Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando com uma boneca.

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa: Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças poderão:

  •  Contrapor a estrutura do corpo com a de uma boneca de pano;
  •  Realizar movimentos coordenados durante a dança.
Duração das atividades
2 horas e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

1° momento. O professor deverá providenciar uma boneca (o) de tamanho parecido ao dos colegas, levar para sala e apresentá-la às crianças com intenção delas perceberem de que material é feito, se consegue ficar em pé sem ajuda. Depois de analisada essa situação, o professor deverá explicar como ocorrerá a brincadeira.


2° momento. Logo em seguida, o professor combinará como acontecerá a brincadeira. Ele deve explicar que essa brincadeira lembra a dança da vassoura, onde cada criança ficará com outra e enquanto a música tocar elas dançarão em pares, quando a música parar, trocarão de pares. Dessa maneira, elas irão trocar de pares até que a boneca stenha sido par de todos que desejarem dançar com ela.


3° momento. Finalizada a dança, o professor pode propor uma roda de discussão onde cada criança possa relatar sua experiência e o professor deve levantar questionamentos do tipo: a boneca ficaria em pé se não segurássemos? ;é melhor dançar com a boneca, ou com o colega? Porque? Logo após, o professor deve solicitar que elas registrem a brincadeira.

Avaliação

Espera-se que as crianças:

• Observem a diferença da estrutura do corpo humano e de uma boneca de pano;
• Notem a importância da coluna vertebral para a sustentação do nosso corpo e as capacidades que temos em executar movimentos variados como dançar, parar, trocar de par e etc.
• Participem das atividades com entusiasmo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silvia regina, cmei moacir andrade , Amazonas - disse:
    reginasu2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei bem interessante e legal a atividade. sou pedagoga em uma escola de educação infantil na cidade de manaus - am e lá trabalhos muito com atividades que envolvam música e movimento. com certeza levarei esta proposta para as professora. sei que irão adora a idéia.


  • maria da paz gomes de lima, seduc , Paraíba - disse:
    mpg-lima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da estrutura da aula e da modalidade utilizada para trabalhar com os pequenos a importância dos diversos movimentos utilizados. Um abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.