18/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Espaço: uma quadra ou pátio grande fechado.
Materiais: balões de assoprar cheios, vendas e bolão de plástico.
Atividade 1
Reunir a turma e perguntá-los: É possível existir cooperação dentro de uma competição? Por quê? (aprox. 5 min.)
Atividade 2
Espalhar os balões pelo espaço disponível. Formar com os alunos equipes de 6 a 8 integrantes, dentre estes escolher um que será o capitão. As equipes ficarão em fila indiana (um atrás do outro), o capitão ficará no final da fila. Cada grupo deverá pegar o maior número de balões possível. A equipe será dirigida pelo capitão que orientará os companheiros, que estarão com os olhos vendados. Só o primeiro da fila poderá recolher os balões. Ao final de cada rodada trocar o capitão e o primeiro da fila, para que o maior número de alunos vivencie o papel. ( aprox. 15 min.)
Atividade 3
Vivenciar o jogo dos 10 passes com o bolão de plástico.
- Dinâmica do jogo dos 10 passes:
Objetivo do jogo: fazer com que a equipe dê dez passes consecutivos (sem que a outra equipe encoste na bola). A equipe que não estiver com a posse de bola tem que tentar tomá-la e impedir os dez passes do outro grupo. Feito os dez passes é dada a posse da bola para a outra equipe. Para cada dez passes feitos marca-se um ponto.
Dividir a turma em duas equipes de igual número. Fazer um sorteio para se saber qual equipe iniciará o jogo com a bola.
Pode-se realizar este jogo colocando como uma regra a passagem obrigatória do bolão por todos os integrantes da equipe. (aprox. 15 min.)
Atividade 4
Dividir o espaço de aula ao meio e a turma em dois grupos. Separar um aluno de cada grupo. O restante deverá formar uma barreira com um ao lado do outro com os braços entrelaçados. Cada barreira deverá se posicionar de um lado do pátio ou quadra. O aluno separado da equipe A deverá ficar de frente para a barreira da equipe B (no campo desta), o aluno separado da equipe B deverá ficar de frente para a barreira da equipe A (no campo desta). O objetivo do jogo é o aluno chegar ao lado da sua equipe, a barreira deverá impedir a passagem deste. Se ficar muito difícil a ultrapassagem colocar mais um aluno de cada equipe para tentar passar. Ao final de cada rodada trocar os alunos que tentam a ultrapassagem. (aprox. 15 min.)
Atividade 5
Reunir a turma e questioná-los: Seria possível ganhar a competição sem a cooperação dos colegas da equipe? De que maneira todos os integrantes da equipe se ajudaram? Então a competição exclui necessariamente a cooperação?
Cinco estrelas 1 classificações
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16/02/2013
Cinco estrelasDentro de um contexto de forte incentivo à competição no qual vivemos, torna-se fundamental inserir a cooperação em nossas aulas como ferramenta poderosa no alcance das metas traçadas no contexto do jogo, pois, com isso, incentiva-se também um comportamento cooperativo nos relacionamentos interpessoais, dos quais geram frutos de natureza diversas como família, trabalho, etc.