18/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Não é necessário conhecimento anterior
1º Momento – Iniciar a aula com uma breve explanação acerca do ritmo samba:
É importante apontar que o samba nasce de uma miscegenação de ritimos trazidos pelos negros escravos de diferentes paises e que se imbricaram na convivencia social desses negros aqui no Brasil. O samba hoje, é uma marca cultural do Brasil, reconhecida em diversos países, consagrada com a realização do carnaval.
O carnaval é uma festa realizada em diversos países, de origem cristã. Entretanto, no Brasil ganhou uma dimensão enorme, sendo hoje a maior festa nacional, tendo o samba como ritmo oficial em sua realização.
O samba de gafieira nasceu no Rio de Janeiro e é a marca registrada do "malandro carioca", que mostra toda a sua agilidade com os pés. Filho do maxixe, ele pode ser dançado ao som de samba, pagode, bossa-nova, chorinho. Para dançar, é essencial o balanço dos quadris. Através da transferência de peso, o molejo do samba se faz presente seja no requebrado da cintura ou no movimento dos joelhos, de qualquer forma o básico do samba no fornece uma vivência importante nesse ritmo (No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o samba).
Atividade 01: Trabalhando a transferência de peso e o ritmo dentro do básico
O samba possui um único passo básico (com a marcação de três tempos) e é dentro de sua vivência que experimentamos o molejo do ritmo diretamente ligado à transferência de peso. O básico consiste em:
OBS: O vídeo que mostra o movimento ensinado pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=bp3X2Ey-k78
Atividade 02: Evoluindo do básico ao cruzadinho
Logo após a vivência do básico os alunos poderão vivenciar a evolução dentro da dança, unindo passos ao básico. Um movimento bem simples, próprio para quem está iniciando no ritmo é o cruzadinho. O movimento consiste em:
Atividade 03: Voltando ao básico
O movimento de retorno do cruzadinho ao básico pode ser feito através de um passo bem popular no samba de gafieira (o gancho). O movimento consiste em:
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=dzvJP0JZgys
Logo no início do vídeo, podemos observar o básico e o cruzadinho. No final encontramos o gancho. Ainda dentro do vídeo podemos observar outro passo que o professor pode enriquecer a aula. Trata-se do “pula cerca”, uma variação do cruzadinho.
http://www.portaldadanca.com/home.aspx
(Textos, vídeos e músicas).
Verificar junto aos alunos, se há o entendimento da origem do samba e de sua manifestação enquanto cultura típica do Brasil.
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos espelhados? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro de um ritmo com tanto gingado como o samba? Foi difícil sincronizar o movimento com outra pessoa e associá-lo ao ritmo? Qual é a sensação de se comandar alguém dentro de ritmo mais intenso? E de ser comandado? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, expressividade, cumplicidade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/02/2011
Cinco estrelasLegal está bem explicado para os leigos dá para entender e muito bem,além disso tem os sites para se ver os movimentos,é bom dizer que sempre vai precisar ajudar do professor para marcação dos tempos