Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que gosto tem ?

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender que nossa língua tem pontos capazes de reconhecer sabores como salgado, doce, amargo e azedo;
• As crianças deverão mostrar disposição ao degustar esses sabores, direcionando os alimentos para algumas partes da língua;
• Elas poderão localizar as “papilas” gustativas  direcionadas a cada sabor.

Duração das atividades
2 horas e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

1° momento. Após uma conversa sobre o que iremos estudar naquele dia, o professor deverá trazer para sala alimentos que representem bem a diferença entre sabores. Alguns deles podem ser sugeridos como: café, suco de limão sem açúcar, mel e sal.


2° momento. Assim, o professor poderá levar para sala um esboço de uma língua com os sabores localizados onde há um número maior das papilas referentes a todos os sabores e seus pontos destacados.

undefined

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/lingua%20-%20B.E.jpg


3° momento. Em outro momento, o professor pode convocar as crianças a degustarem os alimentos que foram trazidos para sala observando os sabores amargo do café, doce do mel, salgado do sal, e azedo do limão. Dessa maneira, as crianças poderão também opinar a respeito de outros alimentos conhecidos que correspondem aos sabores experimentados.

undefined

undefined
4° momento. O professor poderá solicitar que as crianças registrem no papel como foi essa experiência.

Avaliação

Espera-se que as crianças:

• Participem com entusiasmo da aula e da degustação dos alimentos;
• Distinguir os sabores que podemos sentir com o nosso paladar;
• Aprender a localizar os sabores em nossa língua.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.