Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicidade e propaganda: o poder de persuasão.

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Reconhecer o tema central dos textos em estudo;

2) Utilizar apoio de desenhos no estudo ou na compreensão dos textos;

3) Realizar inferências e predições em relação ao conteúdo do texto e à intencionalidade do autor;

4) Produzir textos com qualidade , coerência, explorando aspectos linguísticos e ortográficos no nível da turma;

5) Redigir textos de acordo com a estrutura estudada;

6) Revisar os textos produzidos a partir de estratégias que possam garantir a qualidade da escritura/da produção escrita;

7) Reconhecer as implicações da intencionalidade nas estratégias argumentativas utilizadas; 

8) Identificar e usar recursos retóricos e icônicos que caracterizam a linguagem da propaganda.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Para fazer uma boa leitura do discurso publicitário, tanto o professor quanto o aluno deverão estar conscientes de que a técnica publicitária parece baseada no pressuposto de que um texto publicitário chamará mais a atenção quanto mais violar as normas cultas. Para isso, ambos deverão conhecer os padrões da gramática tradicional para poder brincar com os desvios e subversões de um sistema que já deve ser do conhecimento de todos.

Estratégias e recursos da aula
                   

Preparação para a primeira aula:

Vivemos em uma sociedade rodeada por textos publicitários: outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites... A publicidade tem o grande poder de persuadir crianças, jovens e adultos. Carregam uma responsabilidade muito grande, pois entram em nossa vida, influenciam nosso consumo, nossas atitudes, seduz-nos, promete-nos felicidade, riqueza, beleza e muitas vezes não analisamos a veracidade dos fatos implícitos nelas. Por isso, saliento a necessidade de despertar em nossos alunos essa habilidade: ler criticamente os textos publicitários.

1 aula

Pergunte aos alunos quais anúncios publicitários de que eles se lembram. Questione por que esses textos ficaram guardados na memória e outros não. Faça com os alunos uma lista de slogans mais famosos e populares e anote no quadro. Relembre também alguns jingles.

Conceito de jingle: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle (Acesso: 20/11/2009)

Professor,  apresente aos alunos os seguintes textos:

http://www.alana.org.br/banco_arquivos/imagens/Denuncia/Foto%20Outdoor%201.jpg (Acesso: 20/11/2009)

http://miladias.wordpress.com/tag/outdoor/ (Acesso: 20/11/2009)

http://worlddy.files.wordpress.com/2009/02/chico.jpg  ( acesso: 20/11/2009)

Peça que os alunos façam uma análise coletiva sobre o conteúdo (a mensagem) que cada texto traz. Para tal, eles deverão:

1) Identificar informações explícitas no texto;

2) Inferir informações implícitas;
2) Utilizar apoio de recursos gráficos na compreensão do texto;
3) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos gráficos;
4) Extrapolar idéias do texto a partir de informações do próprio texto.

Professor, durante essa análise de construção de sentido, ajude os alunos a encontrarem argumentos implícitos no texto que serão fundamentais para o entendimento, sugira pistas, ative o conhecimento de mundo deles, ajude-os a buscar o caminho. Dessa forma, eles se sentirão capazes e motivados a participarem da aula.


Sugestão de análise do primeiro outdoor:

No primeiro outdoor, uma criança está com uma pose e olhar sensuais , com ares de modelo, porém , ousado para a idade. A mensagem diz: Use e lambuze!
Analisando criticamente, a criança deveria estar com ar de criança mesmo, angelical. Infelizmente esse anuncio tira um pouco da ingenuidade da criança, de sua doçura
.


Argumente e discuta com os alunos as características que marcam um texto publicitário e anote no quadro.

Veja abaixo algumas das principais características:

Mensagens curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetidas com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário.


2 aula

undefined

http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009)

Professor, prepare algum material em que os alunos possam visualizar as propagandas acima: data show, lâminas coloridas de retro-projetor...
As propagandas são carregadas de trocadilhos e a tarefa dada aos alunos é que eles consigam fazer a relação existente entre o que foi criado na propaganda da Hortifruti e o nome do filme.

2a atividade

Divida a turma em grupos e solicite a criação de uma propaganda semelhante a analisada na atividade 1. Eles deverão fazer trocadilhos com nome de livros, músicas ou mesmo filmes. Incentive o talento e criatividade dos alunos e após o termino do trabalho, sugira a criação de folhetos e a exposição na escola.

Preparação para a próxima aula:

Professor prepare alguns anúncios publicitários sem imagens e reproduza cópias diversificadas para serem entregues aos alunos.


3a aula

O texto publicitário tem um grande aliado que é a ilustração. Ela exerce um papel muito importante para a construção de significados do leitor. Essas imagens reforçam os valores de atenção, compreensão, memorização e credibilidade do texto.

É importante ressaltar que, enquanto algumas pessoas acreditam no que está impresso, uma grande maioria acredita no que vê, e não precisa ser uma prova científica, mas apenas uma aparência da prova de verdade que se quer transmitir.

Pensando nisso e baseado nos itens abaixo, solicite aos alunos a criação de ilustrações para reforçar a ideia de alguns anúncios ( textos verbais).

a) aumentar o índice de atenção do anúncio;
b) tornar o anúncio mais aprazível à vista;
c) induzir à leitura do texto;
d) estimular o desejo pelo produto anunciado;
e) engrandecer o produto anunciado;
f) demonstrar ou reforçar afirmações feitas no texto;
g) identificar o produto ou a marca.


Dica: Os trabalhos também poderão ser expostos em murais na escola.

Recursos Complementares

Professor se tiver oportunidade, agende uma visita a uma Agência de Publicidade e leve seus alunos. Ou ainda, convite um publicitário para ser entrevistado por seus alunos na escola.

http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009) Esse site apresenta outras peças publicitárias em que se exige dos estudantes, além da identificação de informações, uma grande habilidade de construir relações entre textos distintos e veiculados em diferentes  suportes textuais.

Avaliação

A avaliação se dará em cada etapa do processo de criação dos textos . O professor acompanhará os alunos nas atividades cotidianas, reforçando a realização de um plano de texto, de uma pré-redação, da preparação e da edição dos textos.
Outro aspecto a ser observado deve ser o desenvolvimento da capacidade de fazer inferências, da leitura, de percepção de inadequações e de correção de textos próprios e alheios, visando à clareza, objetividade e coerência. A evolução dos alunos nas atividades propostas deve ser compartilhada com eles. O professor pode criar pautas de correção a partir de aspectos gramaticais, ortográficos e de pontuação já trabalhados com a classe. Além disso, deve desempenhar também a função de leitor. Ao ler os textos dos alunos, poderá fazer observações a respeito dos conteúdos trabalhados durante o processo de produção dos folhetos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.