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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – criação de melodia – aula 9

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão).

O aluno deverá escrever e tocar com fluência as notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL) no metalofone por meio da criação de uma música.

O aluno deverá relacionar a altura das notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL) à grafia musical por meio da escrita com degraus.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.

O conhecimento das notas: dó, ré, mi, fá e sol no metalofone.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as cinco notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wo rdpress.com/2008/02/05 /metalofone/

Atividade 2 - Composição


Nesta atividade, proponha que cada aluno faça uma pequena composição musical utilizando as notas DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL e escreva a "partitura dos degraus". 

Observação: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão.

Leia mais sobre Sá Pereira:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira

Veja um exemplo da "partitura de degraus" na aula 5 desta coleção:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13596

Peça que a composição seja do tamanho de uma ou duas frases musicais, no máximo, e estabeleça regras:

1. A composição deve ter um título.

2. A música criada deve ter relação com o título escolhido. Portanto, peça aos alunos que componham pensando na intenção musical e no caráter.

3. A canção deve ser grafada utilizando a notação de degraus para as notas musicais DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL. Caso existam outros aspectos para serem registrados (mudança de andamento, contrastes entre sons fortes e fracos, etc), peça ao aluno que anote estas observações.

Combine com a turma outras regras que achar necessário. Ao longo da aula, enquanto os alunos compõem, observe de perto como os trabalhos estão se estruturando.

Atividade 3 - Apresentação das composições

Depois que as composições estiverem terminadas e escritas, peça a cada aluno que apresente sua música para a turma. Se possível, faça uma gravação para que juntos possam avaliar os resultados. Verifique se a notação (grafia) usada está coerente com a estrutura musical apresentada.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html


Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related


Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as cinco notas musicais (dó-ré-mi-fá-sol)?
2. O aluno conseguiu estruturar e escrever sua composição?
3. A apresentação no metalofone da música grafada foi realizada com fluência?

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