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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – percepção melódica - aula 7

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.

O aluno deverá criar, cantar e identificar sequências de graus conjuntos (intervalos de 2ª) e graus disjuntos (só intervalo de 3ª) usando as notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ). 

O aluno deverá apresentar um jogo musical criado em grupo a partir de outros já experimentados em aula.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.
O conhecimento das notas: dó, ré, mi e fá no metalofone.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as quatro notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/

Atividade 2 - Jogo: "É vizinho ou não é?"

Este jogo desenvolve a memória e a percepção auditiva.

Etapas:

    1. Toque no instrumento (metalofone) ou outro similar (de costas para a turma) a sequência de notas em movimento ascendente e descendente – dó, ré, mi, fa; fá, mi, ré, dó - para que os alunos reconheçam auditivamente. Você pode começar também pelo movimento descendente. Depois, peça aos alunos que cantem os nomes das notas da sequência tocada juntamente com a sua nova execução repetida no metalofone.
    2. Em um segundo momento, toque ou cante de bocca chiusa (boca fechada) ou com uma sílaba qualquer (Ex: pá, tá ou outra) pares de graus conjuntos (Ex: dó, ré, dó, ré , dó). Os alunos, então, devem cantar de boca fechada ou com alguma sílaba e tentar identificar que par de graus conjuntos é este.
    3. Num terceiro momento, toque ou cante também graus disjuntos (ex: dó, mi, dó, mi, dó). Pergunte aos alunos se este par é de notas vizinhas (graus conjuntos) ou se houve um "salto" entre as notas (graus disjuntos). Por enquanto, só trabalhe com intervalos de 3ª para os graus disjuntos.
    4. Utilize também os pares começando pelas outras notas ( ré-mi, ré-fá, mi-fá). Inicialmente não é necessário que os alunos identifiquem exatamente as notas musicais que foram tocadas. O importante é identificar se as notas tocadas são vizinhas (graus conjuntos) ou não (graus disjuntos).

    Dicas: 
    1- Altere a direção do intervalo, formando graus conjuntos (intervalos de 2ª) ascendente e descendente (ré-mi / mi-ré) e graus disjuntos (só intervalos de 3ª) ascendente e descendente (ex: ré-fá / fá-ré etc). 
    2- Escolha um aluno para cantar e tocar as notas para a turma identificar. 
    3- Deixe que os alunos experimentem no metalofone também tocando e identificando os graus disjuntos e conjuntos, após terem escutado.

Atividade 3 - Criação de Jogos Musicais

Na aula anterior (atividade 4) cada grupo de alunos criou e organizou um novo jogo musical a partir dos jogos que foram experimentados em aula. Para criar o jogo musical os alunos deveriam:

    1. estabelecer as regras;

    2. colocar um nome para o jogo e jogá-lo em seu pequeno grupo para observar se o jogo realmente funcionava bem antes de apresentar o novo jogo para toda a turma;

    3. considerar o aspecto auditivo como fio condutor da estruturação do jogo - o jogo tem que ser musical.

Veja a aula anterior:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13617

Agora, cada grupo deve apresentar seu jogo para toda a turma. Após a experimentação de cada jogo pela turma, faça uma análise junto com os alunos, apontando os pontos positivos e negativos, o que funcionou ou não e as sugestões para aprimorar o funcionamento dos jogos apresentados.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html


Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related


Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1- O aluno é capaz de identificar graus conjuntos e graus disjuntos cantados e tocados no metalofone?

2- O aluno é capaz de criar um jogo musical a partir da proposta feita pelo professor?

3- O aluno é capaz de avaliar os jogos dos colegas, apontando críticas construtivas e oferecendo contribuições para a atividade?

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