Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os esportes de forma cooperativa.

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar regras que favoreçam a cooperação em esportes como futebol, voleibol, handebol e basquetebol; compreender a cooperação como uma forma de favorecer a participação.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas: "Contextualizando a competição"; "Para cooperar é preciso se aproximar!"; "Jogando e cooperando..."; "Competindo e cooperando?"; "Voleibol: um esporte cooperativo."

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio grande.

Materiais: bola de futebol, basquete, handebol e voleibol, lápis ou caneta e papel.

Atividade 1

Criar vários espaços em que se vivenciem, simultaneamente, em rodízio os esportes futebol, voleibol, handebol e basquetebol, adaptando as regras oficiais ao grupo.

http://www.cbf.com.br/regras/livroderegras_2008_2009_v2.pdf

http://www.fpvoleibol.pt/regras_indoor/2005-2008.pdf

http://www.fphand.com.br/fphand/texto.asp?id=1268

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp

(aprox. 40 min.)

Atividade 2

Reunir a turma e questioná-los: Nos esportes vivenciados anteriormente houve necessidade que todos se ajudassem o tempo todo? Levar a turma a compreender que não, pois existem momentos em que o participante pode atingir o objetivo sozinho sem a cooperação dos outros. Quais regras podemos criar para garantir a cooperação total nestes esportes? Listar juntamente com os alunos as novas regras sugeridas por eles. (aprox. 15 min.)

Atividade 3

Vivenciar, novamente, os esportes (futebol, basquete, handebol e voleibol) com as regras adaptadas pela turma(listadas na atividade anterior, essas adaptações dependerão do contexto de cada escola e da experiência pessoal dos alunos).

(aprox. 40 min.)

Atividade 4

Reunir novamente a turma e perguntá-los: As novas regras garantiram a cooperação? De alguma maneira as novas regras ampliaram as possibilidades de participação? Como?

(aprox. 5 min.)
Avaliação
Dividir os alunos em quatro grupos (uma para cada esporte) e pedir para que cada grupo faça um cartaz com o paralelo entre as regras oficiais dos esportes e as regras criadas, destacando os pontos que favorecem a cooperação, relacionando também esta com a inclusão.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.