25/03/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Esta aula será essencialmente expositiva, dividida em dois momentos. Utilizará também recursos educacionais como apoio.
A abordagem inicial sobre o tema poderá se desenvolver através de questionamentos aos alunos como:
A partir das respostas será possível iniciar a exposição dos primeiros conceitos, como definição geral e estutura dos vírus, a ser feita com a ajuda de imagens e recursos educacionais para facilitar a visualização dos alunos. O professor deve procurar usar uma abordagem comparativa, lembrando quais as semelhanças e diferenças existentes entre os vírus e outros microrganismos (Para ajudar, pesquise sobre bactérias na aula "A importância das bactérias para a vida", disponível no Portal). Nesta primeira parte da aula também devem ser apresentados os tópicos reprodução e origem dos vírus, encerrando com a interação dos mesmos com os seres vivos.
Terminada a exposição dos principais conceitos, inicia-se a segunda parte da aula, em que os alunos participarão através de uma atividade, que consistirá em um breve debate sobre o dilema se os vírus são seres vivos ou não. Para tanto, os alunos serão divididos em alguns grupos e receberão uma folha, previamente preparada pelo professor, com as características básicas de todos os seres considerados vivos. Os alunos terão um tempo para ler, comparar tais características com as apresentadas para os vírus e discutir se devemos ou não considerar que os vírus são seres vivos. Este tempo não deve ser muito longo, para que depois os alunos possam expor suas opiniões e debater entre os grupos.
Por fim, com os alunos ainda em grupo, o professor pode entregar uma segunda atividade, em que os alunos receberão uma tabela com diversos tipos de patologias que ocorrem nos seres vivos e são causadas por microrganismos, para que pesquisem em casa quais delas são causadas por vírus e como ocorre o contágio. Cabe ao professor decidir se será uma atividade avaliativa, o que é sugerido e melhor desenvolvido no espaço "Avaliação" desta aula.
Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. Basicamente são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo, que além de proteger o material genético, combina-se quimicamente com receptores membranares das células parasitadas. Mais em: Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm
Um vírus é um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas, de composição relativamente simples, que é capaz de se multiplicar (reproduzir) somente no interior de células vivas de animais, plantas ou bactérias. O nome vem do Latin e significa "veneno". Poucos anos antes de 1900, dois cientistas (o russo D.I. Ivanovsky e o alemão Beijerink) descobriram que uma doença comum às folhas do tabaco era transmitida por um "agente de infecção", hoje conhecido como "vírus mosaico do tabaco". Mais em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/virus.htm
Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de proteína chamada capsídeo, que armazena e protege o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, envolve o capsídeo em alguns vírus, enquanto noutros não existe, sendo o capsídeo a estrutura mais externa. Ele protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pelo qual o vírus invade seu próximo hospedeiro. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus
Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus
A reprodução envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídio. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína. Mais em: WebCiencia.com - http://www.webciencia.com/11_34virus.htm
A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como plasmídeos ou transposons (elementos transponíveis, são segmentos de DNA que têm a capacidade de mover-se e replicar-se dentro de um determinado genoma). Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus
O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem). Mais em: WebCiencia.com - http://www.webciencia.com/11_34virus.htm
1 - Apresenta os passos do processo de infecção de uma célula bacteriana por bacteriófagos
2 - Dependendo do nível de detalhamento a que se pretende chegar, pode ser utilizada a animação disponível no site http://www.johnkyrk.com/virus.pt.html, que aborda brevemente o processo de infecção de célula pelos vírus, e em especial, o mecanismo do vírus do HIV. A animação é simples, porém exige o conhecimento prévio de alguns conceitos mais complexos de biologia molecular.
Imagens:
Tipos de vírus. Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/virus/virus-1.php
Esquema do vírus HIV. Fonte: http://www.geocities.com/mpennafort/hiv_ciclo.html
Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm
Como o HIV se reproduz. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1357_biologia_aids/page2.shtml
Nome | Tipo |
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Ciclo lítico | Animação/simulação |
Quatro estrelas 16 classificações
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16/04/2013
Cinco estrelasGostei das animações.
04/03/2012
Cinco estrelasexcelente mesmo!!! adoro esse site, só pesquiso nele... parabéns!!!
17/01/2012
Cinco estrelasò material disponível e as dicas de elaboração de aula são muito bons, e contribui muito para nós professores que estamos começndo nossa carreira docente agora, parabéns!
19/05/2011
Cinco estrelasMuito interessante. Sou acadêmica ainda e usei parte deste material para um seminário sobre aula expositiva.
24/02/2011
Cinco estrelasAdorei a aula! E a primeira vez que pesquiso neste endereço e estou muito satisfeita. Parabens
28/11/2010
Cinco estrelasum trabalho excelente. parabens.
17/09/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula. Trabalho em uma escola sem muitos recursos, mas estou sempre tentando inovar nas aulas de Biologia, este assunto tratado dessa forma com certeza ajuda bstante o entendimento dos alunos.
13/09/2010
Cinco estrelasMuito boa aula. Estava com algumas dúvidas de como proceder, em que ordem trabalhar os assuntos. O Portal me deu uma baita força!
08/09/2010
Cinco estrelasAbordagem simples, curiosa, desperta a atenção e o interesse pelo assunto, mostrando suscintamente os aspectos gerais e fundamentais para que o aluno desenvolva sua opinião crítica a respeito do questionamento inicial. Aula Excelente com recursos e indicações de sites e dvd, associando o aspecto expositivo com as multimídias.
11/05/2010
Cinco estrelasmuito legal
04/04/2010
Cinco estrelasMaravilhosa a aula. Encontrei fazendo uma pesquisa para dar uma aula na Universidade ( como uma uma estagiária para "alunos" de 5° ano) (simulação de aula). Foi muito bom, eu e minha equipe vamos falar da gripe suina. Influenza H1N1.
24/03/2010
Quatro estrelasNa minha opinião a exploração de conteúdo está boa, pois não está aquela aula imensa, que cansa qualquer aluno de ficar lendo e ao mesmo tempo aborda as principais características dos vírus e seus assuntos mais importantes. Porém para a adequadação ao nível de ensino, eu achei que há linguagens muito complexas. Quanto aos recursos didáticos achei muito legal a utilização das imagens e animações para que os alunos possam visualizar melhor o assunto. A escolha para aula expositiva foi excelente.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei, muito...
24/03/2010
Quatro estrelasas imagens e teoria estão ótimos
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está excelente,o conteúdo abrange os pontos princípais,as ilustrações apresentadas são uma otima ideia,tornando a aula mais dinâmica,prendendo a atenção do aluno,fazendo com este participe ativamente da aula apresentada a ele,a aula está bem direcionada,sem rodeios,o que é favorável,pois não fica uma aula cansativa.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula fascinante, as informações e o material auxiliar são excelentes. O tema é de extrema importância, pois existe ainda muita dificuldade dos alunos em definir e entender o “Vírus”. Porem concordo com a Crizane sobre a linguagem que poderia ser um pouco menos complexa. Parabéns a aula é excelente!