Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Figuras Geométricas e Tarsila do Amaral

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os/As alunos/as poderão identificar, nomear e traçar figuras bidimensionais, tomando como referência duas obras de Tarsila do Amaral.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos_2 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham estudado figuras geométricas e consigam reconhecer formatos e respectivos nomes.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a, para essa primeira aula, peça aos/às alunos/as que levem para a escola uma régua geométrica, facilmente encontrada em papelarias.
Forneça a eles/as meio pedaço de folha de papel em branco e régua geométrica para que explorem, desenhando o que quiserem. Aparecerá nesse momento figuras bidimensionais. Peça aos/às alunos/as que localizem no dicionário o significado da palavra bidimensional e a registrem no caderno. É importante, que primeiro, você, tenha realizado uma pequena introdução do conteúdo no caderno dos/as alunos/as, antes de chegar ao registro, propriamente dito.
Trabalhe com eles/as as figuras geométricas presentes na régua, seus formatos e nomes.
Coloque os/as alunos/as em roda e vá anotando, como um/a escriba, uma lista de figuras bidimensionais que apareceram na atividade, explicando-as.

2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Divida a sala de aula em grupos de até 4 alunos/as informe-os/as que naquele momento conhecerão obras desenhadas e pintadas em formas geométricas, por uma grande artista brasileira, Tarsila do Amaral, contando-lhes sobre sua biografia. Para conhecer mais sobre a obra e vida dessa artista acesse o sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm

Feita a apresentação da artista forneça cópias, coloridas, das seguintes obras para os dois grupos: São Paulo e E.F.C.B., respectivamente.

Fonte: http://www.revistaea.org/img/aa4.jpg

Fonte: http://movebr.wdfiles.com/local--files/galeria:tarsila-do-amaral/central_brasil.jpg

Peça que cada grupo escolha uma das duas obras para analisar enfocando, as formas geométricas inseridas no nosso cotidiano, no ambiente e nos objetos.
Peça que listem, no caderno, as figuras geométricas encontradas na obra escolhida. E que também reproduzam as figuras utilizando a régua geométrica.
Socialize as informações dos grupos intervindo, com perguntas que possam levá-los/as a ampliarem seu repertório matemático, tais como:
1) Algum grupo encontrou figuras de três lados?
2) Como se chamam?
3) Quem encontrou figuras de quatro lados?
4) Como se chamam?
Ao final da atividade, solicite que todos os membros do grupo registrem, no caderno, o que aprenderam com a atividade.

Avaliação

A avaliação desta aula pode ser feita considerando a participação, o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade e a compreensão de todos/as sobre figuras geométricas, formas e nomenclaturas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.