20/12/2009
O uso do imperativo nas receitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas.
Preparação para a leitura (ANTES DE ENTREGAR O TEXTO)
Observe o texto e responda oralmente: (APÓS ENTREGAR O TEXTO)
Agora, leia o texto e, em seguida, responda as questões:
Bolo de chocolate
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
Massa
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água quente
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 colheres (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Massa
Bata as claras em neve. Junte as gemas, o açúcar, a farinha, o óleo e o chocolate em pó. Bata bem e adicione a água quente. Junte, por último, o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido até que espetando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar.
Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, até engrossar levemente. Coloque sobre o bolo ainda quente, decore com morangos ou a fruta de sua preferência.
EXERCÍCIOS:
1) Observe o texto e complete:
a) O texto está dividido em duas partes:
_____________________________ e __________________________
b) A primeira parte do texto, “Ingredientes” está dividida em:
___________________________ e ________________________
c) A segunda parte, “Modo de preparo” está dividida em:
________________________ e ________________________
2) Por que há essa divisão entre “massa” e “cobertura”?
3) No texto 2, a parte “Ingredientes”, que informa quais são os ingredientes necessários para a receita, tem um outro nome no texto 1. Qual é? ___________________________________
4) E a parte “Modo de preparo”, no texto 2, como é escrita no texto 1?
5) Ao lermos o texto 2, logo abaixo do título temos: “ Rendimento: 8 porções”. Você saberia dizer o que isso significa?
6) Há essa informação no texto no texto 1?
7) Observe os ingredientes que devem ser usados na “massa” e na “cobertura”. Quais os ingredientes que estão presentes em ambas as partes?
8) Releia o trecho abaixo, retirado do “Modo de preparo” da “Massa”e circule as palavras que transmitem uma orientação clara (uma ordem) ao leitor:
“Bata as claras em neve. Junte as gemas, o açúcar, a farinha, o óleo e o chocolate em pó. Bata bem e adicione a água quente. Junte, por último, o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido até que espetando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar.”
PROFESSOR: Peça aos alunos que pesquisem na internet ou com familiares e amigos a receita de um prato de que eles gostam de comer. Peça a eles que apresentem para a turma, de modo que todos possam, juntos, identificar os verbos no imperativo, além de aprender uma receita. Depois de apresentadas as receitas, pode-se confeccionar um “livro de receitas da turma”, que deve ser disponibilizado na Biblioteca para outros alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!