Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRONCOS DE PIRÂMIDES

 

04/02/2010

Autor y Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá que pode usar semelhança de triângulos para garantir resultados práticos: o cáculo do volume de TRONCOS DE PIRÂMIDES

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de Geometria Plana e Geometria Espacial

Estratégias e recursos da aula

Importância

O aluno irá entender o que é um tronco de pirâmide e usar semelhança de triângulos para estudá-la.

Conteúdo no dia a dia

Sólidos Geometricos são muito úteis no dia a dia. O TRONCO DE PIRÂMIDES, por ter bases paralelas (e nao tender a um único ponto como as PIRÂMIDES) são mais usados como embalagens (algumas embalagens de panetones, por exemplo), ou até enfeites.

Introdução do Conteúdo e Motivação

Vamos estudar o TRONCO DE PIRÂMIDE  a partir da própria PIRÂMIDE. Basta seccionarmos uma PIRÂMIDE por um plano paralelo à base e obtemos dois novos sólidos: UM TRONCO E UMA PIRÂMIDE SEMELHANTE à original, porém, menor.

Atividade

Para explorar estes elementos, preparamos um aplicativo que pode ser acessado e manipulado online pelo link:

http://www.objetivomogi.com.br/Thais/geometria/espacial/volume_tronco/index.html

Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.

Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site:

www.geogebra.com

Ou então, no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538


Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia.

Eles também podem viajar no Google Maps até o Egito e visualizar as lindas pirâmides lá presentes.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Onice Sousa, C.E. Nascimento de Moraes , Maranhão - dijo:
    onicesousa@hotmail.com

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua sugestão de aula, pela forma simples como você aborda o conteúdo e ainda por trabalhar com o geogebra abrindo opções para outras atividades. Apesna uma resalva, o tempo previsto está pouco, uma vez que você disponibiliza os recursos complementares e o uso do GeoGebra, que são excelentes e vale a pena ser incluido no conteúdo da aula pois a enriquece.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.