Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estimativa: agrupar em quantidades iguais

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar as formas de dedução e estimativas das crianças para responderem aos questionamentos;
  • Observar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
  • Analisar a interação das crianças no coletivo para a solução dos problemas.
Duração das atividades
1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Agrupamentos na base 2 e 3;
  • Contagem;
  • sequência numérica;
  • Soma envolvendo material concreto;
  • Trocas
Estratégias e recursos da aula
           

Atividade- Fazer estimativa do tamanho de um circulo para caber três crianças em pé e da quantidade para ser ocupados pelas 21 crianças da sala.

1º Momento –  O professor solicita que as crianças desenhem circulos do mesmo tamanho de modo que cada circulo seja a casa para 3 três alunos e  pergunta: quantos circulos serão desenhados de modo que, cada circulo abrigue 3 crianças em pé e que não fiquem totalmente lotado?  Nesse momento, o professor não deve interferir na resposta das crianças. As crianças fazem a  estimativa com desenhos.  

2º Momento- Vivenciar a atividade por meio do corpo

Mesmo após todas estarem agrupadas em 3, pode ocorrer uma situação que a quantidade de círculos seja maior do que a quantidade de agrupamentos estipulados. Nesse momento, o professor voltar questionar:

  • Quantos agrupamentos de 3 foram feitos?
  • Quantos círculos são necessários para agrupar as 21 crianças?
  • Quantos vocês fizeram?
  • Quantos círculos sobraram?
  • Como podemos saber que a quantidade de circulos é suficientes para agrupar 21 crianças.
  • Como podemos saber que foram feitos circulos demais?
  • Como podemos saber que foram feitos circulos de menos?

Nessa segunda situação, as crianças se tornam os próprios atores da situação-problema. Assim, elas vão formando grupos de três e exercitando o cálculo mental para resolver as implicações da atividade.

Recursos Complementares

Giz;

Tampinhas;

Cartolina;

Pincel atômico

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  •  Verificar as formas de dedução e estimativas das crianças para responderem aos questionamentos;
  • Observar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
  • Analisar a interação das crianças no coletivo para a solução dos problemas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.