Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Corpo Humano

 

17/02/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre o corpo humano; sua formação e funcionamento.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 02 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, porém é importante que os alunos já estejam em processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá pedir para que cada aluno faça um desenho de si próprio - como se fosse uma fotografia (Fig. 1), mas que não coloquem seus nomes.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/desenhos_infantis.gif

Figura 1 - Desenho de uma criança.

Disponível em: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2007/Marco/desenhos_infantis.gif  Acesso em: 26. Jan. 2009.

Atividade 1

Após a confecção dos desenhos, o professor deverá colocá-los na parede ou na lousa, isto é, em algum lugar que fique bem visível.
No momento em que todos os desenhos já estiverem expostos o professor deverá fazer algumas discussões e questionamentos aos alunos, como por exemplo:
- Todas as pessoas são iguais?
- As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características?
- Em quais características as pessoas podem ser diferentes?
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/corpo-humano-1.gif

Figura 2 - Imagem do corpo humano.

Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-corpo-humano/imagens/corpo-humano-1.gif  

Acesso em: 24. Jan. 2009.

É importante que o professor favoreça que os alunos cheguem à conclusão, por meio das discussões feitas entre eles e o professor, de que as pessoas podem ser parecidas na cor da pele, no formato dos olhos, nariz, na altura, no tipo dos cabelos (escuros, claros, lisos, enrolados). Estas são as características físicas dos seres humanos. Existem também outras características que todos têm em comum, como por exemplo, a formação do corpo humano (Fig. 2). E são estas características que os alunos devem chegar por meio das discussões e da observação de todos os desenhos expostos na sala de aula.

Atividade 2

Sugerimos nesta atividade, que cada aluno marque em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois a compare com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar dos seres humanos terem a mesma constituição física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas (Fig. 3)!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/i_digital.jpg

Figura 3 - Imagem de uma impressão digital

Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_187/11902508732A9kAv.jpg  Acesso em: 12. Fev. 2009.

Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto. ada aluno poderá marcar em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois compará-las com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar de que os seres humanos têm a mesma característica física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas!
Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto.


Atividade 3

Após as discussões e questionamentos feitos nas atividades 1 e 2, sugerimos que o professor apresente aos alunos os recursos postados abaixo.

Recursos: 

Corpo humano masculino

 

 Corpo humano feminino

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf  

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf  

Estes recursos (Figs. 4 e 5) são do tipo animação/simulação sobre o corpo humano. O objetivo destes recursos é apresentar as partes do corpo humano - cabeça, tronco e membros.
O primeiro recurso tem a imagem do corpo humano masculino, já o segundo tem a imagem, com os mesmos objetivos e conteúdos, sobre o corpo humano feminino. Há uma seta em que os alunos poderão clicar para girar o corpo e ver suas imagens de todos os ângulos possíveis.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/TelaHomemLivia.jpg

 Figura 4 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Feminino 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/TelaMulherLivia.jpg

  Figura 5 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Masculino


Atividade 4

Para dar continuidade ao assunto abordado, o professor deverá disponibilizar aos alunos jornais e revistas para que possam retirar figuras sobre as atividades que o ser humano pode realizar com cada parte do seu corpo. Por exemplo, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa cozinhando, tal figura deverá ser inserida no quadro b (abaixo) – “atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores". Da mesma forma, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa chutando uma bola, esta deverá ser  inserir no quadro c (abaixo).

 

a) Neste quadro os alunos deverão inserir imagens de atividades que o ser humano pode realizar com a cabeça.

  

b) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores.

  

c) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros inferiores.


Sugestões:

As atividades a seguir não fazem parte destas aulas, porém  são sugestões caso o professor deseja efetuá-las para enriquecimento do conteúdo até agora abordado.
 

1) Os alunos poderão aprender mais sobre o corpo humano, explorando o site (Fig. 6):

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1528/imagens/TelaRecursoLivia2.jpg

Figura 6 - Imagem o site

Ao clicar em cada figura (como, por exemplo, no menino deitado no chão comendo uma maçã), abrirá um texto explicativo sobre o sistema digestivo. Por exemplo, ao clicar no esqueleto, aparecerá um texto que explica sobre os ossos do corpo humano.

2) Com o objetivo de “testar” os conhecimentos aprendidos durante as aulas os alunos poderão fazer a cruzadinha sobre o corpo humano. Para tanto, é necessário estar conectado à internet!

http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_ciencias/cruzadinhas_7serie/cruzadinha_172_

5marco/carolina_vitoria.htm  

3) Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre o Corpo Humano, poderá visitar o site abaixo:

http://www.discoverybrasil.com/corpo_humano/_home/  
  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano feminino Animação/simulação
Corpo humano masculino Animação/simulação
Recursos Complementares
Materiais para a confecção dos desenhos. Revistas, jornais
Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas. É importante que em todos os momentos o professor converse com os alunos para saber se estão tendo dificuldades ou dúvidas sobre o tema da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 63 classificações

  • Cinco estrelas 43/63 - 68.25%
  • Quatro estrelas 16/63 - 25.4%
  • Três estrelas 3/63 - 4.76%
  • Duas estrelas 1/63 - 1.59%
  • Uma estrela 0/63 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joala dos santos, uniasselve , Bahia - disse:
    tiajoala@gmail.com

    26/08/2014

    Cinco estrelas

    muito bom gostei!!


  • Vera, Escola Humaitá , Rio Grande do Sul - disse:
    vera-furtado@hotmail.com

    14/07/2014

    Cinco estrelas

    Muito boas as atividades. Lúdicas e didáticas. Seguem passos norteadores. A diversidade tb foi contemplada.


  • Magda Simone Cassol, Instituto Federal de Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    magdacassol@gmail.com

    23/06/2014

    Cinco estrelas

    Adorei! Dá para fazer até na Educação Infantil!


  • shirley R.Soares, E.E.. professora NháGui , Minas Gerais - disse:
    shirsoares@gmail.com

    11/03/2014

    Cinco estrelas

    Gostei bastante das dinâmicas utilizadas nas aulas. Dá realmente para alcançar os objetivos propostos


  • maria castelo, sales costa e silva , Pará - disse:
    mary.castello10@hotmail.com

    27/06/2013

    Cinco estrelas

    magnifico . gostaria de saber se pode ser trabalhado no segundo ano do fundamental inicial?


  • Natália de Carvalho Oliveira, Escola Municipal José Carlos de Souza , Minas Gerais - disse:
    na.naty001@gmail.com

    02/06/2013

    Quatro estrelas

    Amei tudo, me ajudou muito. Obrigada!


  • Madalena, Centro Educacional Jardim das Nações , São Paulo - disse:
    silvamadalena355@gmail.com

    22/04/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo, Muito bem explicado, e boa visualização


  • Elizete moreira de castro, Escola Estadual Piaçava , Tocantins - disse:
    elcastro03@hotmail.com

    18/02/2013

    Cinco estrelas

    parabéns, esse material veio no momento certo para complementação do meu trabalho


  • lidiane almeida da silva, EE ARLINDA PESSOA MORBECK , Mato Grosso - disse:
    liditecseg@yahoo.com.br

    11/12/2012

    Quatro estrelas

    amei amadinha...kk


  • raquel, ll , São Paulo - disse:
    quelzinha-drica@hotmail.com

    10/11/2012

    Três estrelas

    Nossa demais sou aluna viu? e aprendi mais muito mais parabéns ao desempenho do site


  • Edemar Rodrigues Gonçalves, Argentina - disse:
    edimarzinha@gmail.com

    06/08/2012

    Cinco estrelas

    Vou levar como sugestão de atividades para a professora do 3º ano.São atividades interessantes aonde os alunos aprendem interagindo com o conteúdo.Coordenadora:Edemar


  • maria lucia de oliveira , Escola Municipal , Goiás - disse:
    marialucialza@hotmail.com

    18/07/2012

    Quatro estrelas

    muito criativa as atividades. Pois vai me ajudar em minhas aulas neste 3º bimestre.


  • valeria soares, Escola Municipal Professor Antonio Severiano , Rio Grande do Norte - disse:
    valeriavishaka@yahoo.com.br

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    as aulas são muito criativas, e podem ser adaptadas para qualquer faixa etária.


  • Rosa Amaral, Colégio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro , Distrito Federal - disse:
    rosa_amaral_57@hotmail.com

    05/02/2012

    Cinco estrelas

    Esta sendo muito útil todo o conteúdo. O recurso do corpo feminino e masculino é interessante e nos facilita na abordagem na lousa interativa. Tornando as nossas aulas mais interessante. Obrigada.


  • Layza Costa dos Santos, E.E.E.F.M. Cônego Leitão , Pará - disse:
    layza_santos18@hotmail.com

    02/01/2012

    Cinco estrelas

    muito legal mesmo,me ajudou na hora de montar meu seminário minha professora amou.Muito Obrigada!


  • Edilene, Instituto de ensino Superior - IEP , Maranhão - disse:
    eacorrea_abreu@hotmail.com

    12/12/2011

    Cinco estrelas

    Muito prática e legal


  • natiele lopes das neves, corpo humano , Espírito Santo - disse:
    kelemucuri@hotmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    a minha opiniao e que esse negocio e muito legal eu ami,tbm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Gabriella dias , universidade paulista , Pará - disse:
    gabriellaemozaodias@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula,sou estudante de pedagogia , e tenho um seminario a apresentar e meu tema e justamente o corpo humano. gostei muito das dicas .


  • hortencia teixeira belo, Escola Municipal Ivete Cordeiro Valença , Pernambuco - disse:
    hortencia.belo@hotmail.com

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula sobre o corpo humano, e pelo fato do uso dos computadores, a pesquisa, muito interessante, meus alunos vão adorar, obrigada pela sugestão!!!


  • dilene, escola monsenhor marinho , Pernambuco - disse:
    dilenemartins81@hotmail.com

    29/05/2011

    Quatro estrelas

    muito boa...o aluno aprende brincando...


  • Michele, Escola Sergipe , Rio Grande do Sul - disse:
    michele_m_f@yahoo.com.br

    01/05/2011

    Duas estrelas

    Deve ser uma boa aula para séries iniciais, mas acho que está mal enquadrada quando sugerida para E. F. Final em Língua Portuguesa.


  • IONÁ GOES LIMA, E M E I F DOM PEDRO I , Pará - disse:
    ionagoes@hotmail.com

    09/04/2011

    Quatro estrelas

    Percebi que o conteúdo desta aula foi aplicado de maneira bem natural aproveitando todos os subsídios de conhecimento das crianças, chamou-me atenção em poder aplicar o mesmo tema para disciplinas distintas, tornando a aula mais agradável e prazeirosa para os alunos e com maior aproveitamento aos conteúdos.


  • VALERIA KELLY DE MEDEIROS COSTA, UNID ESCOLAR VIII AVELINA TEREZA DE JESUS , Rio Grande do Norte - disse:
    valeriakelly_cn@yahoo.com.br

    10/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei o plano. Bastante criativo e dinãmico.


  • regina helena pinto, SUELY MACHADO DA SILVA PROFA , São Paulo - disse:
    re.he.pi@hotmail.com

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabens


  • Josilene Pereira de Brito, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    josi.lene.pb@hotmail.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula bastante criativa e várias atividades as quais fizeram com que fosse de grande proveito para a aprendizagem tornando a aula mais proveitosa e significativa, assim despertando o interesse de aprender sempre mais.


  • Ana maria do nascimento, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    nascimento.ana218@gmail.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    eu achei muito importante a aula da professora sobre ocorpo humano para os alunos de alfabetizaçao foi muito interessante a aula que ela aplicou na sala.


  • Maria Joelma Pinto, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    joelmapnt6@gmail.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    A professora Lívia em sua aula mostrou varias formas de trabalhar o corpo humano com criatividade.


  • Cícera oliveira Barbosa Lima, ESCOLA DE 1º GRAU BENEDITA BARBOSA LIMA , Alagoas - disse:
    coblima@hotmail.com

    30/11/2010

    Três estrelas

    Achei excelente a metodologia inserida no plano de aula.Parabéns.


  • LILIANI PATRICIA BRAZ, JOSE DOS SANTOS , São Paulo - disse:
    solilianis@yahoo.com.br

    18/11/2010

    Quatro estrelas

    ACHEI LEGAL ,UMA VEZ QUE USANDO ESTA METODOLOGIA A AULA FICA MAIS INTERESSANTE E DINÂMICA .


  • Maria Helena Pereira, Escola Estadual Francisco Peres , Minas Gerais - disse:
    mariahelenap06@gmail.com

    27/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das sugestões de atividades, com certeza vai tornar minhas aulas mais inteessantes!


  • marcia andrea gonzalez alvarenga, EE JOAQUIM MURTINHO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mandreialvarenga@hotmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e é uma excelente contribuição.


  • jorge serrano, CENTRO DE ENSINO DECISAO LTDA , Paraíba - disse:
    jorgeserano@hotmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Medtodologia perfeita para assimilar, conteúdos interagindo com outras disciplinas


  • Francisco Souza Gomes, Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães , Bahia - disse:
    fsouza_gomes@hotmail.com

    07/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula colocada de forma brilhante


  • Eliseudy de Jesus Fernandes Bandeira Alves, COLEGIO ESTADUAL MARIA ABADIA MEIRELES SHINOHARA , Goiás - disse:
    ellyband@gmail.com

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Muito dinamica e interessante.


  • VERLANEYDE MANIÇOBA DE SÁ KOCH, ESCOLA MUNICIPAL PROF ROSALVO FERREIRA DOS SANTOS , Bahia - disse:
    verlaneydekoch@hotmail.com

    20/09/2010

    Quatro estrelas

    MUITO INTERESSANTE ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE. É SEMPRE BEM VINDA METODOLOGIAS QUE VENHAM A MOTIVAR NOSSA PRÁTICA EM SALA DE AULA.


  • iraciteles de oliveira correa , IRENE AP DA SILVA E M ED INF ENS FUND , Paraná - disse:
    cicitelles@hotmail.com

    06/09/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMA AULA PARABÉNS, VAI ME AJUDAR MUITO.


  • Claudia Tibaes, JACYRA VIEIRA BARACHO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    cttrabalho@gmail.com

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    Boa tarde!! É assim que se faz. Aula dada, aula trabalhada. Prática e teórica. Um abraço, Claudia Tibaes SJC-SP


  • Sandra Adriana de Macedo, EE INDÍGENA DE EM INT. GUATEKA - MARÇAL DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    sandra.adriana@hotmail.com

    12/07/2010

    Cinco estrelas

    Aula òtima faz o aluno pensar e refletir sobre o corpo humano.Parabéns.


  • Fernanda Medes, EMEB SANTO SENO , São Paulo - disse:
    fer_nomenal@yahoo.com.br

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula me ajudará muito a complementar o trabalho que estou realizando com meus alunos!


  • Jessica Panaceski, Colégio Estadual Princesa Izabel Ensino Fundamental Médio e Normal , Paraná - disse:
    Jessicagracinha18@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns essa aula é super interessante e divertida.


  • Noelle Balio, Emef Masako Sone , São Paulo - disse:
    noellebalio@hotmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosa, muito boa!!! Com certeza aplicarei nas minhas turmas...


  • MARIA KARINA FERREIRA LEAO, Colégio Estadual Manuel Dantas , Sergipe - disse:
    anirakleoa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula,muito interesante o poder que a mesma possue de fazer com que os alunos possam interagir e participar como se estivessem brincando, mas na verdade estão mesmo é aprendendo.


  • Valéria Cristina Cordeiro e Castro, EE WLADISLAU GARCIA GOMES , Mato Grosso do Sul - disse:
    valeriacastro8@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula OCorpo Humano é excelente, pois estou acessando pela primeira vez o portal do professor e senti -me amparada por esta aula maravilhosa e quero dizer que ela serve de parâmetro para que eu possa preparar as minhas aulas ! Parabéns á equipe que elaborou esta aula. Um abraço Valéria Cristina.


  • Aparecida Cristina, Escola Municipal Geraldo Ribeiro , Minas Gerais - disse:
    cida_cristina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões para trabalhar sobre o corpo humano, dá certinho para os meus baixinhos!!!!! continuem inovando


  • Giovana Sanguino Quibáo, LUIS GRELLET PROF.EMEF , São Paulo - disse:
    giquibao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, vou poder melhorar a minha aula da apostila sobre identidade.


  • Isabell Lopes, Escola Porto Seguro , Rio de Janeiro - disse:
    isabel_lopes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as orientações dadas sobre o assunto. Vou aproveitar as sugestões. Parabéns!!!!


  • IVANICE ANGELA MATTE VACARO, EEEFM. BANDEIRANTES , Rondônia - disse:
    ivanice_matte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que aula interessante! Achei muito dinâmica as atividades, os recursos, enfim uma ótima sugestão pra explorar o conteúdo do corpo humano.


  • Gileine Gacia de Mattos, IEE São João Batista , Rio Grande do Sul - disse:
    gileinemattos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula sobre o corpo humano , estão de parabéns.


  • Thamires, C.E. PANDIÁ CALÓGERAS , Rio de Janeiro - disse:
    tatapratah@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei mt da aula, sou professorando do último ano e irei aplicar uma aula no 2° ano c/ esse tema. sua materia vai me ajudar a enrriquecer um pouco + minha aula. espero q os d+ professores trabalhem aassim tb. PARABÉNS!!!!!


  • Eni Santos Carvalho, COL EST EDMUNDO ROCHA - VILA MUTIRAO , Goiás - disse:
    eni_carvalho@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Taciana Raquel Fiorentin Calza, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CONDE D EU , Rio Grande do Sul - disse:
    tacitrabalhos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa sua aula. Parabéns!


  • Filipa, Portugal - disse:
    jipe@net.sapo.pt

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante este conjunto de propostas. É através da partilha que nos enriquecemos como professores e como seres humanos. Obrigada e parabéns.


  • Ilza Maria Torres , EMEIF PROFESSOR FRANCISCO CASSIANO SOBRINHO , Paraíba - disse:
    aleximt83@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula sobre o corpo humano.Muito interessante!


  • MARIA ELIANE PINHEIRO LIMA, PREFEITURA MUNICIPAL DE bARBALHA , Ceará - disse:
    eliane.pinheiro20@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ESTAS ATIVIDADES SÃO OTIMAS , CONTINUEM REALIZANDO TODO ESSE ACERVO. OBRIGADO


  • RITA DEUSDETE BRUNO, EEPSG PROF CEZINA ANTONIA BOTELHO , Mato Grosso - disse:
    deusdete-ml@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aula direcionada ao corpo humano vem para enriquecer a aprendizagem do aluno,fazendo com que os mesmo se interessem pelas aulas propostas pelo educador fazendo com que haja melhoramento do ensino aprendizagem. chegamos a conclusão de que através de leituras visuais o educando tem facilidade de compreender as diferenças que temos no nosso corpo . Professores: Selma Frois da Silva, Gervania Ferreira de Oliveira, Rita Deusdete Bruno, Sonia Aparecida Gonçalves de Lima


  • Alderzi Parreira de Mendonça, EEPSG ALEXANDRE LEITE , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    È uma aula interessante para os alunos do 1º ano. Este é mais um recurso que, com certeza, vai contribuir com uma boa aprendizagem dos alunos.


  • Silvânia Cristina de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL SANTA TEREZINHA , Mato Grosso - disse:
    silvphm@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula. Obrigada por colaborar com a educação do nosso país.


  • jonas candido de moraes, COLEGIO MUNICIPAL JOSE D ALESSANDRO , Rio de Janeiro - disse:
    jcmrjj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muiiiiiiiito interessante...


  • Luce Helena de Angeli Gobbi, EMEF Pe. Sérgio Banzza , Espírito Santo - disse:
    lucehelena1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei as atividades possíveis de serem aplicadas em qualquer sala de aula, simples e criativas.


  • ALDANYRA VENÂNCIO GONÇALVES, Secretaria Municipal de Educação de IGARAPE-MIRI , Pará - disse:
    dhylla29@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula muito interessante, ou seja, é excelente, pois através da mesma o aluno pode aprender e muito, parabéns, ao autor dessa magnifica aula. Aldanyra Gonçalves, Igarapé-Miri, Pará.


  • Flavia Simone Fernandes de Souza Rocha, EM MONSENHOR VICENTE DE PAULA ENSINO FUNDAMENTAL , Rio Grande do Norte - disse:
    flaviayanyago@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, vou tentar fazer com meus aluno. Parabéns muito dinâmica a aula


  • Eloi de Oliveira BAtista, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÂNDIDO GENRO , Rio Grande do Sul - disse:
    loibatista@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá colega Uma excelente aula sobre o tema, podeia ter culminado com produções textuais, sobre o tema , um exemplo "Eu sou assim," certamente teria muito mais coisas, mas eu gosto de terminar meus assuntos sempre com uma produção, aí já avalio o que ficou do assunto e o que preciso aprofundar. Parabéns pelo teu trabalho! Eloí


  • silvana de fátima coelho merabet, E E E F M DR ULYSSES GUIMARAES , Pará - disse:
    silvanamerabet@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a proposta;estimular o lúdico, incentivar a observação e principalmente a interdisciplinaridade são elementos importantíssimos a serem trabalhados.Ótimo trabalho !


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.