Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sambando a dois – Vamos à gafieira -reconhcendo o Brasil

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • O samba como manifestação cultural do Brasil;
  • O gingado do samba e as particularidades do dançar a dois;
  • O movimento espelhado e a viabilização do mesmo por meio do samba;
  • Passos iniciais do samba de gafieira;
  • A seqüência de passos dentro de um mesmo ritmo.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento anterior

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com uma breve explanação acerca do ritmo samba:

É importante apontar que o samba nasce de uma miscegenação de ritimos trazidos pelos negros escravos de diferentes paises e que se imbricaram na convivencia social desses negros aqui no Brasil. O samba hoje, é uma marca cultural do Brasil, reconhecida em diversos países, consagrada com a realização do carnaval.

O carnaval é uma festa realizada em diversos países, de origem cristã. Entretanto, no Brasil ganhou uma dimensão enorme, sendo hoje a maior festa nacional, tendo o samba como ritmo oficial em sua realização. 

O samba de gafieira nasceu no Rio de Janeiro e é a marca registrada do "malandro carioca", que mostra toda a sua agilidade com os pés. Filho do maxixe, ele pode ser dançado ao som de samba, pagode, bossa-nova, chorinho. Para dançar, é essencial o balanço dos quadris. Através da transferência de peso, o molejo do samba se faz presente seja no requebrado da cintura ou no movimento dos joelhos, de qualquer forma o básico do samba no fornece uma vivência importante nesse ritmo (No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o samba).

Atividade 01: Trabalhando a transferência de peso e o ritmo dentro do básico

            O samba possui um único passo básico (com a marcação de três tempos) e é dentro de sua vivência que experimentamos o molejo do ritmo diretamente ligado à transferência de peso. O básico consiste em:

  • Técnica – Pés unidos, o movimento das pernas se inicia com um ligei ro abrir de pernas para o lado esquerdo (com a perna esquerda que marca o tempo um), em seguida a perna direita se junta à esquerda marcando o tempo dois. Esse marcar dos pés no mesmo local, transferindo peso de uma perna para outra é que possibilita o “requebrar” do samba. Logo após a marcação dos tempos um e dois, a perna esquerda (que iniciou o movimento) vai atrás (marcando o tempo três – finalizando a primeira etapa do passo). A segunda etapa do passo é oposta à primeira, ou seja, pé direito se junta à esquerda (que foi atrás), marcando o tempo um, esquerda mar ca o tempo dois no mes mo local (junto à perna direita), e finalmente direita vai à frente finalizando o passo. A partir daí as etapas se repetem.
  • O passo deve ser feito separadamente chamando a atenção dos alunos para as transferências de peso com os pés unidos, e marcação do ritmo própria do samba (normalmente o instrumento “surdo” dentro da música serve de referência).
  • Após a vivência do movimento separadamente, o professor pode sugerir o mesmo movimento a dois, tendo como referência as questões já trabalhadas em outros ritmos:
    • O posicionamento inicial de “damas” e “cavalheiros” é o seguinte: Cavalheiros – mão direita no centro das costas da dama (espalmada) e mão esquerda segurando a mão direita da dama na altura do seu ombro entre o casal. Damas – Mão esquerda apoiada no ombro do cavalheiro e mão direita na mão esquerda do mesmo. Ambos com os pés unidos. Postura ereta um olhando para o outro.
    • Como o movimento a dois é espelhado, foi convencionado que a forma de se iniciar o passo para “damas” e “cavalheiros” fossem opostas. Damas iniciam com uma ligeira abertura de perna para o lado direito (direita ao lado) e cavalheiros iniciam com uma ligeira abertura de perna para o lado esquerda (esquerda para o lado). O comando está diretamente ligado a esse início, ou seja, cavalheiro empurra a dama com o braço direito para o lado esquerdo dele, para depois das primeiras marcações, puxa-la ao seu encontro.
    • Para que “damas” e “cavalheiros” se sintam mais a vontade em movimentar os pés na direção de seu par (sem correr o risco de pisar no pé do par). Usa-se o seguinte artifício: O movimento da ponta dos pés é arrastado com o calcanhar levemente suspenso para dar leveza ao movimento.

OBS: O vídeo que mostra o movimento ensinado pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=bp3X2Ey-k78

Atividade 02: Evoluindo do básico ao cruzadinho

Logo após a vivência do básico os alunos poderão vivenciar a evolução dentro da dança, unindo passos ao básico. Um movimento bem simples, próprio para quem está iniciando no ritmo é o cruzadinho. O movimento consiste em:

  • Técnica – Após iniciar com o básico, “cavalheiro” pisa com a perna direita ao lado da “dama” (no momento que iria deslocar a perna direita à frente). Para fazer o movimento, cavalheiro sai ao lado do par (direita da dama) e passa a fazer o movimento lado a lado. Cavalheiro usa o marcar com as pernas unidas para girar o corpo, voltando o movimento, cruzando sempre à frente. Dama usa o marcar com as pernas unidas para girar o corpo, voltando o movimento, cruzando sempre atrás.
  • O passo pode ser feito separadamente como uma variação do básico, para em seguida ser experimentado a dois. O comando para o passo está no movimento de saída do cavalheiro (corpo) ao lado da dama e consequentemente no apoio á dama no monto do cruzar, mantendo a dama sempre voltada para o cavalheiro.

Atividade 03: Voltando ao básico

            O movimento de retorno do cruzadinho ao básico pode ser feito através de um passo bem popular no samba de gafieira (o gancho). O movimento consiste em:

  • Técnica – Dentro do cruzadinho, quando o cavalheiro est iver com a direita à frente (próxima à dama), dama estará do seu lado direito com a esquerda atrás. Cavalheiro interrompe seu movimento empurrando a dama para que continue o seu jogando sua direita (dama) atrás. Em seguida dama acerta a esquerda para o lado ficando a frente do cavalheiro, finalizando o movimento indo com a direita à frente, voltando á estrutura do passo básico. O passo termina com dama e cavalheiro frente a frente novamente.
  • O comando para o passo como de costume, cabe ao cavalheiro, que empurra a dama no momento que interrompe seu passo, e depois puxa a dama de encontro ao seu corpo f azendo com que ela retorne á sua frente. Devido ao movimento que o braço direito do cavalheiro faz puxando a dama ao seu encontro que o passo foi denominado de “gancho” (como se a mão fosse um gancho que fisga a dama durante o movimento).

OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=dzvJP0JZgys

            Logo no início do vídeo, podemos observar o básico e o cruzadinho. No final encontramos o gancho. Ainda dentro do vídeo podemos observar outro passo que o professor pode enriquecer a aula. Trata-se do “pula cerca”, uma variação do cruzadinho.

Recursos Complementares

http://www.portaldadanca.com/home.aspx

(Textos, vídeos e músicas).

Avaliação

Verificar junto aos alunos, se há o entendimento da origem do samba e de sua manifestação enquanto cultura típica do Brasil.

Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos espelhados? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro de um ritmo com tanto gingado como o samba? Foi difícil sincronizar o movimento com outra pessoa e associá-lo ao ritmo? Qual é a sensação de se comandar alguém dentro de ritmo mais intenso? E de ser comandado? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, expressividade, cumplicidade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcelo moreira, particular , Minas Gerais - disse:
    cizinhomor@hotmail.com

    03/02/2011

    Cinco estrelas

    Legal está bem explicado para os leigos dá para entender e muito bem,além disso tem os sites para se ver os movimentos,é bom dizer que sempre vai precisar ajudar do professor para marcação dos tempos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.