14/12/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.
O aluno deverá criar, cantar e identificar sequências de graus conjuntos (intervalos de 2ª) e graus disjuntos (só intervalo de 3ª) usando as notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ).
O aluno deverá apresentar um jogo musical criado em grupo a partir de outros já experimentados em aula.
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.
O conhecimento das notas: dó, ré, mi e fá no metalofone.
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as quatro notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw
http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/
Este jogo desenvolve a memória e a percepção auditiva.
Etapas:
Dicas:
1- Altere a direção do intervalo, formando graus conjuntos (intervalos de 2ª) ascendente e descendente (ré-mi / mi-ré) e graus disjuntos (só intervalos de 3ª) ascendente e descendente (ex: ré-fá / fá-ré etc).
2- Escolha um aluno para cantar e tocar as notas para a turma identificar.
3- Deixe que os alunos experimentem no metalofone também tocando e identificando os graus disjuntos e conjuntos, após terem escutado.
1. estabelecer as regras;
2. colocar um nome para o jogo e jogá-lo em seu pequeno grupo para observar se o jogo realmente funcionava bem antes de apresentar o novo jogo para toda a turma;
3. considerar o aspecto auditivo como fio condutor da estruturação do jogo - o jogo tem que ser musical.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13617
Agora, cada grupo deve apresentar seu jogo para toda a turma. Após a experimentação de cada jogo pela turma, faça uma análise junto com os alunos, apontando os pontos positivos e negativos, o que funcionou ou não e as sugestões para aprimorar o funcionamento dos jogos apresentados.
Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related
Para avaliar observe os seguintes itens:
1- O aluno é capaz de identificar graus conjuntos e graus disjuntos cantados e tocados no metalofone?
2- O aluno é capaz de criar um jogo musical a partir da proposta feita pelo professor?
3- O aluno é capaz de avaliar os jogos dos colegas, apontando críticas construtivas e oferecendo contribuições para a atividade?
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