Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Beto Potyguara
imagem do usuário

NATAL - RN EE PROF VARELA BARCA ENS 2 GRAU

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico
  • Estimular a criatividade
  • Produzir sua própria Linha do Tempo
  • Propiciar a inclusão digital
  • Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca
  • Reconhecer-se como sujeito e agente histórico
Duração das atividades
02 (Duas) aulas de cinquente minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempo Cronológico
  • Tempo de Duração
  • Tempo Histórico
  • Calendário
  • Linha de Tempo
  • Navegação pela internet
Estratégias e recursos da aula

 preparação

O professor deverá levar a turma para o laboratório de informática, onde se utilizará de uma apresentação por PowerPoint para introduzir as noções relativas à pesquisa sobre a Linha do Tempo que será produzida pela turma.


Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado.

introduzindo

Trabalhar com a introdução ao conhecimento histórico pode ser algo bastante instigante quanto monótono, dependendo da postura adotada pelo professor. Infelizmente, a disciplina ainda carrega muito do ranço de décadas passadas, onde o ensino tradicional tranformou-lhe em algo sem vida, relegada somente ao registro de um passado bem distante da realidade cotidiana dos alunos.

Resgatar a importância do indivíduo como sujeito e agente histórico é um dos grandes desafios do professor contemporâneo. Contextualizar os acontecimentos do passado, fazendo pontes com o momento presente, demonstra o quanto o estudo e a pesquisa histórica são dignas de reconhecimento e são imprescindíveis para compreendermos o momento em que vivemos.

Trazer o aluno para o centro da discussão e tentar mostrar que os feitos históricos e culturais da humanidade são frutos do trabalho árduo e dedicado de uma coletividade, não apenas de atos individuais e "isolados", de seres superiores, "eleitos pelos deuses". Ressaltar que ele também é um sujeito de um momento histórico e que as suas ações, tanto individuais, quanto coletivas, podem fazer diferença dentro do contexto social em que está inserido. Reconhecer-se como um agente de transformação social, um indivíduo capaz de moldar o mundo a sua volta e tornar-se o grande protagonista e roteirista do grande espetáculo que é a sua vida.

Nesse sentido, sugerimos uma atividade em que ele não seja um mero expectador, mas um agente ativo durante todo o processo de execução e de conclusão da mesma.


1ª AULA:

Partindo da premissa de que o seu aluno domine pelo menos noções básicas sobre o conceito de Tempo Histórico e consiga distingui-lo do Tempo Cronológico, assim como, relacioná-lo com os períodos de tempo de curta, média e longa duração, sugerimos a criação individual de uma Linha de Tempo da vida desse aluno. Utilizaremos a informática e o acesso à internet como nossos aliados principais para alcançarmos esse intento.


No primeiro momento, desloque a turma para o laboratório de informática (na falta desse ambiente, improvise por meio de um retroprojetor ou de painéis), onde o professor deverá apresentar um modelo do que é uma Linha de Tempo. Veja o exemplo abaixo (Fig.1):

undefined

A partir daí, oriente os seus alunos a criarem a própria linha do tempo de sua vida, começando pelo seu nascimento ao momento atual, enumerando os acontecimentos que ele considera como relevantes até aquele dado momento. Por exemplo: data de nascimento, quando começou a andar ou falar, o primeiro dia na escola, quando aprendeu a ler e a escrever, a perda de um ente querido, alguma conquista pessoal, enfim, deixe-o livre para criar uma lista de episódios que segundo a sua opinião e grau de maturidade, ele considera como os mais importantes, até então em sua vida. Apresente a turma o modelo de uma "linha de tempo pessoal" (Fi g.2):

9

É importante registrar que não existe um único padrão para a representação gráfica de uma linha de tempo. Ela pode ser apresentada horizontalmente, verticalmente, em espiral, ou seja, varia mais de acordo com o estilo estético ou de acordo com o espaço (ou ao público) destinado a produção da mesma. Seguem mais exemplos para serem mostrados a turma:

Fig. 3: modelo tradicional:

1

Fig. 4: modelo horizontal ascendente:

3

Fig. 5: modelo horizontal decrescente:

4

Fig. 6: modelo circular:

10

Fig. 7: modelo vertical:

11

Fig. 8: modelo icnográfico:

13

Fig. 9: modelo "árvore genealógica":

6

Fig. 10: modelo com gráficos:

15

Fig. 11: modelo em espiral:

8

Fig. 12: modelo factual fragmentado:

7

Fig. 13: modelo em ziguezague:

5

A escolha do modelo a ser utilizado deverá ser do gosto de cada um, mas deve-se orientá-los para evitarem aqueles mais complexos e os que possam vir a gerar poluição visual ou uma difícil compreensão.

desenvolvimento

2ª AULA:

Em seguida, peça para que cada um represente graficamente essa linha de tempo e lance o seguinte desafio: para cada data (mês ou ano) destacada por você, iremos dar início a uma pesquisa on-line sobre que acontecimentos históricos aconteceram em nossa cidade, estado, país ou no mundo, naquele exato período. Que personalidade histórica nasceu no dia do seu aniversário? O que é comemorado nesse dia em alguma parte do mundo? Qual é o significado do seu nome? O que aconteceu no Mundo no mês em que você levou sua primeira queda de bicicleta? E o primeiro beijo, marcou a sua vida? Mas e para o resto do mundo? Recheie a turma com perguntas alegóricas como essas e direcione-os para a pesquisa de coleta de dados pela internet. Apresente este outro modelo de como essa nova linha temporal deverá ser produzida (Fig. 14):

2

A pesquisa ao ser realizada dessa maneira, além de adquirir um novo significado para o aluno, tranforma o mesmo em um observador da história viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida. O assunto em pauta refere-se a sua própria vida, é algo de seu interesse e que ele vai ter curiosidade em descobrir e ao final da atividade terá orgulho de tê-la produzido. Ele não irá somente "sugar" informações da internet, irá experimentar os passos de um verdadeiro pesquisador, um antropólogo cultural, um arqueológo da sua própria vida. Não são as múmias faraônicas o seu objeto de estudo e sim algo de grande relevância para ele: o seu passado, que agora passa a dar uma maior importâ ncia e a perceber que o conteúdo da disciplina de História pode ser aplicado as suas vivências contemporâneas e não tão somente a um passado, tão, tão, distante.


OBS: uma vez que o levantamento de dados tenha sido realizado (para os locais sem laboratório, pode-se recorrer a pesquisa bibliográfica na biblioteca ou orintar a turma para realizá-la fora do ambiente escolar), deve-se posteriormente, socializá-los com o restante da turma. Sugerimos que a apresentação seja feita por meio do PowerPoint ou de outro programa similar, propiciando também ao aluno o contato com os programas digitais (que anterirormente devem ter sido previamente instrumentalizados) e apropriando-se destes como um recurso para incrementar a sua exposição, dando-lhe as cores e a sua marca a esse projeto autoral.

Créditos e Fontes das Ilustrações:

Fig. 1: Engepack

Fig. 2: Cláudia Costa

Fig. 3: Ilúmina Brasil

Fig. 4: Epidemia

Fig. 5: Wikipédia

Fig. 6: Cinara

Fig. 7: Ferrero do Brasil

Fig. 8: Michelle

Fig. 9: Macmagazine

Fig. 10: MestreSeo

Fig. 11: Blog de Brinquedo

Fig. 12: Prozyn

Fig. 13: Receita Federal

Fig. 14: Espro

complementaçaõ

Ao final da apresentação de toda a turma, pode-se incentivar os alunos a criarem um Blog Memorial para registrar coletivamente os resultados e impressões obtidas durante cada etapa do processo. O aluno individualmente ou em grupo poderá participar da construção do blog da seguinte forma: agregando comentários e relatos sobre a execução da atividade; descrevendo o que mudou em relação a sua concepção anterior sobre o que seria uma pesquisa e da importância que esse trabalho teve para ele; enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da sua execução e, por fim , definir se agora ele já consegue se perceber como um sujeito histórico e como um agente de transformação social. O blog criado coletivamente (e preferencialmente, batizado pela própria turma), pode ser utilizado como uma espécie de portfólio on-line das atividades mais significativas realizadas por aquele grupo de alun os, não apenas durantes as aulas de História, mas em todas as outras ao longo do ano letivo.


Veja como é simples a criação de um blog e oriente as etapas a serem seguidas por seus alunos:

  1. Entre no seguinte endereço eletrônico: http//www.blogger.com/start/ . É necessário que você possua uma conta no Google para a criação do blog. Caso contrário, basta realizar um rápido cadastro nessa mesma página, que lhe possibilitará com um novo e-mail e senha o Login de acesso.
  2. Clique então na opção Criar um blog. Toda a  sequência é rápida e auto explicativa. Salve a opção de Layout que lhe agradar e pronto, o blog estará disponível na net. Em um segundo momento você poderá redifinir as cores e o próprio layout da página, podendo inclusive importar um template personalizado para realçar ainda mais o ambiente, de acordo com a preferência da turma.
  3. Criado o blog, retorne ao painel inicial e clique em Configurações e em seguida em Permissões. Ao abrir este ambiente, insira os e-mails daqueles alunos que você considera como os mais responsáveis da turma na caixa de convites do blog. Dessa maneira ao receberem o convite (sob a forma de um link), esses alunos estarão habilitados a colaborar com postagens. É importante que toda a turma participe desse processo de criação, opinando, se articulando e manusenado as ferramentas do PC e do blog, para que adquiram confiança, segurança e os requisitos mínimos necessários para a atualização do mesmo. O ideal é que, paulatinamente, todos ou pelo menos a maioria dos alunos, tenham condições de acesso e de postagens e que o professor assuma apenas o papel de mediador e de conselheiro do grupo.
Recursos Complementares

Indicação de Sites:

www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/

É uma linha do tempo on-line que traz os principais fatos e personagens da História da humanidade desde a invenção da escrita até os dias atuais.

pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_História_do_Mundo

Acervo da Wikipédia que registra toda a cronologia do planeta desde antes do apareimento do homem. Possui gráficos  etabelas, sedo bastante completo.

recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/884712

Possui vários trabalhos acedêmicos sobre temas históricos. O link acima, remete-nos a o trabalho sobre "O tempo histótico e o uso das categoria temporais no ensino de história" de autoria de Maria de Lurdes de Mattos Dantas Barbosa.

Avaliação

O professor deverá avaliar o aluno através do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao domínio do assunto estudado, quanto refente à instrumentalização digital da tarefa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 41 classificações

  • Cinco estrelas 29/41 - 70.73%
  • Quatro estrelas 12/41 - 29.27%
  • Três estrelas 0/41 - 0%
  • Duas estrelas 0/41 - 0%
  • Uma estrela 0/41 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Selma Correa de Lima, EE Doutor Gualberto Moreira , São Paulo - disse:
    selminha_correa@hotmail.com

    23/11/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom, me ajudou muito pois, tinha que ensinar meus alunos a montar um exercício assim e não sabia como. pulei a atividade fui pesquisar e encontrei. Obrigada.


  • LEONICI G. ANDRADE SANTOS, COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA CLEIA GODOY FABRINI DA SILVA , Paraná - disse:
    leonicisantos@seed.pr.gov.br

    10/09/2013

    Cinco estrelas

    Otimo, bem formulado


  • MThereza, uerj , Rio de Janeiro - disse:
    cury@uerj.br

    29/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito ilustrada. Util e dá excelentes idéias.


  • Sandra, UVA , Rio Grande do Norte - disse:
    sandramanu@ig.com.br

    12/05/2013

    Cinco estrelas

    Ótima.


  • Léia, Escola Estadual , São Paulo - disse:
    leiadesouza2010@hotmail.com

    31/03/2013

    Quatro estrelas

    Achei muito didática e criativa. Gostei muito, com certeza vai enriquecer minha aula. Obrigada por compartilhar seu trabalho. Parabéns !!!


  • Edkalb Garcia, Escola municipal Arthephio Bezerra da Cunha , Rio Grande do Norte - disse:
    edykalb@bol.com.br

    23/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante, não só pela excelente ideia de se trabalhar o conceito de história explorando sua temporalidade por meio de uma linha do tempo, mas também por está inserido dentro do universo das TICs.


  • MAURA COSTA BEZERRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Rio Grande do Norte - disse:
    maurabezerra@uol.com.br

    19/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada criativa e didaticamente correta. Parabéns! Vou usar as indicações de sites na disciplina de Mídias e Educação com os alunos de Quimica no IFRN.


  • Daniela, Colegio Dom Feliciano , Rio Grande do Sul - disse:
    danieladilmar@bol.com.br

    09/01/2013

    Quatro estrelas

    Muito criativo!!Adorei as sugestões dos sites para a construção da linha de tempo.


  • EENICE, INCRA , Distrito Federal - disse:
    erenice.goncalves@hotmail.com

    10/08/2012

    Cinco estrelas

    EXCELENTE. PRECISAVA PARA FAZER UM TRABALHO PARA O MEU DIRETOR.


  • Eliane Vianna, COLÉGIO SANTA MARIA , Rio de Janeiro - disse:
    tata-manu@bol.com.br

    03/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a informação , pois estava com algumas dúvidas para montar um trabalho sobre a linha do tempo, com a minha filha.


  • reginalda , E.M. ANTONIO FREDERICO OZANAM , Minas Gerais - disse:
    reginaldamj@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei essa aula, nunca tinha visto modelos de linha de tempo tao diferentes e interessantes. parabens


  • Isabelle Rangel Dos Santos, Colégio Águia , Rio de Janeiro - disse:
    Isabelle.rangel@hotmail.com

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Eu adorei muito saber apesar de que depois q eu amostrei isso ao meu professor de informatica no outro dia ele levou a gente no laboratório de informática.


  • emily, victor gonsalves de souza , Minas Gerais - disse:
    emilyjj98@hotmail.com

    16/02/2012

    Cinco estrelas

    esse site foi muito util para meu irmao por que eu naum sabia explicar para ele o q era uma linha do tempo....


  • Suely de oliveira Calixto, E. E. "Cel" Benjamim Guimarãesl , Minas Gerais - disse:
    suelyportugues@yahoo.com.br

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    Este trabalho é excelente, pois ajuda o aluno a compreender seu pael enquanto sujeito histórico.


  • Mariana Santos carvalho , Escola Estadual Romulo Galvão , Bahia - disse:
    carvalho.mariana89@gmail.com

    20/10/2011

    Quatro estrelas

    bom gostei , assim melhora o aprendizado do aluno .


  • Carmi Teresinha Wildner, ESC EST DE ENS FUND N SRA DA PENHA , Rio Grande do Sul - disse:
    carmiwildner@gmail.com

    22/09/2011

    Cinco estrelas

    Interessante e dinâmica a aula possilbilita a pesquisa e a observação e o aluno constrói conceitos a partir destas pesquisas e observações.Importante utilização da TICS para melhorar a qualidade das aulas.


  • JUSSARA FARIA, EMEF PRESD. CAMPOS SALLES , São Paulo - disse:
    jfaria19@hotmail.com

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente idéia


  • Leonardo Sinedino Miranda de Oliveira, COMPLEXO EDUC HENRIQUE CASTRICIANO , Rio Grande do Norte - disse:
    leo_smoliveira@hotmail.com

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborado.


  • Écio Fantoni, Escola Ensino médio Victor meirelles , Santa Catarina - disse:
    eciofantoni@click21.com.br

    11/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as formas expostas. Todos os modelos e o contexto do tema foram extremamente eficazes. Parabéns aos idalizadores. Prof Écio


  • Marcos Veloso Ramos , EM JOAQUIM ALVES CARDOSO , Minas Gerais - disse:
    marcosvloso@yahoo.com.br

    01/05/2011

    Quatro estrelas

    Olá Professor bela aula com criatividade envolvendo os alunos explorando várias possibilidades dentro do processo ensino aprendizagem, infelizmente a nosso escola não conta com acesso a internet mais o uso das demais mídias tem sido constante dentro do Projeto Político Pedagógico que tem atuado atendendo a Lei 10963/03 como pode ser observado no escolamjac.blogspot.com


  • Ednea nery de souza , Outros Países - disse:
    edneanery144@hotmail.com

    24/04/2011

    Quatro estrelas

    muito bom! pois aqui tiramos muitas duvidas sobre linha do tempo trazendo assim informações sobre o mesmo.


  • luiz gering, RODRIGUES ALVES C E E FUND MED NOR PROF , Paraná - disse:
    luiz.gering@gmail.com

    20/04/2011

    Cinco estrelas

    O uso da internet oportuniza a motivação de muitos educandos, pois leva o educando a entender o conteúdo de uma forma dinâmica e aborda vários aspectos do tempo cronológico, como tb trabalha de forma bastante significativa, sendo exelente esse método.


  • JOÃO MARIA VALENÇA DE ANDRADE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Rio Grande do Norte - disse:
    joaovalenca@ufrnet.br

    10/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, prof. Roberto Flávio! Trabalho com os componentes de Ensino de História no curso de Pedagogia da UFRN. Portanto somos vizinhos. Incluirei sua excelente proposta de aula nas referências dos meus cursos.


  • EDIVALDO DOS SANTOS, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GILMARA FONTES DE GOIS , Sergipe - disse:
    edivaldo47@gmail.com

    06/04/2011

    Quatro estrelas

    Que bom ver que podemos socializar-se através dos avanços da tecnologia. Vejo a criatividade do autor em abordar o tema. Parabéns!!!


  • francisca zenila almeida de oliveira, LUIZA BEZERRA DE FARIAS EEFM , Ceará - disse:
    zenila.almeida@gmail.com

    30/03/2011

    Quatro estrelas

    Oi li as aulas e gostei bastante das pesquisas será um instrumento bem, inovador nas minhas aulas corinhosamente; zenila


  • rosana pereira da silva , EE ABRAAO LINCOLN , Minas Gerais - disse:
    rosanaroluna30@yahoo.com.br

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito, achei que será uma forma interessante para o enteresse e o aprendizado do aluno


  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    07/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Amei as sugestõs da aula e quero trabalhar com meus alunos, assim que me retornar às aulas. Já trabalhei do tempo com minhas turmas, mas diante dessas variadas sugestões sei que poderei trabalhar melhor esse assunto.


  • Denise Corrêa, Colégio Nomelini Cirandinha , São Paulo - disse:
    denisecorrea90@hotmail.com

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom os exemplos de linha do tempo, parabéns.


  • Sônia Cristina Pereira Figueira, Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite , Rio de Janeiro - disse:
    crisfigueira8@hotmail.com

    07/10/2010

    Cinco estrelas

    muito boa a aula de como fazer uma linha do tempo pois sou aluna do curso de formação de professores Do Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite , no municipio de Pinheiral-RJ e foi de grande ajuda para mim essa aula. obrigada...Sônia Cristina


  • Prof. Hélia Motta, Colégio Est. Prof. Júlio Moreira. E.F.E.M , Paraná - disse:
    heliamotta@ibest.com.br

    26/09/2010

    Quatro estrelas

    Olá Professor Roberto Parabéns pela atitude de postar suas atividades, as atividades e sugetões foram bastante valiosas para o meu trabalho em sala de aula, principalmente a criação do Blog. Hélia


  • CIDA HOSKEM, EEEFM "CHRISTIANO DIAS LOPES" , Espírito Santo - disse:
    cidahoskem@yahoo.com.br

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula e achei muiiiiito interessante! Parabéns!


  • ronia_marcio, Dário Sampaio de Paiva , Goiás - disse:
    ronia_marcio@hotmail.com

    06/06/2010

    Quatro estrelas

    esta sugestão foi muito importante, não tinha noção da quantidade de recursos que posso utilizar com as ferramentas tecnológicas.além do que a aula esta muito bem explicada no seu passo a passo. é a pirmeira vez que estou acessando e não consegui desligar o pc até concluir a leitura.


  • Kennya Vasques, NTE , Paraíba - disse:
    kennyavasques@hotmail.com

    11/05/2010

    Cinco estrelas

    Buscando uma aula para analisar no Curso de Extensão em Mídias na Educação, encontrei essa aula porque já estava procurando algo nessa linha. Achei muito interessante e bem elaborada, podendo ser utilizada como parâmetro para outras atividades. Bom trabalho professor. Parabéns!!!


  • Guilherme Felipe da Costa, EEb Profª Juracy Maria Brosig , Santa Catarina - disse:
    gui.felipe1@gmail.com

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Boa aula, bem pranejada


  • cleo, prefeitura de diadema , São Paulo - disse:
    cleosinha_schmidt@hotmail.com.br

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o conteúdo, parabéns!


  • ferreira, escola joao pessoa souto maior , Pernambuco - disse:
    ferreirasaire@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima sugestao de aula, muito criativa e dinâmica.


  • Cíntia Maria Luz Pinho de Souza, COLEGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO , Bahia - disse:
    cintialux@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a sugestão imensamente criativa, parabéns. Cíntia Luz


  • Iltamara, ESCOLA ESTADUAL ARCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO , Tocantins - disse:
    iltandrade@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei as sugestõe de linha do tempo, trabalho com os alunos, mas pra eles é novidades e só quando eu tento explicar nas aulas, agora poderão ter um visão melhor pelas sugestões aqui apresentadas. Valeu foi essencial.


  • HELENA AVIZ, EMUNICIPAL ELIAS FERES GORAYEB , Pará - disse:
    MALENAVIZ3@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    AULA BEM INTERATIVA, QUE TRABALHA VÁRIAS HABILIDADES NO ALUNADO. PARABÉNS PROFESSOR!


  • Marlene de Souza, Colégio Municipal Padre Galvão , Paraíba - disse:
    leneliberato@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula proposta pelo professor, pois leva o educando a entender o conteúdo de uma forma dinâmica e aborda vários aspectos do tempo cronológico, como tb trabalha de forma bastante significativa a pesquisa na internet. Muito boa mesmo a aula.


  • Carla Cristina Santos Ferreira, ESCOLA ESTADUAL DR. CAETANO MONTEIRO , Pernambuco - disse:
    ccs_oliveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei bastante criativo a forma em que o professor abordou o tempo cronológico, tornando aspectos da vida dos educandos relevante, e ao mesmo tempo levando-os a entender que o que torna um fato marcante no tempo cronológico é a importancia que o mesmo tem na construção da História.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.