15/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.
O hábito do canto nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.
Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira de roda “Corre Cotia” para o gestual de mãos do jogo “Batom”, divulgado nas aulas 4 e 5 desta coleção.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9582
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818
Atividade 1
Faça uma rápida revisão da brincadeira “Corre Cotia” adaptada para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta” na aula anterior.
“Corre Cotia” adaptada para o jogo de mãos “150”:
Como jogar?
Os alunos ficarão dispostos em duplas, um de frente para o outro. As duplas iniciam a música da brincadeira “Corre Cotia”, fazendo o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação. Quando os alunos cantarem a sílaba “ção” da palavra “coração”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar o outro, que está com as mãos por cima, bater e encostar em suas mãos.
“Corre Cotia” adaptada para o jogo de mãos “Adoleta”:
Como jogar?
Organize os alunos em uma grande roda, com os braços estendidos para o lado na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Corre Cotia” inicia, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar na sílaba “ção”, da palavra “coração”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.
Após as execuções, faça um debate sobre as duas adaptações propostas para a brincadeira. Pergunte aos alunos se há outras possibilidades de gestos de mãos para futuras adaptações. Se possível, anote as sugestões, as quais poderão ser úteis para o terceiro momento desta coleção de aulas.
Atividade 2
Proponha uma nova adaptação para a brincadeira “Corre Cotia”, dessa vez utilizando o primeiro gestual de mãos (gestual mais simplificado) do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.
Padrão rítmico de acompanhamento das mãos para o jogo “Batom”:
Gestual de mãos simplificado:
A ordem dos gestos para o padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (colcheias e última semínima).
No entanto, sugerimos uma pequena modificação no padrão rítmico e, consequentemente, no gestual de mãos a fim de facilitar a execução por parte dos alunos.
Padrão rítmico facilitado:
Gestual de mãos facilitado:
A ordem dos gestos para o novo padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (duas últimas semínimas).
Como jogar?
Com a turma organizada em roda, a música de “Corre Cotia” se inicia e os alunos começam a realizar o novo padrão rítmico, que marcará a pulsação e o novo gestual de mãos. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, os alunos não deverão bater palma. Quem bater, deverá se deslocar para o meio da roda. O jogo termina quando todos da roda forem eliminados, restando um vencedor.
Dicas
1) Sugira a música “Galinha choca” para o momento da eliminação – alunos que erram e vão para o meio da roda.
“Galinha Choca”
Galinha choca
Chocou o ovo
Saiu minhoca
Da perna torta!
2) Varie o andamento a cada rodada.
Atividade 3
Proponha a adaptação da brincadeira “Corre Cotia” para o gestual de mãos da versão mais conhecida do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.
Padrão rítmico do acompanhamento de mãos:
Legenda a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):
-mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo.
-os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima.
-bater palma
Sugerimos, no entanto, outra modificação a fim de facilitar a execução por parte dos alunos – utilize o padrão rítmico sugerido na atividade 2, com o gestual proposto acima. A única mudança estará na quantidade de palmas, que agora serão duas. Assim:
primeiro tempo
segundo tempo
terceiro tempo
quarto tempo
Como jogar?
Com a turma organizada em duplas, a música de “Corre Cotia” se inicia e os alunos realizam o gestual de mãos proposto, marcando a pulsação. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, os alunos não deverão bater palmas.
Dicas
1) Você pode sugerir rodadas em que os alunos acumulem pontos. A cada cinco (5) execuções do jogo, estabelecer quem fez mais e menos pontos. Posteriormente, faça a troca entre as duplas.
2) Varie o andamento a cada execução.
Recursos da aula:
Não há recursos materiais necessários para essa aula.
Vídeo do jogo "Batom":
http://lengalalenga.blogspot.com/2007/07/vdeo-batom.html
http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo
Site do projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.
http://www.lengalalenga.com.br/
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram versões propostas para a brincadeira “Corre Cotia”, participaram ativamente do debate sugerido e cooperaram para um bom rendimento das atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2011
Cinco estrelasachei bam legal , parabém para a autora do chat