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Somos todos iguais?

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Deseja-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto da diversidade, em especial da inclusão social e educacional das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Além disso, esperamos que estas aulas favoreçam a conscientização dos alunos sobre a importância da construção de uma sociedade inclusiva e também de escolas adaptadas fisicamente e pedagogicamente à realidade de alunos com NEE, visando favorecer o aprendizado de todos, sem exceção.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas nestas aulas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Motivação

O professor deverá iniciar a aula  mostrando as imagens abaixo para os alunos e  perguntar se eles sabem o que estas pessoas têm em comum. Sem antes dizer qual é o tema da aula!
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/Ray-Charles.jpg

Figura 1- Cantor muito conhecido e que possuía NEE do tipo Visual. Disponível em: http://www.myextralife.com/wp-content/uploads/2006/05/Ray-Charles.jpg  Acesso em 01. Nov. 2008.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/ziraldo.jpg

Figura 2 - Escritor brasileiro que tem uma NEE chamada Hiperatividade. Disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/03/05/05_MVG_cult_ziraldo.jpg  Acesso em 01. Nov. 2008.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/down.jpg

Figura 3 - Atriz que possui Síndrome de Down; uma NEE do tipo Intelectual.
Disponível em: http://inacabamento.files.wordpress.com/2008/03/25_10_06_down_atrizmirim.jpg  Acesso em 01. Nov. 2008.
 

Após ouvir as opiniões dos alunos sobre as imagens mostradas, o professor deverá dizer que estas são pessoas que têm algumas características diferentes da população em geral que não tem nenhum tipo de Necessidade Especial.

A primeira pessoa é um artista americano muito conhecido, chamado Ray-Charles que cantava Soul e tocava piano, e que possuía NEE do tipo Visual.

A segunda pessoa é um brasileiro chamado Ziraldo que além de pintor, é jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor, uma de suas obras infantis mais famosas é “O Menino Maluquinho” .  Ziraldo tem uma NEE chamada Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, mais conhecida como Hiperatividade. As pessoas que têm Hiperatividade são mais agitadas que as outras que não têm este transtorno, por isso muitas vezes são tidas como pessoas mal educadas, indisciplinadas e problemáticas. No entanto, estas são características próprias da Hiperatividade, ou seja, elas não são assim porque querem. Para mais informações sobre Hiperatividade entre no site: http://www.hiperatividade.com.br/index.php .

Por último, a terceira pessoa é uma atriz que possui Síndrome de Down que atuou na novela “Páginas da Vida“ que foi ao ar em 2006.

Apesar destas pessoas apresentarem algumas características diferentes das demais, todas elas são inteligentes, capazes de aprender e realizar inúmeras atividades que, às vezes, nem mesmo pessoas sem NEE conseguem fazer! Um exemplo disso é que não são todas as pessoas que têm o dom de tocar piano como Ray-Charles tocava – e ele era cego! Todos nós temos características únicas e nem por isso somos melhores ou piores que outra pessoa!  Assim, podemos afirmar que todas as pessoas têm uma potencialidade e é importante que a descubra.

O professor, neste momento, deverá questionar as características que os alunos têm que os tornam únicos, singulares. É importante que o professor instigue, favoreça que as crianças consigam perceber que todas as pessoas possuem suas potencialidades e limitações, no entanto, é preciso valorizar as potencialidades, as capacidades que as pessoas têm do que enfatizar  o lado negativo.


Atividade 1

Após as discussões apontadas acima, o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos.

 

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13937/video_ariel.wmv

O recurso é um vídeo apresentado por um garoto com Síndrome de Down (Ariel). Este vídeo tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre as diferenças entre os seres humanos e a importância de respeitá-las.

 Atividade 2

Após a apresentação do recurso o professor deverá perguntar aos alunos se eles ficaram surpresos com o que ouviram.
Neste momento o professor poderá introduzir a problemática da Inclusão Educacional e Social aos seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua existência e importância para a sociedade em geral e para as pessoas que possuem alguma NEE.
O professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma pessoa que tem NEE e como é a vida desta pessoa, se ela trabalha, estuda e etc. Poderá perguntar também o que eles acham sobre a escolarização destas pessoas, se acham  que elas devem estudar e se isto deve ser feito numa escola regular (que é a escola comum para todas as pessoas, a que eles estudam), por que e etc.

Sugestão de uma Dinâmica:

Sugerimos que o professor peça para que os alunos imaginem-se como se tivessem alguma NEE, isto é, que tente se colocar no lugar de uma pessoa com tais necessidades. Este é um tipo de exercício que todo ser humano deveria fazer e, começar desde pequeno pode fazer a diferença!

Para tanto, o professor poderá fazer uma dinâmica onde alguns alunos deverão estar vendados e realizar alguma tarefa simples, de sala de aula, como, por exemplo, levar o caderno até o professor.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/TN_cabra_cega.jpg

Figura 4 – Criança com os olhos vendados. Disponível em: http://valongo.free.fr/noticias/2005_08_festas/vignettes/TN_cabra_cega.jpg  Acesso em: 18. Dez. 2008.

 

Após a experiência os alunos poderão se sentar em roda para contarem o que sentiram durante o momento em que estavam vendados. Assim, o professor deverá levar seus alunos a compreender que é muito importante dar apoio às pessoas que têm alguma NEE e que elas têm o direito de estudar, de trabalhar etc.

Feito isso, o professor deverá apresentar aos alunos alguns sites (apresentados na atividade a seguir) de pessoas que têm alguma NEE e que têm uma profissão, que são bem sucedidas em suas vidas.

Atividade 2

Os alunos deverão ser organizados em cinco grupos para que, desta forma, possam fazer pesquisas sobre pessoas que têm NEE, conforme os sites indicados abaixo. Feito isso, os alunos deverão socializar com os outros grupos o que viram por meio de um breve seminário, contendo explicações básicas do que cada site abordava. Assim poderão aprender mais um tipo de linguagem em que expõe um determinado conhecimento por meio da linguagem verbal e explicações à outras pessoas (seminário).

Neste primeiro site há uma entrevista com um rapaz que aos 18 anos sofreu um acidente e ficou tetraplégico (sem os movimentos do corpo – da cabeça até os pés) e somente depois desta fatalidade descobriu seu dom para as artes plásticas: http://www.vidaearte.com/varios/entrevista_sentidos.htm  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/site1.jpg

Figura 5- Imagem Blog do Sérgio

Neste site você poderá conhecer um pouco sobre Humberto Alexandre, um administrador de empresas que após um acidente de carro tornou-se paraplégico e agora ministra palestras sobre a inclusão social das Pessoas com Deficiência em todo o Brasil.
http://www.humbalex.com.br/  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/site2.jpg

Figura 6 - Imagem do site Acredite em você!

Neste site você conhecerá uma mulher chamada Célia Regina que tem Osteogenesis Imperfeita, usa muletas ou cadeira de rodas para se locomover, um par de aparelhos auditivos, mas não se considera uma pessoa deficiente.
http://www.celiadecristal.com/  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/site3.jpg

Figura 7- Imagem do site Célia de Cristal

Este é um site construído e destinado para as pessoas que sofreram amputação de algum membro de seu corpo. O objetivo deste site é  ajudar estas pessoas a reconstruírem suas vidas após a amputação e elevar sua auto-estima.
http://www.amputadosvencedores.com.br/  

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/site4.jpg

Figura 8- Imagem do site Amputados Vencedores

Este é um site em que fala um pouco da história das irmãs Brasileiras que são cegas.

http://america.globo.com/Novela/America/0,,AA986803-4190,00.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1395/imagens/site_5.jpg

Figura 9 - Imagem do site  As irmãs cegas

 

Sugestão:

No Portal do Professor há algumas aulas que podem servir de guia para a efetuação destas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1037

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1038 
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ariel - contaDown Vídeo
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
Como o objetivo desta aula é propiciar a reflexão sobre a importância da valorização das diferenças entre os seres humanos, é fundamental que o professor perceba se houve uma mudança de pensamento entre os alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 3/8 - 37.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 2/8 - 25%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
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