10/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Os/As alunos/as poderão identificar, nomear e traçar figuras bidimensionais, tomando como referência duas obras de Tarsila do Amaral.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham estudado figuras geométricas e consigam reconhecer formatos e respectivos nomes.
1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a, para essa primeira aula, peça aos/às alunos/as que levem para a escola uma régua geométrica, facilmente encontrada em papelarias.
Forneça a eles/as meio pedaço de folha de papel em branco e régua geométrica para que explorem, desenhando o que quiserem. Aparecerá nesse momento figuras bidimensionais. Peça aos/às alunos/as que localizem no dicionário o significado da palavra bidimensional e a registrem no caderno. É importante, que primeiro, você, tenha realizado uma pequena introdução do conteúdo no caderno dos/as alunos/as, antes de chegar ao registro, propriamente dito.
Trabalhe com eles/as as figuras geométricas presentes na régua, seus formatos e nomes.
Coloque os/as alunos/as em roda e vá anotando, como um/a escriba, uma lista de figuras bidimensionais que apareceram na atividade, explicando-as.
2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Divida a sala de aula em grupos de até 4 alunos/as informe-os/as que naquele momento conhecerão obras desenhadas e pintadas em formas geométricas, por uma grande artista brasileira, Tarsila do Amaral, contando-lhes sobre sua biografia. Para conhecer mais sobre a obra e vida dessa artista acesse o sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Feita a apresentação da artista forneça cópias, coloridas, das seguintes obras para os dois grupos: São Paulo e E.F.C.B., respectivamente.
Fonte: http://www.revistaea.org/img/aa4.jpg
Fonte: http://movebr.wdfiles.com/local--files/galeria:tarsila-do-amaral/central_brasil.jpg
Peça que cada grupo escolha uma das duas obras para analisar enfocando, as formas geométricas inseridas no nosso cotidiano, no ambiente e nos objetos.
Peça que listem, no caderno, as figuras geométricas encontradas na obra escolhida. E que também reproduzam as figuras utilizando a régua geométrica.
Socialize as informações dos grupos intervindo, com perguntas que possam levá-los/as a ampliarem seu repertório matemático, tais como:
1) Algum grupo encontrou figuras de três lados?
2) Como se chamam?
3) Quem encontrou figuras de quatro lados?
4) Como se chamam?
Ao final da atividade, solicite que todos os membros do grupo registrem, no caderno, o que aprenderam com a atividade.
A avaliação desta aula pode ser feita considerando a participação, o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade e a compreensão de todos/as sobre figuras geométricas, formas e nomenclaturas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2015
Cinco estrelasMuito bom o conteúdo,simples e de fácil entendimento.
20/05/2011
Quatro estrelasAgradeço, ótimo material para enriquecer minhas aulas de Arte.
03/10/2010
Quatro estrelasmuito bom pena que nao tem os nomes das obras.