04/02/2010
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
O aluno aprenderá que pode usar semelhança de triângulos para garantir resultados práticos: o cáculo do volume de TRONCOS DE PIRÂMIDES
Conhecimentos básicos de Geometria Plana e Geometria Espacial
Importância
O aluno irá entender o que é um tronco de pirâmide e usar semelhança de triângulos para estudá-la.
Conteúdo no dia a dia
Sólidos Geometricos são muito úteis no dia a dia. O TRONCO DE PIRÂMIDES, por ter bases paralelas (e nao tender a um único ponto como as PIRÂMIDES) são mais usados como embalagens (algumas embalagens de panetones, por exemplo), ou até enfeites.
Introdução do Conteúdo e Motivação
Vamos estudar o TRONCO DE PIRÂMIDE a partir da própria PIRÂMIDE. Basta seccionarmos uma PIRÂMIDE por um plano paralelo à base e obtemos dois novos sólidos: UM TRONCO E UMA PIRÂMIDE SEMELHANTE à original, porém, menor.
Atividade
Para explorar estes elementos, preparamos um aplicativo que pode ser acessado e manipulado online pelo link:
http://www.objetivomogi.com.br/Thais/geometria/espacial/volume_tronco/index.html
Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.
Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site:
Ou então, no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia.
Eles também podem viajar no Google Maps até o Egito e visualizar as lindas pirâmides lá presentes.
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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23/09/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua sugestão de aula, pela forma simples como você aborda o conteúdo e ainda por trabalhar com o geogebra abrindo opções para outras atividades. Apesna uma resalva, o tempo previsto está pouco, uma vez que você disponibiliza os recursos complementares e o uso do GeoGebra, que são excelentes e vale a pena ser incluido no conteúdo da aula pois a enriquece.