas pessoas não fizessem esse trabalho?

Para responder estas questões, o professor poderá pedir uma pesquisa ou convidar um membro de associação de catadores para falar com os alunos. 

Caso o professor tenha feito fantoches de papel maché, poderá trabalhar as informações obtidas nesta fase em uma teatralização. Esta pequena peça poderá ser mostrada aos pais e comunidades em um momento propício da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o papel? Vídeo
Recursos Complementares

Documento sobre a importância da atividade dos catadores de papel. Disponível em: http://www.ibam.org.br/publique/media/Botelim4.pdf (Acessado dia 07/12/2009).

Matéria “Catar papel, modo de sobreviver”, disponível em: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00509/0050908modo.htm (acessado dia 07/12/2009).

Para aprofundar conhecimento....

Documento do Simpósio Internacional de qualidade ambiental 2008, “Reciclagem, preservação ambiental e o papel dos catadores no Brasil. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_reciclagem_preservacao_ambiental_e_o_papel_dos_catadores_no_brasil.pdf (acessado dia 07/12/2009).

Avaliação

A avaliação poderá ser feita durante as atividades, onde o professor poderá analisar a participação dos alunos e também nos produtos que os alunos elaboraram, onde poderá verificar a profundidade de conhecimento adquirido por eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Deisy Luciana, Herminio Cardoso , Alagoas - disse:
    deisyluciana3@yahoo.com

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula pois os alunos estragam muito papel fazendo bolinha para jogar uns aos outros a aula é bastante interessante e educativa.


  • Herondina de Francisca de Carvalho , ESC MUL MARCELO LEMGRUBER , Goiás - disse:
    te.kurto@hotmail.com

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta idéia, pois trabalho com a reutilização de papeis de maquinas de xerox, na confecção de bloquinhos para anotações. E sua aula me deu noos horizontes. Um abraço .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.