16/12/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas.
2. Identificar as permanências e as transformações de jeitos de ser e de fazer as coisas.
Momentos da aula:
1° Momento: O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a história do “Patinho Feio”. Se conhecerem, solicitar que a contem, só para rememorar. Caso contrário, o professor poderá escolher um aluno para fazer a leitura da mesma em voz alta. Outra possibilidade é levar os alunos até o Laboratório de Informática da escola para assistirem ao vídeo de contação desta história, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=g7L_mtro1as
Em seguida, os alunos deverão expressar livremente sobre o que pensam, o que sentem e o que conseguiram perceber em relação à trama desenvolvida na história.
2° Momento: Dando continuidade, o professor deverá propor aos alunos um exercício reflexivo sobre algo ou alguma passagem em suas vidas que guarda relações de semelhança com a história clássica vivida pelo “Patinho Feio”: momentos em que se sentiram diferentes dos outros e que, por isso, foram rejeitados ou excluídos do grupo. Nesses momentos, como se sentiram? Em outros, como foi rejeitar ou mesmo excluir alguém do grupo? Como pensam que estas pessoas se sentiram? Momentos em que se esforçaram e superaram as suas dificuldades, transformando seus jeitos de ser e de fazer as coisas. Como se sentiram? (Professor, a sua atitude deverá ser de escuta da fala dos alunos, fazendo apenas intervenções para garantir que a fala de todos seja respeitada. Esta é uma experiência única, que possibilita diagnosticar os possíveis “problemas” de aprendizagem e aqueles que interferem na convivência diária entre os alunos e a reconhecer as tentativas de mudança de cada um).
3º Momento: Prosseguindo, o professor deverá solicitar aos alunos uma atividade individual, intitulada: “PATINHO FEIO PODE SER CISNE!” Neste trabalho, cada um fará uma representação gráfica - desenho, pintura, colagem de gravuras, dobradura e outros - das conquistas, dos êxitos, do desenvolvimento pleno das potencialidades, enfim, de tudo aquilo que cada um tem procurado transformar em sua vida, dando o melhor de si! Para isto, o professor deverá fornecer todo o material necessário para os alunos: papéis de texturas e cores variadas, canetinhas hidrocor, giz de cera, tintas de diversas cores, pincéis, revistas, tesouras, cola. (Professor, é importante auxiliar as crianças na identificação destas mudanças, por exemplo: se o seu aluno não sabia ler ou não lia com fluência e agora o faz, a leitura é uma vitória para ele! Se não sabia jogar futebol e agora consegue jogar, também essa é uma experiência exitosa! Se só brigava/batia nos colegas para conseguir o que queria e agora conversa e negocia as idéias, essa também é uma grande conquista! Se não sabia resolver problemas e desafios lógico-matemáticos, andar de bicicleta, escalar, pular corda e agora já consegue, essas são transformações muito importantes em suas vidas!).
Concluída a atividade, forma-se uma grande roda para que todos socializem seus trabalhos. Em seguida, estas produções dos alunos deverão ser colocadas em um painel da sala de aula.
Professor, o vídeo: “Popeye: O Patinho Feio” é um recurso muito interessante e divertido para a sua aula! Para assisti-lo, é só acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=jas7tTypCI0
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade dos alunos de estabelecer relações entre a história do “Patinho Feio” e episódios vivenciados por eles. Envolvimento e participação no trabalho de representação gráfica sobre as transformações ocorridas na vida de cada aluno.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2010
Cinco estrelasAmei seu plano, copie e dei a mesma aula os alunoS adoraram. PARABÉNS E OBRIGADA!! CONTINUE CONTRIBUINDO CONOSCO . BJOS!!