12/12/2009
Alana Souza de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Esta aula utilizará um recurso em flash que propiciará a visualização da fatoração de um polinômio de segundo grau. Objetiva-se que o aluno compreenda a decomposição de um polinômio como o produto entre dois ou mais polinômios.
O aluno deverá saber identificar funções, saber gerar e identificar um produto notável, ter conhecimentos de fatoração de números e polinômios e dos processos para fatoração de um polinômio, entre eles: fatoração por agrupamento, fatoração completa, fatoração da diferença de dois quadrados, fatoração pelo fator comum em evidência, fatoração do trinômio quadrado perfeito, fatoração do trinômio do segundo grau, fatoração da soma ou diferença de dois cubos, fatoração por artifício.
Recomenda-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos.Será utilizado nesta aula o recurso MATH1_POLYNOMES_03_03.
No laboratório de informática, recomenda-se que o professor oriente seus alunos a se dividirem em duplas. Em seguida ele poderá levantar as seguintes questões: O que é um monômio? E polinômio? Como representar o produtos notáveis “produto da soma pela diferença” e “quadrado de uma soma (ou diferença)” ? Como fatorar a seguintes expressões: 4x +3x e qual o tipo de fatoração está sendo utilizada em cada caso? Quais os outros tipos de fatoração vocês conhecem?
Após ouvir as possíveis respostas dos alunos, sugere-se que o professor proponha a seguinte situação problema: Como podemos transformar polinômio → 2x² + 2x – 4 no produto de dois fatores?
O problema é apresentado aos alunos, na lousa, e primeiramente, eles deverão tentar resolvê-lo individualmente. Nesta fase, o professor é apenas um mero observador, analisando como seus alunos desenvolvem suas estratégias individuais e coletivas de resolução de problemas. É importante também que haja a interação entre os alunos, que eles discutam entre si o maior número de possibilidades existentes para a resolução do problema proposto.
O professor poderá pedir para alguns alunos, de preferência alunos que tenham resolvido o problema de formas diferentes, que resolvam a fatoração para que todos possam ver as soluções encontradas por eles. Pode ser solicitado, também, que os alunos apontem as dúvidas e dificuldades que ocorreram durante a execução da situação problema. Estes aspectos são importantes, pois permitem que o professor analise as soluções de cada aluno e os entraves que ocorreram ao longo da aprendizagem.
O professor pedirá a os alunos que executem o MATH1_POLYNOMES_03_03 que deverá estar instalado e salvo na área de tr abalho do computador. Este flash apre senta a solução do problema proposto.
Com base na solução apresentada pelo flash o professor poderá discutir c om seus aluno s o desenvo lvimento do rac iocíni o utilizado. Ele poderá abordar cada etapa da solução apresentada pela animação de modo que os conhecimentos trabalhados sejam sistematizados e formalizados, enfatizando, sempre, a linguagem matemática. Além disso, o professor pode propor um problema similar com nível de dificuldade maior e desenvolver coletivamente com os alunos, de forma que a solução desse novo problema seja totalmente norteada pelos discentes.
Leitura complementar sobre a metodologiade ensino: Sequência Fedathi
A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta. O professor deve, ao longo da aula, observar e avaliar as explorações e envolvimento dos alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/04/2013
Cinco estrelasESSE CONTEÚDO (FATORAÇÃO) É INTERESSANTE, E DE CERTA MANEIRA É UMA FERRAMENTA BASTANTE UTILIZADA EM ÁLGEBRA.
10/04/2011
Cinco estrelasfoii muito bom a aula gosteii muito
19/08/2010
Três estrelasachei a aula super interesante