13/03/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
O QUE É UMA CÉLULA?
SUGESTÃO: Faça essa pergunta a seus alunos e aproveite as respostas deles para ir montando o conceito e corrigindo erros, se existentes.
Definição: célula é a unidade funcional e estrutural viva.
Entendendo o conceito
Para que os alunos possam entender melhor o conceito, questione os termos chaves da definição:
CÉLULAS PROCARIÓTICAS x EUCARIÓTICAS
Esse é o momento para comparar as características de células eucarióticas com as de células procarióticas. Para isso é interessante utilizar a animação a seguir.
Diferença entre procariotos e eucariotos
A origem do núcleo
Existem várias hipóteses para a origem do núcleo eucariótico, porém duas delas são mais conhecidas:
- Teoria Autogênica: diz que o núcleo é resultado da fusão de invaginações da membrana plasmática que isolaram uma porção de citoplasma.
- Teoria Endossimbiótica: diz que uma bactéria foi invadida por outra (uma arqueobactéria), sem que esta fosse fagocitada. Dessa forma, elas estabeleceram uma relação de dependência mútua. Dessa forma, a bactéria invasora originou o núcleo. Essa teoria ainda diz que a célula eucariótica foi originada por relações endossimbióticas sucessivas. As mitocôndrias originaram-se de bactérias aeróbicas, os plastos de cianobactérias, e estruturas tubulares (como centríolos, cílios e flagelos) formaram-se a partir de bactérias espiroquetas.
## Para os alunos conhecerem mais sobre o assunto, distribua-lhes o artigo "O centro de comando" da revista "Ciência Hoje Online", disponível no link abaixo ##
http://cienciahoje.uol.com.br/122998
A importância da membrana nuclear
## Tente levantar as seguintes questões aos seus alunos: (1) qual a importância da membrana nuclear? (2) o que podemos observar em relação à diversidade dos eucariotos e dos procariotos? Depois de considerar as respostas, conclua a explicação para que todos os alunos possam compreender ##
A membrana nuclear permitiu separar a célula em compartimentos, sendo que a transcrição (produção de RNA que ocorre dentro do núcleo) não ocorre simultaneamente com a tradução (produção de proteínas no citoplasma, a partir da "leitura" do mRNA) - veja a explicação abaixo. Esse evento possibilitou que surgisse uma grande diversidade de células e consequentemente de seres vivos. Isso porque pode haver um controle sobre a transcrição, sobre a tradução ou mesmo pós-tradução. Dessa forma, os genes podem se expressar de formas diferentes ou em tempos distintos, dependendo de quais fatores controladores estão presentes. Pode-se notar, então, que o citoplasma e as proteínas nele contidas têm um importante papel no controle da expressão gênica, sendo também importantes como causa da diversidade biológica.
Explicação: Tanto em procariotos como em eucariotos, o DNA é transcrito por enzimas chamadas RNA polimerases, com a finalidade de formar RNA. Quando o mRNA é produzido nos procariotos, ele é imediatamente traduzido em uma proteína. Assim, nos procariotos a transcrição e a tradução constituem eventos simultâneos e coordenados. Mas a existência de um envoltório nuclear nos eucariotos fornece a oportunidade para um tipo completamente novo de regulação celular. Os ribossomos, que são responsáveis pela tradução, estão de um lado do envoltório nuclear, enquanto que o DNA e as RNA polimerases, necessárias para a transcrição, estão no outro lado. Entre a transcrição e a tradução, o RNA transcrito precisa ser processado de modo que possa passar através do envoltório nuclear. Regulando quais mRNAs podem passar para o citoplasma, a célula é capaz de selecionar as mensagens recém sintetizadas que serão traduzidas.
DIVERSIDADE DE CÉLULAS
Nesse tópico pode-se mostrar a relação existente entre a diversidade de células e suas funções específicas, o que levou ao surgimento de tecidos específicos possibilitando a maior diversidade de seres vivos.
Algumas vantagens da diversidade: a grande diversidade de formas que surgiu permitiu a adaptação a diferentes ambientes, e com a especialização foi possível aumentar a eficácia na utilização da energia.
Fonte: http://www.teachersdomain.org/resource/tdc02.sci.life.cell.cellgallery/
Nome | Tipo |
---|---|
Diferença entre procariotos e eucariotos | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/07/2014
Três estrelasDei uma olhada no artigo e achei bastante interessante,assim conseguindo tirar minhas dúvidas,essa matéria me deixa um pouco confusa devido a tantas figuras de celulas diferente. Obrigado pela ajuda
17/02/2012
Cinco estrelasEssa aula me ajudou muito,otima explicação
24/08/2010
Cinco estrelasComo faço para baixar a animação?
24/03/2010
Sem estrelasGostei muito da maneira detalhada como o assunto foi tratado e das estratégias escolhidas para despertar o interesse e atenção do aluno. O material extra também é muito rico e importante. Quero parabenizar a professora pela metodologia utilizada de montar o conceito de células utilizando o conhecimento prévio dos alunos. Utilizarei uma metodologia semelhante nas minhas aulas de Biologia, quando tratar desse assunto, pois acredito despertar empolgação e interesse dos alunos.
24/03/2010
Sem estrelasa sua metodologia foi muito interessante, listar juntamente com os alunos as caracteristicas morfologicas do seres vivos. acrescento tambem listar com os alunos os cincos reinos para que eles possam diferenciar a celula eucariotica e procariotica
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa a aula