17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso do Present Perfect Tense.
Aula interativa em sala de aula
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Traga para a sala de aula um envelope. Mostre-os para os alunos e diga:
I have two tickets to Bahia. I'm very excited. It's my first time there.
Em seguida, pergunte:
Have you ever been to Bahia?
Para facilitar o entendimento da frase, escreva: been = visited
Explique o significado da pergunta. Comente que usamos a construção "Have you ever + participle verb" para perguntar se nosso interlocutor alguma vez na vida já fez/experimentou algo. Logo, a pergunta se refere a uma ação que aconteceu num tempo passado mas inclui o presente.
Volte à pergunta: Have you ever been to Bahia?
Ensine-os a responder usando as short forms: Yes, I have ou No, I haven't.
Faça a pergunta a dois ou três alunos. Em seguida, peça a um dos aprendizes que faça aquela pergunta a um de seus colegas mas, desta vez, substituindo a palavra Bahia por outra qualquer (São Paulo, Rio, Restaurante do Paulinho, Parque Municipal...). Continue incentivando as interações aluno-aluno até perceber que eles estão confortáveis com a nova estrutura.
Então, coloque no quadro alguns verbos na participle form. Peça aos alunos que tentem identificar que verbos são aqueles, fazendo suas correspondências na forma presente. Escreva:
Incentive a participação de todos. Chame atenção para os dois últimos verbos da lista. Comente que, por serem verbos regulares, possuem a mesma forma nos passados simples e particípio.
Em seguida, entregue a folha de atividades 1, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Cada aluno deve se levantar e fazer as perguntas aos colegas.
Ao final da atividade, peça aos alunos que reportem seus resultados.
Como atividade extra-classe, os alunos devem escrever as respostas por extenso em seus cadernos. Para tal, comente sobre a variação do verbo auxiliar has na terceira pessoa do singular.
Comente também sobre os advérbios never, usado nas frases negativas e before, usado, nesse caso, nas frases afirmativas.
Modelo de resposta:
AULA 2
Nesta aula vamos falar do uso do present perfect associado à forma superlativa dos adjetivos.
Escreva no quadro: The best movie I have ever watched is (nome do filme).
Em seguida, pergunte: What's the best film you have ever watched?
Peça a alguns alunos que respondam sua pergunta. Em seguida, peça a alguns alunos que, um a um, façam essa mesma pergunta a outros colegas.
Após as interações aluno-aluno, comente que usamos a forma superlativa dos adjetivos juntamente com o present perfect para enfatizarmos as melhores/piores experiências que já tivemos.
Escreva no quadro:
The _______________ _______________ I've ever ________________ is ___________.
(adj: superlative form) (person/thing) (verb/action: participle) &nbs p;
Mostre-os como completar as frases co m exemplos, como:
Agora, entrege para cada um deles uma ou duas tirinhas de papel contendo palavras. Peça que completem a frase acima com as palavras que receberam.
As tirinhas com as palavras estão disponíveis em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Os alunos devem trabalhar em duplas. Cada aluno tem de escrever sua frase e depois reportá-la para a turma.
Corrija a atividade escrevendo no quadro as frases produzidas pelos alunos. Deixe que os outros aprendizes interfiram e comentem sobra as frases dos colegas.
AULA 3
Nesta aula vamos falar de outro uso para o present perfect.
Explique que usamos o present perfect (have/has + participle verb) quando falamos de ações passadas, mas sem mencionarmos quando exatamente a ação aconteceu. Portanto, não podemos construir frases usando o present perfect seguido de expressões de tempo como: last night, two years ago ou today at ten o'clock. Ao invés disso, usamos expressões de tempo que não especificam quando exatamente a ação ocorreu, como: lately, recently, this week ou this year.
Vale lembrar que quando usamos o present perfect, a ação deve estar de alguma forma ligada ao presente. Ou seja, a informação dada deve ser relevante no presente momento, por exemplo porque o assunto tratado se refere àquela ação.
Logo, usamos o present perfect, dentre outras situações, quando estamos contando novidades a alguém. Nesse caso, não necessariamente mencionamos quando a ação aconteceu e, sobretudo, o acontecido é relevante no momento da conversa.
Diga aos alunos que você tem várias novidades para contar e escreva no quadro:
Peça que digam onde está a estrutura do present perfect na frase enquanto você as destaca.
Em seguida, peça-os que, oralmente, transformem as frases para as formas negativa e interrogativa.
Agora os alunos vão trabalhar em duplas. Cada um deve contar ao colega algo de interessante que tenha feito essa semana. Escreva no quadro a pergunta a ser feita:
Dê tempo para que todos respondam as peguntas. Depois, peça-os que contem as novidades para a turma.
Ainda em duplas, entregue aos alunos a folha de atividades 3, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Ao final da aula, corrija a atividade com os alunos.
AULA 4
Playing a game!
Os alunos vão jogar um game que pratica o uso do present perfect.
Imprima a atividade a partir do site: http://www.eslbase.com/resources/pdf/present-perfect-board-game.pdf - acesso em 07/12/09
Lembre-os de sempre dar respostas completas ao serem perguntados.
Os componentes de cada gupo serão res ponsáveis por julgar se a resposta está ou não está correta. Auxilie-os sempre que necessário.
Dicionário inglês - inglês: http://www.ldoceonline.com/
Dicionário inglês - português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
A avaliação deve ser feita, principalmente, durante as interações aluno-aluno. Assim, preste bastante atenção nessas interações, sobretudo no decorrer do jogo proposto para a aula 4. Observe se seus alunos conseguem responder corretamente as respostas e, ainda, se são capazes de corrigir os erros dos colegas. Observe se eles conseguem construir frases sintaticamente corretas usando o auxiliar have/has e o verbo no passado particípio. Atenção, também, para as formas superlativas dos adjetivos. Repare se eles são capazes de distinguir os adjetivos longos dos curtos e, principalmente, se sabem aplicar as regras de formação do superlativo. Além disso, certifique-se de que os alunos são capazes de distinguir os advérbios de tempo que acompanham o present perfect daqueles que seguem o simple past.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2015
Cinco estrelasTudo maravilhoso!!!
17/05/2015
Cinco estrelasotima
09/10/2013
Cinco estrelasaula muito interessante!!
17/05/2013
Cinco estrelasValeu mesmo. Parabens.
30/07/2012
Cinco estrelasExcelente!!
28/06/2012
Quatro estrelasgostei da dinãmica
27/06/2012
Cinco estrelasI love it! Thank you for sharing!
07/05/2012
Quatro estrelasOlá Danilo! Foram muito úteis suas aulas sobre Present Perfect Tense. Aproveitei e as postei em meu blog como sugestão de aula, além de postar outras atividades sobre o tema de minha autoria. Valeu parceiro!
24/04/2012
Cinco estrelasMuito bom. Gostei bastante continue....
01/09/2010
Cinco estrelasAchei super criativo e bem motivante. Pena que tenho uma turma com apenas dois alunos! Caso tenha sugestões aceito receber e-mails.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Danilo, Estou sempre acessando suas aulas, estão excelentes. Parabéns!!!! Cordialmente, Joelma Porto
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, é muito interessante e com certeza os alunos irão adorar. Parabéns.