22/12/2009
Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Compreender que nossa língua tem pontos capazes de reconhecer sabores como salgado, doce, amargo e azedo;
• As crianças deverão mostrar disposição ao degustar esses sabores, direcionando os alimentos para algumas partes da língua;
• Elas poderão localizar as “papilas” gustativas direcionadas a cada sabor.
1° momento. Após uma conversa sobre o que iremos estudar naquele dia, o professor deverá trazer para sala alimentos que representem bem a diferença entre sabores. Alguns deles podem ser sugeridos como: café, suco de limão sem açúcar, mel e sal.
2° momento. Assim, o professor poderá levar para sala um esboço de uma língua com os sabores localizados onde há um número maior das papilas referentes a todos os sabores e seus pontos destacados.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/lingua%20-%20B.E.jpg
3° momento. Em outro momento, o professor pode convocar as crianças a degustarem os alimentos que foram trazidos para sala observando os sabores amargo do café, doce do mel, salgado do sal, e azedo do limão. Dessa maneira, as crianças poderão também opinar a respeito de outros alimentos conhecidos que correspondem aos sabores experimentados.
4° momento. O professor poderá solicitar que as crianças registrem no papel como foi essa experiência.
Espera-se que as crianças:
• Participem com entusiasmo da aula e da degustação dos alimentos;
• Distinguir os sabores que podemos sentir com o nosso paladar;
• Aprender a localizar os sabores em nossa língua.
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