20/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
O professor deverá levar a turma para o laboratório de informática, onde se utilizará de uma apresentação por PowerPoint para introduzir as noções relativas à pesquisa sobre a Linha do Tempo que será produzida pela turma.
Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado.
Trabalhar com a introdução ao conhecimento histórico pode ser algo bastante instigante quanto monótono, dependendo da postura adotada pelo professor. Infelizmente, a disciplina ainda carrega muito do ranço de décadas passadas, onde o ensino tradicional tranformou-lhe em algo sem vida, relegada somente ao registro de um passado bem distante da realidade cotidiana dos alunos.
Resgatar a importância do indivíduo como sujeito e agente histórico é um dos grandes desafios do professor contemporâneo. Contextualizar os acontecimentos do passado, fazendo pontes com o momento presente, demonstra o quanto o estudo e a pesquisa histórica são dignas de reconhecimento e são imprescindíveis para compreendermos o momento em que vivemos.
Trazer o aluno para o centro da discussão e tentar mostrar que os feitos históricos e culturais da humanidade são frutos do trabalho árduo e dedicado de uma coletividade, não apenas de atos individuais e "isolados", de seres superiores, "eleitos pelos deuses". Ressaltar que ele também é um sujeito de um momento histórico e que as suas ações, tanto individuais, quanto coletivas, podem fazer diferença dentro do contexto social em que está inserido. Reconhecer-se como um agente de transformação social, um indivíduo capaz de moldar o mundo a sua volta e tornar-se o grande protagonista e roteirista do grande espetáculo que é a sua vida.
Nesse sentido, sugerimos uma atividade em que ele não seja um mero expectador, mas um agente ativo durante todo o processo de execução e de conclusão da mesma.
Partindo da premissa de que o seu aluno domine pelo menos noções básicas sobre o conceito de Tempo Histórico e consiga distingui-lo do Tempo Cronológico, assim como, relacioná-lo com os períodos de tempo de curta, média e longa duração, sugerimos a criação individual de uma Linha de Tempo da vida desse aluno. Utilizaremos a informática e o acesso à internet como nossos aliados principais para alcançarmos esse intento.
No primeiro momento, desloque a turma para o laboratório de informática (na falta desse ambiente, improvise por meio de um retroprojetor ou de painéis), onde o professor deverá apresentar um modelo do que é uma Linha de Tempo. Veja o exemplo abaixo (Fig.1):
A partir daí, oriente os seus alunos a criarem a própria linha do tempo de sua vida, começando pelo seu nascimento ao momento atual, enumerando os acontecimentos que ele considera como relevantes até aquele dado momento. Por exemplo: data de nascimento, quando começou a andar ou falar, o primeiro dia na escola, quando aprendeu a ler e a escrever, a perda de um ente querido, alguma conquista pessoal, enfim, deixe-o livre para criar uma lista de episódios que segundo a sua opinião e grau de maturidade, ele considera como os mais importantes, até então em sua vida. Apresente a turma o modelo de uma "linha de tempo pessoal" (Fi g.2):
É importante registrar que não existe um único padrão para a representação gráfica de uma linha de tempo. Ela pode ser apresentada horizontalmente, verticalmente, em espiral, ou seja, varia mais de acordo com o estilo estético ou de acordo com o espaço (ou ao público) destinado a produção da mesma. Seguem mais exemplos para serem mostrados a turma:
Fig. 3: modelo tradicional:
Fig. 4: modelo horizontal ascendente:
Fig. 5: modelo horizontal decrescente:
Fig. 6: modelo circular:
Fig. 7: modelo vertical:
Fig. 8: modelo icnográfico:
Fig. 9: modelo "árvore genealógica":
Fig. 10: modelo com gráficos:
Fig. 11: modelo em espiral:
Fig. 12: modelo factual fragmentado:
Fig. 13: modelo em ziguezague:
A escolha do modelo a ser utilizado deverá ser do gosto de cada um, mas deve-se orientá-los para evitarem aqueles mais complexos e os que possam vir a gerar poluição visual ou uma difícil compreensão.
Em seguida, peça para que cada um represente graficamente essa linha de tempo e lance o seguinte desafio: para cada data (mês ou ano) destacada por você, iremos dar início a uma pesquisa on-line sobre que acontecimentos históricos aconteceram em nossa cidade, estado, país ou no mundo, naquele exato período. Que personalidade histórica nasceu no dia do seu aniversário? O que é comemorado nesse dia em alguma parte do mundo? Qual é o significado do seu nome? O que aconteceu no Mundo no mês em que você levou sua primeira queda de bicicleta? E o primeiro beijo, marcou a sua vida? Mas e para o resto do mundo? Recheie a turma com perguntas alegóricas como essas e direcione-os para a pesquisa de coleta de dados pela internet. Apresente este outro modelo de como essa nova linha temporal deverá ser produzida (Fig. 14):
A pesquisa ao ser realizada dessa maneira, além de adquirir um novo significado para o aluno, tranforma o mesmo em um observador da história viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida. O assunto em pauta refere-se a sua própria vida, é algo de seu interesse e que ele vai ter curiosidade em descobrir e ao final da atividade terá orgulho de tê-la produzido. Ele não irá somente "sugar" informações da internet, irá experimentar os passos de um verdadeiro pesquisador, um antropólogo cultural, um arqueológo da sua própria vida. Não são as múmias faraônicas o seu objeto de estudo e sim algo de grande relevância para ele: o seu passado, que agora passa a dar uma maior importâ ncia e a perceber que o conteúdo da disciplina de História pode ser aplicado as suas vivências contemporâneas e não tão somente a um passado, tão, tão, distante.
OBS: uma vez que o levantamento de dados tenha sido realizado (para os locais sem laboratório, pode-se recorrer a pesquisa bibliográfica na biblioteca ou orintar a turma para realizá-la fora do ambiente escolar), deve-se posteriormente, socializá-los com o restante da turma. Sugerimos que a apresentação seja feita por meio do PowerPoint ou de outro programa similar, propiciando também ao aluno o contato com os programas digitais (que anterirormente devem ter sido previamente instrumentalizados) e apropriando-se destes como um recurso para incrementar a sua exposição, dando-lhe as cores e a sua marca a esse projeto autoral.
Fig. 1: Engepack
Fig. 2: Cláudia Costa
Fig. 3: Ilúmina Brasil
Fig. 4: Epidemia
Fig. 5: Wikipédia
Fig. 6: Cinara
Fig. 7: Ferrero do Brasil
Fig. 8: Michelle
Fig. 9: Macmagazine
Fig. 10: MestreSeo
Fig. 11: Blog de Brinquedo
Fig. 12: Prozyn
Fig. 13: Receita Federal
Fig. 14: Espro
Ao final da apresentação de toda a turma, pode-se incentivar os alunos a criarem um Blog Memorial para registrar coletivamente os resultados e impressões obtidas durante cada etapa do processo. O aluno individualmente ou em grupo poderá participar da construção do blog da seguinte forma: agregando comentários e relatos sobre a execução da atividade; descrevendo o que mudou em relação a sua concepção anterior sobre o que seria uma pesquisa e da importância que esse trabalho teve para ele; enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da sua execução e, por fim , definir se agora ele já consegue se perceber como um sujeito histórico e como um agente de transformação social. O blog criado coletivamente (e preferencialmente, batizado pela própria turma), pode ser utilizado como uma espécie de portfólio on-line das atividades mais significativas realizadas por aquele grupo de alun os, não apenas durantes as aulas de História, mas em todas as outras ao longo do ano letivo.
Veja como é simples a criação de um blog e oriente as etapas a serem seguidas por seus alunos:
Indicação de Sites:
www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
É uma linha do tempo on-line que traz os principais fatos e personagens da História da humanidade desde a invenção da escrita até os dias atuais.
pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_História_do_Mundo
Acervo da Wikipédia que registra toda a cronologia do planeta desde antes do apareimento do homem. Possui gráficos etabelas, sedo bastante completo.
recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/884712
Possui vários trabalhos acedêmicos sobre temas históricos. O link acima, remete-nos a o trabalho sobre "O tempo histótico e o uso das categoria temporais no ensino de história" de autoria de Maria de Lurdes de Mattos Dantas Barbosa.
O professor deverá avaliar o aluno através do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao domínio do assunto estudado, quanto refente à instrumentalização digital da tarefa.
Quatro estrelas 43 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2016
Cinco estrelasAchei muito interessante e me ajudou, pois terei que ajudar meu neto a fazer uma linha do tempo como tarefa da escola. ,
26/03/2015
Cinco estrelasOlha uma boa tarde,que maravilha,estou muito impressionada,que trabalho maravilhoso...estou aprendendo muito com vocês.
23/11/2014
Quatro estrelasMuito bom, me ajudou muito pois, tinha que ensinar meus alunos a montar um exercício assim e não sabia como. pulei a atividade fui pesquisar e encontrei. Obrigada.
10/09/2013
Cinco estrelasOtimo, bem formulado
29/07/2013
Cinco estrelasMuito ilustrada. Util e dá excelentes idéias.
12/05/2013
Cinco estrelasÓtima.
31/03/2013
Quatro estrelasAchei muito didática e criativa. Gostei muito, com certeza vai enriquecer minha aula. Obrigada por compartilhar seu trabalho. Parabéns !!!
23/03/2013
Cinco estrelasMuito interessante, não só pela excelente ideia de se trabalhar o conceito de história explorando sua temporalidade por meio de uma linha do tempo, mas também por está inserido dentro do universo das TICs.
19/01/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborada criativa e didaticamente correta. Parabéns! Vou usar as indicações de sites na disciplina de Mídias e Educação com os alunos de Quimica no IFRN.
09/01/2013
Quatro estrelasMuito criativo!!Adorei as sugestões dos sites para a construção da linha de tempo.
10/08/2012
Cinco estrelasEXCELENTE. PRECISAVA PARA FAZER UM TRABALHO PARA O MEU DIRETOR.
03/07/2012
Cinco estrelasAdorei a informação , pois estava com algumas dúvidas para montar um trabalho sobre a linha do tempo, com a minha filha.
28/03/2012
Cinco estrelasadorei essa aula, nunca tinha visto modelos de linha de tempo tao diferentes e interessantes. parabens
24/02/2012
Quatro estrelasEu adorei muito saber apesar de que depois q eu amostrei isso ao meu professor de informatica no outro dia ele levou a gente no laboratório de informática.
16/02/2012
Cinco estrelasesse site foi muito util para meu irmao por que eu naum sabia explicar para ele o q era uma linha do tempo....
08/11/2011
Cinco estrelasEste trabalho é excelente, pois ajuda o aluno a compreender seu pael enquanto sujeito histórico.
20/10/2011
Quatro estrelasbom gostei , assim melhora o aprendizado do aluno .
22/09/2011
Cinco estrelasInteressante e dinâmica a aula possilbilita a pesquisa e a observação e o aluno constrói conceitos a partir destas pesquisas e observações.Importante utilização da TICS para melhorar a qualidade das aulas.
12/09/2011
Cinco estrelasExcelente idéia
25/06/2011
Cinco estrelasMuito bem elaborado.
11/05/2011
Cinco estrelasAdorei as formas expostas. Todos os modelos e o contexto do tema foram extremamente eficazes. Parabéns aos idalizadores. Prof Écio
01/05/2011
Quatro estrelasOlá Professor bela aula com criatividade envolvendo os alunos explorando várias possibilidades dentro do processo ensino aprendizagem, infelizmente a nosso escola não conta com acesso a internet mais o uso das demais mídias tem sido constante dentro do Projeto Político Pedagógico que tem atuado atendendo a Lei 10963/03 como pode ser observado no escolamjac.blogspot.com
24/04/2011
Quatro estrelasmuito bom! pois aqui tiramos muitas duvidas sobre linha do tempo trazendo assim informações sobre o mesmo.
20/04/2011
Cinco estrelasO uso da internet oportuniza a motivação de muitos educandos, pois leva o educando a entender o conteúdo de uma forma dinâmica e aborda vários aspectos do tempo cronológico, como tb trabalha de forma bastante significativa, sendo exelente esse método.
10/04/2011
Cinco estrelasParabéns, prof. Roberto Flávio! Trabalho com os componentes de Ensino de História no curso de Pedagogia da UFRN. Portanto somos vizinhos. Incluirei sua excelente proposta de aula nas referências dos meus cursos.
06/04/2011
Quatro estrelasQue bom ver que podemos socializar-se através dos avanços da tecnologia. Vejo a criatividade do autor em abordar o tema. Parabéns!!!
30/03/2011
Quatro estrelasOi li as aulas e gostei bastante das pesquisas será um instrumento bem, inovador nas minhas aulas corinhosamente; zenila
29/03/2011
Cinco estrelasgostei muito, achei que será uma forma interessante para o enteresse e o aprendizado do aluno
07/03/2011
Cinco estrelasParabéns! Amei as sugestõs da aula e quero trabalhar com meus alunos, assim que me retornar às aulas. Já trabalhei do tempo com minhas turmas, mas diante dessas variadas sugestões sei que poderei trabalhar melhor esse assunto.
02/02/2011
Cinco estrelasMuito bom os exemplos de linha do tempo, parabéns.
07/10/2010
Cinco estrelasmuito boa a aula de como fazer uma linha do tempo pois sou aluna do curso de formação de professores Do Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite , no municipio de Pinheiral-RJ e foi de grande ajuda para mim essa aula. obrigada...Sônia Cristina
26/09/2010
Quatro estrelasOlá Professor Roberto Parabéns pela atitude de postar suas atividades, as atividades e sugetões foram bastante valiosas para o meu trabalho em sala de aula, principalmente a criação do Blog. Hélia
28/08/2010
Cinco estrelasGostei da aula e achei muiiiiito interessante! Parabéns!
06/06/2010
Quatro estrelasesta sugestão foi muito importante, não tinha noção da quantidade de recursos que posso utilizar com as ferramentas tecnológicas.além do que a aula esta muito bem explicada no seu passo a passo. é a pirmeira vez que estou acessando e não consegui desligar o pc até concluir a leitura.
11/05/2010
Cinco estrelasBuscando uma aula para analisar no Curso de Extensão em Mídias na Educação, encontrei essa aula porque já estava procurando algo nessa linha. Achei muito interessante e bem elaborada, podendo ser utilizada como parâmetro para outras atividades. Bom trabalho professor. Parabéns!!!
16/04/2010
Cinco estrelasBoa aula, bem pranejada
14/04/2010
Cinco estrelasExcelente o conteúdo, parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula proposta pelo professor, pois leva o educando a entender o conteúdo de uma forma dinâmica e aborda vários aspectos do tempo cronológico, como tb trabalha de forma bastante significativa a pesquisa na internet. Muito boa mesmo a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei as sugestõe de linha do tempo, trabalho com os alunos, mas pra eles é novidades e só quando eu tento explicar nas aulas, agora poderão ter um visão melhor pelas sugestões aqui apresentadas. Valeu foi essencial.
24/03/2010
Quatro estrelasAULA BEM INTERATIVA, QUE TRABALHA VÁRIAS HABILIDADES NO ALUNADO. PARABÉNS PROFESSOR!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei bastante criativo a forma em que o professor abordou o tempo cronológico, tornando aspectos da vida dos educandos relevante, e ao mesmo tempo levando-os a entender que o que torna um fato marcante no tempo cronológico é a importancia que o mesmo tem na construção da História.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a sugestão imensamente criativa, parabéns. Cíntia Luz
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima sugestao de aula, muito criativa e dinâmica.