18/12/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Atividade- Fazer estimativa do tamanho de um circulo para caber três crianças em pé e da quantidade para ser ocupados pelas 21 crianças da sala.
1º Momento – O professor solicita que as crianças desenhem circulos do mesmo tamanho de modo que cada circulo seja a casa para 3 três alunos e pergunta: quantos circulos serão desenhados de modo que, cada circulo abrigue 3 crianças em pé e que não fiquem totalmente lotado? Nesse momento, o professor não deve interferir na resposta das crianças. As crianças fazem a estimativa com desenhos.
2º Momento- Vivenciar a atividade por meio do corpo
Mesmo após todas estarem agrupadas em 3, pode ocorrer uma situação que a quantidade de círculos seja maior do que a quantidade de agrupamentos estipulados. Nesse momento, o professor voltar questionar:
Nessa segunda situação, as crianças se tornam os próprios atores da situação-problema. Assim, elas vão formando grupos de três e exercitando o cálculo mental para resolver as implicações da atividade.
Giz;
Tampinhas;
Cartolina;
Pincel atômico
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