Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conhecer as principais características das cinco regiões político-administrativas do Brasil;
* Perceber grande a diferença cultural existente no Brasil.
Duração das atividades
Variará de acordo com cada docente...
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES (continuação)
... É interessante disponibilizar uma aula de 50 minutos, todos os dias durante cinco semanas. Essas aulas serão de responsabilidade da apresentação dos alunos. Anteriormente a elas o professor deverá disponibilizar algumas aulas para explicar como será feita atividade e para que as crianças possam se preparar.
Estratégias e recursos da aula
* Dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo ficará responsável por pesquisar uma região político-administrativa do Brasil (Região Norte, Sul, Centro-oeste, Nordeste e Sudeste). Deverão pesquisar cinco temáticas:
* Aspectos físicos: dimensão territorial, sub-regiões, relevo, hidrografia, clima, vegetação.
* Economia e turismo: principais fontes de riqueza da região e principais pontos turísticos;
* População: as principais características dos nativos da região, seu modo de falar e de se vestir característicos. Grupos étnicos presentes na região.
* Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, típicas da região.
* Pratos típicos da região.
* Feito todo o trabalho de pesquisa e preparação dos trabalho s haverá a apresentação destes para os outros colegas da turma. Deverá ser disponibilizada uma semana para cada região, onde em cada dia será apresentada uma das temáticas pesquisadas. A divisão poderá ser assim:
* Segunda-feira –aspectos físicos
o Sugere-se a utilização de recursos como o mapa.
* Terça – feira- economia e turismo
o Aqui é interessante a utilização de imagens mostrando os pontos turísticos. Pode-se utilizar vídeos também.
o Poderá haver crianças que conheçam tais pontos turísticos, è importante o professor dar oportunidade para elas falarem sobre suas próprias experiências de viagens, levando inclusive suas fotos para compartilhar com os colegas.
* Quarta-feira – população
o Uma forma bem interessante de se ver a dialeto típico da região é trazer alguém de lá. Fica a sugestão de se trazer um convidado nesse dia.
o Interessante também é se fazer peças teatrais com as roupas típicas e as crianças tentarem fazer o sotaque característico da região.
* Quinta-feira – manifestações folclóricas
o Seria interessante levar um grupo de dança típica, ou mostrar um vídeo ou mesmo as próprias crianças prepararem uma apresentação da dança/festa típica.
* Sexta-feira – pratos típicos
o Aqui é interessante que o grupo leve várias comidas típicas da região para que todos da sala possam comer.
* O professor poderá deixar livre para as crianças se expressarem como quiseram, através de aulas expositivas, de vídeos, de músicas, apresentações teatrais, trazendo convidados etc. Mas é importante estimulá-los a utilizarem vários recursos, podendo cada dia da semana trazer um recurso diferente. Cabe ao professor acompanhar o processo preparatório dando sugestões quando necessário.
* É preciso que haja um bom planejamento deste projeto, pois ele exigirá uma densa pesquisa por parte das crianças e também dos pais que deverão estar envolvidos para auxiliar, por exemplo, na preparação dos pratos típicos, confecção das roupas para apresentações etc.
OBS: O professor deverá acompanhar o tempo toda a construção do trabalho pelos alunos, auxiliando-os no que for necessário.
Avaliação
* Participação e envolvimento na pesquisa e preparação dos trabalhos;
* Participação e envolvimento na apresentação dos trabalhos