Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo com o jornal sobre as células tronco

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy , Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre relação entre o desenvolvimento científico de novas terapias com o uso de células tronco e a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas com patologias graves, isto é, doenças como Alzheimer, Síndrome de Parkinson, leucemias, etc e ainda em pessoas com lesões graves. 

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Capacidade de análise de vídeos e textos com conteúdo informativo;
  • Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
  •  Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Duração das atividades
100 horas (duas aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula
  •  Projeção de vídeo;
  •  Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
  •  Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

O professor poderá passar um vídeo da personagem Luciana (Aline Moraes) da novela “Viver a vida” (Fig.1) mostrando o drama que ela está passando após ter sofrido um acidente e ter ficado tetraplégica e levar os alunos a pensar sobre como é possível ajudar pessoas com problemas semelhantes. Explique que nesta aula os alunos irão conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WvW_mPzlhew&feature=related. Acessado: 01 dez. 2009.

undefinedFigura 1 - Imagem do vídeo.

Depois do vídeo o professor poderá apresentar o recurso “Célula tronco”, disponível no Portal do Professor (conforme link abaixo) e, em seguida, com os alunos em sala de aula, estimule um debate sobre a importância das pesquisas com célula tronco.

Recurso:

Célula tronco

O recurso é um gráfico animado que representa de forma simplificada o que é a célula tronco.

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

Durante o debate o professor poderá lembrar os alunos sobre a polêmica que envolve o assunto já que as pesquisas, há pouco tempo liberadas, utilizam em parte embriões humanos que seriam descartados pelas clínicas de fertilização. O professor poderá aproveitar o debate para avaliar o domínio da turma sobre o tema célula tronco. Sugerimos a seguir algumas questões que o professor poderá fazer a turma como forma de nortear o debate:

Atividade 1

Após este momento inicial, discuta com os alunos sobre o conteúdo dos recursos que eles assistiram de forma que eles façam uma reflexão sobre a importância do tema. Feito isto, com os alunos em duplas e no laboratório de informática, o professor poderá propor que eles desenvolvam pesquisas sobre o tema de forma a responder algumas questões:

  • o que são as células tronco?

  • Como podemos consegui-las?

  • Há forma de conseguir células tronco sem utilizar embriões?

  • Qual a diferença entre células tronco embrionárias e células tronco adultas?

  • Qual a diferença entre as terapias celulares e as terapias gênicas?

  • Qual o impacto destas pesquisas para a vida das pessoas?

Para colaborar com a atividade de pesquisa o professor poderá sugerir alguns sites para pesquisa (Fig 2). Contudo, o professor poderá sugerir que eles não só busquem informações em notícias e sites na internet, como também pesquisem em livros.

Sugestões de alguns sites para pesquisa sobre o tema:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1095882-5603,00-GRUPO+TRANSFORMA+CELULA+ADULTA+EM+CELULATRONCO+SEM+ALTERACAO+GENETICA.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u622053.shtml

http://cienciaevida.atarde.com.br/?tag=celula-tronco

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/celulas-tronco.htm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11309.shtml

http://www.ufrgs.br/bioetica/celtron.htm

undefined

Figura 2 - Imagem do portal Folha com matéria sobre a relação entre célula tronco e descobertas na área de saúde. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u622053.shtml. Acessado em: 10 dez. 2009.

Figura 3 – Imagem de um esquema de célula tronco. Disponível em: http://ceticismo.files.wordpress.com/2007/05/celulastronco.jpg. Acessado em: 28 nov. 2009.

Atividade 2

Após as pesquisas, as duplas poderão desenvolver um texto informativo sobre o tema pesquisado e debatido em sala de aula. O professor poderá sugerir que as duplas escrevam este texto em uma espécie de “Fanzine”, isto é, um boletim informativo feito em papel sulfite, escrito e desenhado à mão (Fig.4). Antes de iniciar a produção dos textos o professor poderá orientar os alunos em uma nova pesquisa para conhecer e entender como se pode fazer um fanzine.


Figura 4 –
Imagem de um Fanzine feito à mão. Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_OqcNJ8l1X3k/Sobg6nyhjEI/AAAAAAAAAME/9yr7LaGkpWs/s320/fanzine.jpg Acessado em: 28 nov. 2009.

Sugestão de pesquisa sobre Fanzine:

O site Wikipedia traz uma boa definição do que é o Fanzine (Fig.5). Mesmo com um nome um pouco diferente o importante é ter claro que justamente o conceito de Fanzine é a simplicidade, os alunos poderão dobrar uma folha de sulfite ao meio e escrever a mão o texto sobre o tema da aula, colocando ou não uma figura para acompanhar.

Figura 5 – Imagem do site Wikpedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine. Acessado em: 28 nov. 2009.

O texto informativo:

Para a produção de um texto informativo o professor poderá sugerir aos alunos um roteiro de questões que deverão ser respondidos pelo texto, são elas:

  • Quem?

  • Quando?

  • O quê?

  • Como?

  • Onde?

  • Por quê?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Célula tronco Animação/simulação
Recursos Complementares

Para contribuir com a reflexão sobre as células tronco o professor poderá apresentar a primeira parte do programa “Novas Terapias: O Futuro é hoje?”, disponível no site Tome Ciência (Figs.1) que apresenta as pesquisas com célula tronco e sua importância para o desenvolvimento de cura de muitas doenças.

Links do Vídeo:

http://www.tomeciencia.com.br/222.htm

O vídeo é uma entrevista, de 12 minutos, com pesquisadores e especialistas em Célula Tronco que debatem a importância destas pesquisas para os avanços da área de saúde.

Sugerimos que o professor, em outra oportunidade, possa usar este tema também para refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Sobre o assunto sugerimos a aula "Somos todos iguais?" da professora Lívia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma do papel da célula tronco nas pesquisas na área de saúde e sua consequente importâcia para o desenvolvimento da qualidade de vida da humanidade. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa e produção dos textos, assim como o empenho na confecção do Fanzine. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.