Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as regiões brasilieras

 

09/12/2009

Autor e Coautor(es)
Raquel Carvalho Mota e Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conhecer as principais características das cinco regiões político-administrativas do Brasil;
* Perceber grande a diferença cultural existente no Brasil. 
Duração das atividades
Variará de acordo com cada docente...
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES (continuação) 

... É interessante disponibilizar uma aula de 50 minutos, todos os dias durante cinco semanas. Essas aulas serão de responsabilidade da apresentação dos alunos. Anteriormente a elas o professor deverá disponibilizar algumas aulas para explicar como será feita atividade e para que as crianças possam se preparar. 

Estratégias e recursos da aula
* Dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo ficará responsável por pesquisar uma região político-administrativa do Brasil (Região Norte, Sul, Centro-oeste, Nordeste e Sudeste). Deverão pesquisar cinco temáticas:
            * Aspectos físicos: dimensão territorial, sub-regiões, relevo, hidrografia, clima, vegetação.
            * Economia e turismo: principais fontes de riqueza da região e principais pontos turísticos;
     * População: as principais características dos nativos da região, seu modo de falar e de se vestir característicos.         Grupos étnicos presentes na região.
            * Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, típicas da região.
            * Pratos típicos da região.
 
* Feito todo o trabalho de pesquisa e preparação dos trabalho s haverá a apresentação destes para os outros colegas da turma. Deverá ser disponibilizada uma semana para cada região, onde em cada dia será apresentada uma das temáticas pesquisadas. A divisão poderá ser assim:
      * Segunda-feira –aspectos físicos
o       Sugere-se a utilização de recursos como o mapa.  
       *  Terça – feira- economia e turismo
o       Aqui é interessante a utilização de imagens mostrando os pontos turísticos. Pode-se utilizar vídeos também.
o       Poderá haver crianças que conheçam tais pontos turísticos, è importante o professor dar oportunidade para elas falarem sobre suas próprias experiências de viagens, levando inclusive suas fotos para compartilhar com os colegas.
       * Quarta-feira – população
o       Uma forma bem interessante de se ver a dialeto típico da região é trazer alguém de lá. Fica a sugestão de se trazer um convidado nesse dia.
o       Interessante também é se fazer peças teatrais com as roupas típicas e as crianças tentarem fazer o sotaque característico da região.
       * Quinta-feira – manifestações folclóricas
o       Seria interessante levar um grupo de dança típica, ou mostrar um vídeo ou mesmo as próprias crianças prepararem uma apresentação da dança/festa típica.
        * Sexta-feira – pratos típicos
o       Aqui é interessante que o grupo leve várias comidas típicas da região para que todos da sala possam comer.

* O professor poderá deixar livre para as crianças se expressarem como quiseram, através de aulas expositivas, de vídeos, de músicas, apresentações teatrais, trazendo convidados etc. Mas é importante estimulá-los a utilizarem vários recursos, podendo cada dia da semana trazer um recurso diferente. Cabe ao professor acompanhar o processo preparatório dando sugestões quando necessário.

* É preciso que haja um bom planejamento deste projeto, pois ele exigirá uma densa pesquisa por parte das crianças e também dos pais que deverão estar envolvidos para auxiliar, por exemplo, na preparação dos pratos típicos, confecção das roupas para apresentações etc.

OBS: O professor deverá acompanhar o tempo toda a construção do trabalho pelos alunos, auxiliando-os no que for necessário.
Avaliação
* Participação e envolvimento na pesquisa e preparação dos trabalhos;
* Participação e envolvimento na apresentação dos trabalhos
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renilda Mares, Rede Municipal , Bahia - disse:
    renildamares@gmail.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Excelente este trabalho, visto que o aluno participa de maneira ativa, pesquisando e aprendendo assim como desenvolvendo nas suas atividades escolares e de mundo. Parabéns!


  • jane a klein grasel, secretaria de educação , Santa Catarina - disse:
    janekgrasel@hotmail.com

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Olá, adorei o exemplo da aula sobre regiões pois assim eles fixarão melhor o conteudo porque irão pesquiasr e terão que apresentar para os colegas. Parabén spela ideia.


  • Francisco Colombi, EEB Pe. João Stolte , Santa Catarina - disse:
    faticolombi@yahoo.com.br

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente Conteúdo bem programado


  • Regiane M. Rêgo, Escola Estadual Coronel Fiúza , Amazonas - disse:
    regiane35_rego@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é bem interessante é uma forma diferenciada de trabalhar as regiões brasileiras. Sou formada em geografia, irei aproveitar sua aula e fazer adaptações para minha sala de aula, 5º ano. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.