11/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
O/A aluno/a poderá desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias, bem como, ampliar a criatividade e a imaginação.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam familiarizados/as com o alfabeto, ou seja, reconheçam as diferentes letras de nosso alfabeto e palavras que correspondam a cada uma delas.
Para a execução dessa aula será necessário confeccionar uma caixa, você poderá utilizar uma caixa de sapatos, grande, encapada com papéis coloridos do jeito que preferir. Faça um buraco em uma das laterais de forma que caiba a mão da criança. Crie uma proteção em volta para que elas não vejam o que há dentro da mesma. Enfeite a caixa por fora colando letras do alfabeto de diversos tamanhos e materiais e dentro coloque vários objetos e letras do alfabeto.
É importante que antes do uso desse recurso você professor/a, já tenha explorado bastante o alfabeto com seus/as alunos/as através de atividades, poemas, canções e que eles/as já consigam fazer associações entre as letras e os objetos correspondentes.
Professor/a inicie a aula com uma roda de conversa, apresentando aos/às seus/suas alunos/as a “Caixa Mágica”. Crie um suspense em volta dessa caixa. Ela poderá ser passada de mão em mão. Peça que cada criança retire um objeto de dentro da caixa, lembrando que dentro dela deverá conter todas as letras do alfabeto e pequenos objetos correspondem às letras que lá estão.
A criança que colocar a mão na caixa poderá retirar uma letra ou um objeto. Caso retire a letra deverá dizer o nome dela e uma palavra que começa com aquela letra. Caso retire um objeto, deverá dizer seu nome e com qual letra começa seu nome.
Você professor/a poderá ser o/a escriba da turma e realizar a escrita de um texto coletivo contando sobre a dinâmica para posterior registro no caderno de sala.
Essa prática poderá ser realizada todos os dias como uma dinâmica na roda da conversa. Será considerada satisfatória se todos/as alunos/as participarem ativamente d e também conseguirem identificar letras e objetos; dizer seus nomes e a letra do alfabeto com que iniciam.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/02/2012
Quatro estrelasGostei.
07/06/2011
Cinco estrelasAdorei a atividade. Ela torna as aulas dinâmicas e agradáveis . Com certeza é o que falta e dificulta bastante o trabalho com a alfabetização.
24/08/2010
Três estrelasA minha opinião sobre a caixa mágica é que gostei da idéia e sugiro que o aluno tirando a letra do alfabeto além de falar uma palavra começada com ela a professora peça que ele diga ou soletre como é que se escreve ou se o aluno tirar um objeto ele falará o nome dele e também falará como se escreve o seu nome para a professora e ela irá sempre perguntando e escrevendo no quadro com a ajuda da turma, caso o aluno não souber soletrar. E em cada escrita no quadro os alunos também escreverão.
21/06/2010
Quatro estrelasgostei da atividade ela pode propiciar um aprendizado prazeroso e significativo para a criança. parabens......
17/05/2010
Quatro estrelasAdorei a atividade "Caixa Mágica e o alfabeto", é motivadora e muito educativa, as crianças adoram uma surpresa, e o fechamento com a produção de texto é muito desafiador, pois, eles poderão usar a criatividade para criar histórias com os objetos apresentados.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é muito boa, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasESTÁ ATIVIDADE É BASTANTE DINÂMICA E BEM CRIATIVA, FAZENDO QUE OS ALUNOS POSSAM MELHOR A ESCRITA. PARABÉNS.