Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fatoração de um Polinômio do Segundo Grau

 

12/12/2009

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Alana Souza de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula utilizará um recurso em flash que propiciará a visualização da fatoração de um polinômio de segundo grau. Objetiva-se que o aluno compreenda a decomposição de um polinômio como o produto entre dois ou mais polinômios.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber identificar funções, saber gerar e identificar um produto notável, ter conhecimentos de fatoração de números e polinômios e dos processos para fatoração de um polinômio, entre eles: fatoração por agrupamento, fatoração completa, fatoração da diferença de dois quadrados, fatoração pelo fator comum em evidência, fatoração do trinômio quadrado perfeito, fatoração do trinômio do segundo grau, fatoração da soma ou diferença de dois cubos, fatoração por artifício.

Estratégias e recursos da aula

Recomenda-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos.Será utilizado nesta aula o recurso MATH1_POLYNOMES_03_03.

Sugestão de aula utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1-Tomada de posição:

No laboratório de informática, recomenda-se que o professor oriente seus alunos a se dividirem em duplas. Em seguida ele poderá levantar as seguintes questões: O que é um monômio? E polinômio? Como representar o produtos notáveis “produto da soma pela diferença”  e  “quadrado de uma soma (ou diferença)” ? Como fatorar a seguintes expressões: 4x +3x e qual o tipo de fatoração está sendo utilizada em cada caso? Quais os outros tipos de fatoração vocês conhecem?

Após ouvir as possíveis respostas dos alunos, sugere-se que o professor proponha a seguinte situação problema: Como podemos transformar polinômio → 2x² + 2x – 4 no produto de dois fatores?

2-Maturação

O problema   é apresentado aos alunos, na lousa, e primeiramente, eles deverão tentar resolvê-lo individualmente. Nesta fase, o professor é apenas um mero observador, analisando como seus alunos desenvolvem suas estratégias individuais e coletivas de resolução de problemas. É importante também que haja a interação entre os alunos, que eles discutam entre si o maior número de possibilidades existentes para a resolução do problema proposto.

3-Solução:

O professor poderá pedir para alguns alunos, de preferência alunos que tenham resolvido o problema de formas diferentes, que resolvam a fatoração para que todos possam ver as soluções encontradas por eles. Pode ser solicitado, também, que os alunos apontem as dúvidas e dificuldades que ocorreram durante a execução da situação problema. Estes aspectos são importantes, pois permitem que o professor analise as soluções de cada aluno e os entraves que ocorreram ao longo da aprendizagem.

4-Prova:

O professor pedirá a os alunos que executem o MATH1_POLYNOMES_03_03 que deverá estar instalado e salvo na área de tr abalho do computador. Este flash apre senta a solução do problema proposto.

Com base na solução apresentada pelo flash o professor poderá discutir c om seus aluno s o desenvo lvimento do rac iocíni o utilizado. Ele poderá abordar cada etapa da solução apresentada pela animação de modo que os conhecimentos trabalhados sejam sistematizados e formalizados, enfatizando, sempre, a linguagem matemática. Além disso, o professor pode propor um problema similar com nível de dificuldade maior e desenvolver coletivamente com os alunos, de forma que a solução desse novo problema seja totalmente norteada pelos discentes.

undefined

Recursos Complementares

  Leitura complementar sobre a metodologiade ensino: Sequência Fedathi

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta. O professor deve, ao longo da aula, observar e avaliar as explorações e envolvimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.