Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando e cooperando...

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a cooperação em alguns jogos; compreender que para alcançar determinados objetivos é preciso que todos se ajudem.
Duração das atividades
1 aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio grande.

Materiais: vários jornais e giz.

Atividade 1

Escolher dois alunos, um para ser o gato e o outro para ser o rato. Fazer uma grande roda com o restante da turma. O rato ficará dentro da roda, o gato ficará do lado de fora. A roda será como uma cerca que não poderá deixar o gato entrar para devorar o rato. Os alunos que compõem a cerca poderão se movimentar girando para um lado e para o outro não deixando o gato entrar. O gato poderá tentar entrar passando por entre as pernas dos que são a cerca (se o gato passar alguma parte do corpo pelas pernas dos alunos estes deverão permitir que aquele passe o restante do corpo para evitar acidentes), ou nos espaços que aparecerem entre os alunos. Se o gato entrar, a cerca deverá dar passagem para o rato sair, prendendo o gato. O jogo termina quando o gato pegar o rato ou desistir. Pode-se fazer o jogo com mais gatos e mais ratos (dois gatos para cada rato faz com que os alunos que formam a cerca e o rato prestem mais atenção aos seus movimentos). (aprox. 15 min.)

Atividade 2

Delimitar com um giz um grande espaço que simulará um rio. Dividir os alunos em cinco grupos. Entregar a cada um dos alunos uma folha grande de jornal. Pedir a eles que cheguem de uma margem do rio a outra e voltem, sem pisar, diretamente, no espaço que seria o rio. (aproximadamente 5 min.)

Atividade 3

Escolher um aluno para ser o pegador. Fazer um pique em que para escapar, o aluno que estiver sendo perseguido suba no colo de algum colega. ( aprox. 15 min.)

Atividade 4

Reunir a turma e questioná-los: Seria possível alcançar os objetivos das atividades anteriores sem a cooperação dos colegas? Em cada atividade de que forma essa cooperação aconteceu? (aprox. 5 min.)

Avaliação
Pedir aos estudantes que façam uma redação relacionando os objetivos das atividades realizadas com as respectivas formas de cooperação utilizadas para alcançá-los.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.