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Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos utilizando o CABRI

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o Teorema de Tales a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples.

- Compreender a Semelhança de Triângulos como consequência do Teorema de Tales, a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples.

- Trabalhar a Geometria Dinâmica a partir do aplicativo CABRI GÉOMÈTRE II.

Duração das atividades
Duas horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de razões e proporções.
  • Ângulos correspondentes.
  • Ângulos congruentes.
  • Triângulos: elementos e propriedades.
  • Soma dos ângulos internos de um triângulo.
  • Uso do software CABRI GÉOMÈTRE II.
Estratégias e recursos da aula

Professor, trabalhe a geometria dinâmica a partir do aplicativo CABRI GÉOMÈTRE II.

Para isso, primeiramente, coloque na área de trabalho: o título, seu nome e a data. Faça todas as anotações necessárias utilizando a opção comentários. Depois:
  • trace três retas r, s e t paralelas, duas a duas, e duas retas transversais m e n;

  • nomeie os pontos de intersecção pertencentes a m por D,  E e F e os pontos de intersecção pertencentes a n por A, B e C;

  • meça os segmentos AB, BC, DE e EF;

  • calcule as razões DE/EF e AB/BC, utilizando a calculadora;

  • anote os valores encontrados;

  • movimente uma das retas paralelas.

  • undefined

a) Compare os resultados que você obteve. O que a experiência sugere?

b) Escreva uma forma geral do Teorema de Tales.

Agora:

  • marque o primeiro ponto, nomeando-o A;

  • trace duas retas r e s concorrentes em A;

  • marque um ponto sobre cada reta;

  • rotule os pontos por B e C;

  • construa um triângulo ABC traçando uma reta que passe por B e C;

  • trace uma reta paralela ao lado BC do triângulo que intersecte os outros dois;

  • marque os pontos de intersecção;

  • rotule os pontos de intersecção por D e E;

  • meça o comprimento dos segmentos AD, DB, AE, EC;

  • edite  as medidas escrevendo “med(AD)=”, por exemplo,  antes do resultado;

  • calcule as razões AD/DB e AE/EC, utilizando a calculadora;

  • anote os valores encontrados;

  • movimente as retas paralelas.

c)    Compare os resultados que você obteve. O que a experiência sugere?

d)    Que nome se dá ao resultado de cada operação?

e)    O que surgiu no interior do triângulo ABC, ao traçar uma reta paralela ao lado BC?

Depois, marque os ângulos nos dois triângulos anotando as respectivas medidas e desloque a posição da reta paralela através da movimentação do ponto D.

undefined

f)    Descreva o que acontece com as medidas dos ângulos formados pelas retas paralelas ao movimentar o ponto D.

Agora, desloque a posição dos vértices B e C do triângulo inicial;

g)    O que acontece com as medidas dos ângulos formados pelas retas paralelas?

Depois, desloque a posição da reta paralela através do ponto D.

h)    O que acontece com os resultados obtidos ao utilizar a calculadora, ao mudar a posição da reta paralela através do ponto D?

i)    O que se obtém ao construir uma reta paralela a qualquer dos lados de um triângulo?

j)    Em que condições dois triângulos são semelhantes?

Recursos Complementares
Uma possibilidade é a utilização do laboratório de informática, com atividades individualizadas (um aluno por computador), porém existe a possibilidade de que o trabalho em grupo seja viável também.

Em http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php está disponível uma atividade onde o aluno calcula a altura da pirâmide de Quéops pela projeção de sua sombra no chão.

Informações sobre o software Cabri Géometre podem ser obtidas em http://www.cabri.com.br/index.php.

Avaliação

O fechamento da atividade pode ser a resolução das questões do recurso complementar, ou seja é interessante que a atividade avaliativa seja aplicada na sala de informática. Trabalhos envolvendo maquetes em escala, cálculos de distâncias inacessíveis são boas sugestões de avaliação.

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