21/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
.Localizar, no mapa, a África e as regiões de origem dos principais grupos étnicos africanos trazidos ao Brasil durante a vigência da escravidão.
.Conhecer traços culturais dos principais grupos étnicos africanos presentes no Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
.Discutir estratégias em busca da equidade racial no Brasil.
- Leitura de mapas
Estratégias e recursos da aula:
Vídeo
Poesia
Sinopse de filme
Discussão sobre tema
Leitura de texto
Interpretação de texto
Trabalho com mapa
Trabalho de equipe
Pesquisa
Debate sobre notícia
Desenvolvimento
1º passo
- O professor leva os alunos para a sala de informática para ouvirem o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves que tem aproximadamente oito minutos de duração.
OBS: O vídeo tem o objetivo de sensibilizar os alunos para iniciarem os estudos sobre a cultura africana.O professor explica aos alunos quem foi Castro Alves (informações disponíveis nos recursos educacionais.) Esclarece aos alunos que as imagens que acompanham a narração são cenas do filme Amistad que conta a viagem dos escravos trazidos do continente africano para a América..
São muitos os detalhes para os alunos assimilarem. O professor pode pedir aos alunos para ouvirem com os olhos fechados o poema na voz de Paulo Autran.Em um segundo momento os alunos ouvem novamente o poema assistindo a sinopse do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8
2º passo
- O professor faz uma introdução ao tema lançando algumas perguntas sobre o que eles acabaram de assistir:
-Quem gostaria de comentar o que mais chamou sua atenção no que acabamos de ver?
-Como eram aprisionados os negros em suas terras de origem?
-Você tem uma hipótese para explicar quem vendia os negros?
-Qual o seu comentário para o poema de Castro Alves?
-Como ele descreve no poema, as ações praticadas pelos comerciantes de escravos?
3º passo
Pode ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de Língua Portuguesa .Na leitura e interpretação do texto o professor de português pode contribuir facilitando o estendimento do texto.
Tráfico negreiro
Chama-se de tráfico negreiro o transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras colônias de países europeus, durante o período colonialista.
Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
Os portugueses já usavam o negro como escravo antes da colonização do Brasil, nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós, depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento do trabalho livre para a ampliação do mercado consumidor.
Iniciado na primeira metade do século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com a descoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática, cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos navios negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia lucro. Os principais portos de desemb arque no Brasil eram a Bahia, Rio de Jan eiro e Pernambuco, de onde seguiam para ou tras
Texto ada ptado.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
A turma é dividida em grupos e os alunos preparam-se para a discussão em sala sobre o texto.
O professor propõe os grupos observarem as seguintes questões:
- A descoberta da América como fator influenciador do processo de escravidão.
-Características do comércio entre África e as Américas.
-Justificativa da escravidão.
-Interesse inglês pelo trabalho livre.
-Atividades econômicas responsáveis pela escravidão.
Após a discussão o professor pede aos alunos que redijam um pequeno texto sobre o que foi discutido.
4º passo
- Solicitar que os alunos observem o mapa abaixo.
O professor deve providenciar uma lâmina com o mapa abaixo e disponibilizar para a turma.
- Após a observação, o professor propõe a discussão:
-Qual o título do Mapa?
-Quais continentes vocês identificam no mapa?
-Chamar um aluno para identificar o continente Africano.
-Chamar outro aluno para identificar a América do Sul.
-Observe a legenda do mapa:
. Para onde eram levados os escravos que partiam da localidade Lagos?
. Para onde eram levados os escravos que partiam da localidade de S.Paulo de Luanda?
. Para onde eram levados os escravos que partiam de Moçambique?
. Como eram chamados os escravos que partiam de Guiné (Lagos)?
. Como eram chamados os escravos que partiam das outras regiões?
OBS: O professor deve ter a preocupação de reforçar a idéia que o mapa mostra as regiões da África onde o tráfico de escravos para a América era mais intenso tendo o cuidado de não reforçar a idéia de que a África era dividida apenas em bantos e sudaneses, mas que estes povos foram os que mais sofreram com o tráfico para a América.
- O professor distribui um xerox do mapa e pede aos alunos para representarem no mapa deles o que eles aprenderam observando o mapa do retro projetor.O professor pode encontrar o mapa nos recursos educacionais.
5º passo
O professor reúne os alunos em círculo para avaliarem o que eles já estudaram a partir das questões abaixo:
- Como eram transportados os africanos em navios negreiros.
- O que era o tráfico negreiro.
- As terras de origem dos africanos.
- O professor mostra um mapa mundi e pede aos alunos para localizarem a África.
-Pede aos alunos para avaliarem o tamanho do continente africano.
-Comparar o tamanho da África com o tamanho da América do Sul.
-Perguntar aos alunos se no continente americanos os povos tem as mesmas características os
mesmos hábitos e os mesmos costumes?
-Pedir aos alunos para falarem sobre as diferenças observadas nos povos do continente americano.
OBS: A História muitas vezes nos passa imagens marcadas pelos estereótipos que povoam as mentes de nossos alunos acerca do continente africano.È importante o professor realizar abordagens que representam a África como um universo plural e complexo, mostrar aos alunos as múltiplas Áfricas com diversidades regionais, evitando um enfoque generalizante e reducionista sobre toda a África.
6º passo
-O professor disponibiliza a sala de informática e fornece as fontes de pesquisa encontradas nos recursos educacionais.
-Propões os alunos fazerem um trabalho em equipe sobre a cultura dos povos africanos par a serem apresentados aos colegas most rando que os povos africanos não foram responsáveis somente pelo povoamento do território brasileiro e pela mão de obra escrava,mas que eles marcaram a nossa formação.
-As equipes se organizam e apresentam os trabalhos.
7º passo
Com o objetivo de mostrar para os alunos que atualmente muito tem sido feito para resgatar a auto-estima daqueles que sofreram as consequências da discriminação racial o professor coloca no mural a notícia da luta pela equidade de raças e pede aos alunos para não deixarem de se informar lendo o texto.
A luta pela equidade de raças no Brasil ganhou um forte aliado.No dia 9 de setembro de 2009,foi aprovado na Câmara d o s Deputados,em Brasília,o Estatuto da Igualdade Racial.Entre os seus principais pontos estão o incentivo à contratação de negros em empresas,o reconhecimento da capoeira como esporte,a reclusão de até três anos para quem pratica racismo na Internet,o livre exercício de cultos religiosos de ordem africana e o estímulo as atividades produtivas da população negra no campo.
Mais uma vez o professor organiza a turma em grupos e propõe a discussão sobre a notícia que acabaram de ouvir.
-Depois, um representante de cada grupo, leva para o grupão as conclusões de seu grupo.
Recursos Educacionais
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/arquipelago-continente-constituicao-territorio-brasileiro-427772.shtml
http://guiadicas.net/fotos/2009/02/atlas-mundi.jpg
Sites para pesquisa
http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Educacao_Vestibular/2009/10/28/abecedario+traca+retrato+vigoroso+da+heranca+africana+no+brasil+8951036.html
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cultura-africana/cultura-africana.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%81frica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
http://www.paijulioesteio.kit.net/religioes_de_matriz_africana_no_contexto_geral_no_brasil_9.htm< /p>
http://www.african aesco la.com.br/conteudos/influencia1.html
Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871, com 24 anos) foi um poeta brasileiro. Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete lagunas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, Estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos EscravosO aspecto social da poesia de Castro Alves, em poemas como "O Navio Negreiro" e "Vozes d'África", ambos publicados no livro Os Escravos, foi um dos motivos principais para a sua popularização. Nesse sentido, autores como Mário de Andrade, no modernismo, dedicaram-lhe inúmeros ensaios.
Sinopse do filme Amistad:
http://www.megklopper.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=255005
Poema de Castro Alves- Navio Negreiro
http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm
Biografia de Castro Alves:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Alves
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como os debates e as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos
Cinco estrelas 2 classificações
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20/11/2011
Cinco estrelasGostei bastante. Se me permite gostaria de sugerir trabalhar com palavras africanas, alimento e danças.
09/05/2010
Cinco estrelasAdorei, achei tudo que eu estava precisando!!!!