Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ORIGEM DA CÉLULA EUCARIÓTICA

 

13/03/2009

Autor e Coautor(es)
Alline Braga Silva
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar a célula e entender esse conceito; diferenciar uma célula procarionte de uma eucarionte; entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear.
Duração das atividades
1 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

O QUE É UMA CÉLULA?

SUGESTÃO: Faça essa pergunta a seus alunos e aproveite as respostas deles para ir montando o conceito e corrigindo erros, se existentes.

Definição: célula é a unidade funcional e estrutural viva.

 

Entendendo o conceito

Para que os alunos possam entender melhor o conceito, questione os termos chaves da definição:

  1. Sendo a célula uma unidade viva, quais as características ela deve apresentar?(Com o auxílio dos alunos, pode-se listar as características dos seres vivos. Posteriormente, pode-se evidenciar que a célula possui todas essas características, com o exemplo de um ser unicelular).
  2. O que quer dizer unidade estrutural? (É a morfologia, forma que a célula possui, sendo capaz de exercer suas funções vitais por meio dessa).
  3. O que quer dizer unidade funcional? (Uma célula é capaz de exercer todas as atividades funcionais necessárias à vida, como pode ser notado em seres unicelulares, por exemplo, bactérias e amebas. Esses organismos (UNICELULARES) são capazes de respirar, excretar, reproduzir, etc. Quando a célula faz parte de um organismo multicelular, ela exerce as atividades funcionais que, em conjunto, compõem aquelas que os organismos exercem. Ex: A respiração pulmonar é um reflexo da respiração celular, que para produzir energia, utiliza glicose e oxigênio liberando gás carbônico e água. Esses gases são trocados no pulmão - hematose. Outros exemplos também podem ser acrescentados, como a excreção, a digestão, etc).

 

CÉLULAS PROCARIÓTICAS x EUCARIÓTICAS

Esse é o momento para comparar as características de células eucarióticas com as de células procarióticas. Para isso é interessante utilizar a animação a seguir.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/animacao-proc-euc.jpg

Diferença entre procariotos e eucariotos

 

A origem do núcleo

Existem várias hipóteses para a origem do núcleo eucariótico, porém duas delas são mais conhecidas:

 - Teoria Autogênica: diz que o núcleo é resultado da fusão de invaginações da membrana plasmática que isolaram uma porção de citoplasma.

- Teoria Endossimbiótica: diz que uma bactéria foi invadida por outra (uma arqueobactéria), sem que esta fosse fagocitada. Dessa forma, elas estabeleceram uma relação de dependência mútua. Dessa forma, a bactéria invasora originou o núcleo. Essa  teoria ainda diz que a célula eucariótica foi originada por relações endossimbióticas sucessivas. As mitocôndrias originaram-se de bactérias aeróbicas, os plastos de cianobactérias, e estruturas tubulares (como centríolos, cílios e flagelos) formaram-se a partir de bactérias espiroquetas.

## Para os alunos conhecerem mais sobre o assunto, distribua-lhes o artigo "O centro de comando" da revista "Ciência Hoje Online", disponível  no link abaixo ##

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/noticia-nucleo.jpg

http://cienciahoje.uol.com.br/122998

 

A importância da membrana nuclear

## Tente levantar as seguintes questões aos seus alunos: (1) qual a importância da membrana nuclear? (2) o que podemos observar em relação à diversidade  dos eucariotos e dos procariotos? Depois de considerar as respostas, conclua a explicação para que todos os alunos possam compreender ##

A membrana nuclear permitiu separar a célula em compartimentos, sendo que a transcrição (produção de RNA que ocorre dentro do núcleo) não ocorre simultaneamente com a tradução (produção de proteínas no citoplasma, a partir da "leitura" do mRNA) - veja a explicação abaixo. Esse evento possibilitou que surgisse uma grande diversidade de células e consequentemente de seres vivos. Isso porque pode haver um controle sobre a transcrição, sobre a tradução ou mesmo pós-tradução. Dessa forma, os genes podem se expressar de formas diferentes ou em tempos distintos, dependendo de quais fatores controladores estão presentes. Pode-se notar, então, que o citoplasma e as proteínas nele contidas têm um importante papel no controle da expressão gênica, sendo também importantes como causa da diversidade biológica.

Explicação: Tanto em procariotos como em eucariotos, o DNA é transcrito por enzimas chamadas RNA polimerases, com a finalidade de formar RNA. Quando o mRNA é produzido nos procariotos, ele é imediatamente traduzido em uma proteína. Assim, nos procariotos a transcrição e a tradução constituem eventos simultâneos e coordenados. Mas a existência de um envoltório nuclear nos eucariotos fornece a oportunidade para um tipo completamente novo de regulação celular. Os ribossomos, que são responsáveis pela tradução, estão de um lado do envoltório nuclear, enquanto que o DNA e as RNA polimerases, necessárias para a transcrição, estão no outro lado. Entre a transcrição e a tradução, o RNA transcrito precisa ser processado de modo que possa passar através do envoltório nuclear. Regulando  quais mRNAs podem passar para o citoplasma, a célula é capaz de selecionar as mensagens recém sintetizadas que serão traduzidas.

 

DIVERSIDADE DE CÉLULAS

 Nesse tópico pode-se mostrar a relação existente entre a diversidade de células e suas funções específicas, o que levou ao surgimento de tecidos específicos possibilitando a maior diversidade de seres vivos.

Algumas vantagens da diversidade: a grande diversidade de formas que surgiu permitiu a adaptação a diferentes ambientes, e com a especialização foi possível aumentar a eficácia na utilização da energia.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/celulas.jpg

 Fonte: http://www.teachersdomain.org/resource/tdc02.sci.life.cell.cellgallery/ 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Diferença entre procariotos e eucariotos Animação/simulação
Avaliação
A avaliação da sala como um todo pode ser realizada observando como se dá a participação dos alunos durante os questionamentos. Se eles se mostram interessados, se são sempre os mesmos que participam, como estão sendo as respostas obtidas, etc. Individualmente, pode-se fazer questões escritas, sendo que é importante perguntar determinados temas: explicar o conceito de célula; dizer qual a importância do núcleo e o que isso possibilitou em relação à diversidade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanessa Coutinho, faculdade unilagos , Rio de Janeiro - disse:
    VANESSACOUTINHOMARIANO@HOTMAL.COM

    01/07/2014

    Três estrelas

    Dei uma olhada no artigo e achei bastante interessante,assim conseguindo tirar minhas dúvidas,essa matéria me deixa um pouco confusa devido a tantas figuras de celulas diferente. Obrigado pela ajuda


  • Iêda, Unijorge , Bahia - disse:
    dal_sousa@hotmail.com

    17/02/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula me ajudou muito,otima explicação


  • Maíra Batista de Oliveira, INSTITUTO DE EDUCACAO ANISIO TEIXEIRA , Bahia - disse:
    mairaoliveira18@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Como faço para baixar a animação?


  • natalia brigida rodrigues sousa, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    brigidarodrigues234@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Gostei muito da maneira detalhada como o assunto foi tratado e das estratégias escolhidas para despertar o interesse e atenção do aluno. O material extra também é muito rico e importante. Quero parabenizar a professora pela metodologia utilizada de montar o conceito de células utilizando o conhecimento prévio dos alunos. Utilizarei uma metodologia semelhante nas minhas aulas de Biologia, quando tratar desse assunto, pois acredito despertar empolgação e interesse dos alunos.


  • ÉDINA MARIA FREDERICO, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    edinafrederico@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    a sua metodologia foi muito interessante, listar juntamente com os alunos as caracteristicas morfologicas do seres vivos. acrescento tambem listar com os alunos os cincos reinos para que eles possam diferenciar a celula eucariotica e procariotica


  • thais, ufpel , Rio Grande do Sul - disse:
    thais@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa a aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.