14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
1) Reconhecer o tema central dos textos em estudo;
2) Utilizar apoio de desenhos no estudo ou na compreensão dos textos;
3) Realizar inferências e predições em relação ao conteúdo do texto e à intencionalidade do autor;
4) Produzir textos com qualidade , coerência, explorando aspectos linguísticos e ortográficos no nível da turma;
5) Redigir textos de acordo com a estrutura estudada;
6) Revisar os textos produzidos a partir de estratégias que possam garantir a qualidade da escritura/da produção escrita;
7) Reconhecer as implicações da intencionalidade nas estratégias argumentativas utilizadas;
8) Identificar e usar recursos retóricos e icônicos que caracterizam a linguagem da propaganda.
Para fazer uma boa leitura do discurso publicitário, tanto o professor quanto o aluno deverão estar conscientes de que a técnica publicitária parece baseada no pressuposto de que um texto publicitário chamará mais a atenção quanto mais violar as normas cultas. Para isso, ambos deverão conhecer os padrões da gramática tradicional para poder brincar com os desvios e subversões de um sistema que já deve ser do conhecimento de todos.
Preparação para a primeira aula:
Vivemos em uma sociedade rodeada por textos publicitários: outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites... A publicidade tem o grande poder de persuadir crianças, jovens e adultos. Carregam uma responsabilidade muito grande, pois entram em nossa vida, influenciam nosso consumo, nossas atitudes, seduz-nos, promete-nos felicidade, riqueza, beleza e muitas vezes não analisamos a veracidade dos fatos implícitos nelas. Por isso, saliento a necessidade de despertar em nossos alunos essa habilidade: ler criticamente os textos publicitários.
1 aula
Pergunte aos alunos quais anúncios publicitários de que eles se lembram. Questione por que esses textos ficaram guardados na memória e outros não. Faça com os alunos uma lista de slogans mais famosos e populares e anote no quadro. Relembre também alguns jingles.
Conceito de jingle: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle (Acesso: 20/11/2009)
Professor, apresente aos alunos os seguintes textos:
http://www.alana.org.br/banco_arquivos/imagens/Denuncia/Foto%20Outdoor%201.jpg (Acesso: 20/11/2009)
http://miladias.wordpress.com/tag/outdoor/ (Acesso: 20/11/2009)
http://worlddy.files.wordpress.com/2009/02/chico.jpg ( acesso: 20/11/2009)
Peça que os alunos façam uma análise coletiva sobre o conteúdo (a mensagem) que cada texto traz. Para tal, eles deverão:
1) Identificar informações explícitas no texto;
2) Inferir informações implícitas;
2) Utilizar apoio de recursos gráficos na compreensão do texto;
3) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos gráficos;
4) Extrapolar idéias do texto a partir de informações do próprio texto.
Professor, durante essa análise de construção de sentido, ajude os alunos a encontrarem argumentos implícitos no texto que serão fundamentais para o entendimento, sugira pistas, ative o conhecimento de mundo deles, ajude-os a buscar o caminho. Dessa forma, eles se sentirão capazes e motivados a participarem da aula.
Sugestão de análise do primeiro outdoor:
No primeiro outdoor, uma criança está com uma pose e olhar sensuais , com ares de modelo, porém , ousado para a idade. A mensagem diz: Use e lambuze!
Analisando criticamente, a criança deveria estar com ar de criança mesmo, angelical. Infelizmente esse anuncio tira um pouco da ingenuidade da criança, de sua doçura.
Argumente e discuta com os alunos as características que marcam um texto publicitário e anote no quadro.
Veja abaixo algumas das principais características:
Mensagens curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetidas com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário.
2 aula
http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009)
Professor, prepare algum material em que os alunos possam visualizar as propagandas acima: data show, lâminas coloridas de retro-projetor...
As propagandas são carregadas de trocadilhos e a tarefa dada aos alunos é que eles consigam fazer a relação existente entre o que foi criado na propaganda da Hortifruti e o nome do filme.
2a atividade
Divida a turma em grupos e solicite a criação de uma propaganda semelhante a analisada na atividade 1. Eles deverão fazer trocadilhos com nome de livros, músicas ou mesmo filmes. Incentive o talento e criatividade dos alunos e após o termino do trabalho, sugira a criação de folhetos e a exposição na escola.
Preparação para a próxima aula:
Professor prepare alguns anúncios publicitários sem imagens e reproduza cópias diversificadas para serem entregues aos alunos.
3a aula
O texto publicitário tem um grande aliado que é a ilustração. Ela exerce um papel muito importante para a construção de significados do leitor. Essas imagens reforçam os valores de atenção, compreensão, memorização e credibilidade do texto.
É importante ressaltar que, enquanto algumas pessoas acreditam no que está impresso, uma grande maioria acredita no que vê, e não precisa ser uma prova científica, mas apenas uma aparência da prova de verdade que se quer transmitir.
Pensando nisso e baseado nos itens abaixo, solicite aos alunos a criação de ilustrações para reforçar a ideia de alguns anúncios ( textos verbais).
a) aumentar o índice de atenção do anúncio;
b) tornar o anúncio mais aprazível à vista;
c) induzir à leitura do texto;
d) estimular o desejo pelo produto anunciado;
e) engrandecer o produto anunciado;
f) demonstrar ou reforçar afirmações feitas no texto;
g) identificar o produto ou a marca.
Dica: Os trabalhos também poderão ser expostos em murais na escola.
Professor se tiver oportunidade, agende uma visita a uma Agência de Publicidade e leve seus alunos. Ou ainda, convite um publicitário para ser entrevistado por seus alunos na escola.
http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009) Esse site apresenta outras peças publicitárias em que se exige dos estudantes, além da identificação de informações, uma grande habilidade de construir relações entre textos distintos e veiculados em diferentes suportes textuais.
A avaliação se dará em cada etapa do processo de criação dos textos . O professor acompanhará os alunos nas atividades cotidianas, reforçando a realização de um plano de texto, de uma pré-redação, da preparação e da edição dos textos.
Outro aspecto a ser observado deve ser o desenvolvimento da capacidade de fazer inferências, da leitura, de percepção de inadequações e de correção de textos próprios e alheios, visando à clareza, objetividade e coerência. A evolução dos alunos nas atividades propostas deve ser compartilhada com eles. O professor pode criar pautas de correção a partir de aspectos gramaticais, ortográficos e de pontuação já trabalhados com a classe. Além disso, deve desempenhar também a função de leitor. Ao ler os textos dos alunos, poderá fazer observações a respeito dos conteúdos trabalhados durante o processo de produção dos folhetos.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/06/2010
Cinco estrelasGOSTEI BASTANTE DA AULA ELABORADA POR VOCÊ...REALMENTE SÓ FALTOU DEMOMINAR OS PROFISSIONAIS DA ÁREA...PARABÉNS
13/04/2010
Cinco estrelasParabéns pela maneira de trabalhar publicidade.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão da aula. Precisa só da definição de "marketing" e dos profissionais da área envolvidos na propaganda, assim como : publicitário, relações públicas etc.
24/03/2010
Três estrelasAula interessante. O texto publicitário é muito presente na vida de todos nós deve estar nas aulas.