22/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy , Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre relação entre o desenvolvimento científico de novas terapias com o uso de células tronco e a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas com patologias graves, isto é, doenças como Alzheimer, Síndrome de Parkinson, leucemias, etc e ainda em pessoas com lesões graves.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Motivação
O professor poderá passar um vídeo da personagem Luciana (Aline Moraes) da novela “Viver a vida” (Fig.1) mostrando o drama que ela está passando após ter sofrido um acidente e ter ficado tetraplégica e levar os alunos a pensar sobre como é possível ajudar pessoas com problemas semelhantes. Explique que nesta aula os alunos irão conhecer um pouco mais sobre este assunto.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WvW_mPzlhew&feature=related. Acessado: 01 dez. 2009.
Figura 1 - Imagem do vídeo.
Depois do vídeo o professor poderá apresentar o recurso “Célula tronco”, disponível no Portal do Professor (conforme link abaixo) e, em seguida, com os alunos em sala de aula, estimule um debate sobre a importância das pesquisas com célula tronco.
Recurso:
O recurso é um gráfico animado que representa de forma simplificada o que é a célula tronco.
Sugestão:
O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
Durante o debate o professor poderá lembrar os alunos sobre a polêmica que envolve o assunto já que as pesquisas, há pouco tempo liberadas, utilizam em parte embriões humanos que seriam descartados pelas clínicas de fertilização. O professor poderá aproveitar o debate para avaliar o domínio da turma sobre o tema célula tronco. Sugerimos a seguir algumas questões que o professor poderá fazer a turma como forma de nortear o debate:
Atividade 1
Após este momento inicial, discuta com os alunos sobre o conteúdo dos recursos que eles assistiram de forma que eles façam uma reflexão sobre a importância do tema. Feito isto, com os alunos em duplas e no laboratório de informática, o professor poderá propor que eles desenvolvam pesquisas sobre o tema de forma a responder algumas questões:
o que são as células tronco?
Como podemos consegui-las?
Há forma de conseguir células tronco sem utilizar embriões?
Qual a diferença entre células tronco embrionárias e células tronco adultas?
Qual a diferença entre as terapias celulares e as terapias gênicas?
Qual o impacto destas pesquisas para a vida das pessoas?
Para colaborar com a atividade de pesquisa o professor poderá sugerir alguns sites para pesquisa (Fig 2). Contudo, o professor poderá sugerir que eles não só busquem informações em notícias e sites na internet, como também pesquisem em livros.
Sugestões de alguns sites para pesquisa sobre o tema:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u622053.shtml
http://cienciaevida.atarde.com.br/?tag=celula-tronco
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/celulas-tronco.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11309.shtml
http://www.ufrgs.br/bioetica/celtron.htm
Figura 2 - Imagem do portal Folha com matéria sobre a relação entre célula tronco e descobertas na área de saúde. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u622053.shtml. Acessado em: 10 dez. 2009.
Figura 3 – Imagem de um esquema de célula tronco. Disponível em: http://ceticismo.files.wordpress.com/2007/05/celulastronco.jpg. Acessado em: 28 nov. 2009.
Atividade 2
Após as pesquisas, as duplas poderão desenvolver um texto informativo sobre o tema pesquisado e debatido em sala de aula. O professor poderá sugerir que as duplas escrevam este texto em uma espécie de “Fanzine”, isto é, um boletim informativo feito em papel sulfite, escrito e desenhado à mão (Fig.4). Antes de iniciar a produção dos textos o professor poderá orientar os alunos em uma nova pesquisa para conhecer e entender como se pode fazer um fanzine.
Figura 4 – Imagem de um Fanzine feito à mão. Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/_OqcNJ8l1X3k/Sobg6nyhjEI/AAAAAAAAAME/9yr7LaGkpWs/s320/fanzine.jpg Acessado em: 28 nov. 2009.
Sugestão de pesquisa sobre Fanzine:
O site Wikipedia traz uma boa definição do que é o Fanzine (Fig.5). Mesmo com um nome um pouco diferente o importante é ter claro que justamente o conceito de Fanzine é a simplicidade, os alunos poderão dobrar uma folha de sulfite ao meio e escrever a mão o texto sobre o tema da aula, colocando ou não uma figura para acompanhar.
Figura 5 – Imagem do site Wikpedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine. Acessado em: 28 nov. 2009.
O texto informativo:
Para a produção de um texto informativo o professor poderá sugerir aos alunos um roteiro de questões que deverão ser respondidos pelo texto, são elas:
Quem?
Quando?
O quê?
Como?
Onde?
Por quê?
Nome | Tipo |
---|---|
Célula tronco | Animação/simulação |
Para contribuir com a reflexão sobre as células tronco o professor poderá apresentar a primeira parte do programa “Novas Terapias: O Futuro é hoje?”, disponível no site Tome Ciência (Figs.1) que apresenta as pesquisas com célula tronco e sua importância para o desenvolvimento de cura de muitas doenças.
Links do Vídeo:
http://www.tomeciencia.com.br/222.htm
O vídeo é uma entrevista, de 12 minutos, com pesquisadores e especialistas em Célula Tronco que debatem a importância destas pesquisas para os avanços da área de saúde.
Sugerimos que o professor, em outra oportunidade, possa usar este tema também para refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Sobre o assunto sugerimos a aula "Somos todos iguais?" da professora Lívia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma do papel da célula tronco nas pesquisas na área de saúde e sua consequente importâcia para o desenvolvimento da qualidade de vida da humanidade. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa e produção dos textos, assim como o empenho na confecção do Fanzine. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.
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