10/12/2009
Dayanna Araújo da Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Os alunos exercitarão o uso do mouse, promovendo o desenvolvimento da percepção, memória e formação de habilidades sensório-motoras.
Para melhor fixar a habilidade motora é necessário que a criança faça os exercícios apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laboratório de Informática Educativa – (LIE).
A utilização de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exercícios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Vedoques en vacances foi escolhido como esse suporte ao conteúdo dado na aula.
É possível que algumas crianças não tenham muita habilidade no uso do mouse, para essas crianças o professor precisa dar uma atenção maior, fazendo com que ela repita os exercícios mais de uma vez, para assim melhorar sua coordenação motora.
Contrato didático:
O professor poderá estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalharão em dupla nos computadores e que cada um terá que expor as suas possíveis soluções. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes níveis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.
O objeto educacional aqui proposto consiste em uma série de exercícios que trabalharão sob três perspectivas: notar a seta do mouse, clicar nos objetos e arrastar os objetos contidos no software. O objetivo do jogo é fazer com que o aluno desenvolva a percepção, memória e formação de habilidades sensório-motoras. Para dar um pouco mais de interesse às crianças, a dupla que mais conseguir acertar lâmpadas irá auxiliar o professor na próxima atividade no Laboratório de Informática Educativa (LIE).
Depois de firmados os acordos o professor poderá iniciar a aula. A partir disso o professor relembrará com os alunos, as cores e formas, os números de 1 até 5 e as vogais, pois no software educativo serão abordados esses conteúdos.
Após esse momento poderá apresentar o jogo educacional aos alunos, mostrando que é simples de jogar, bastando utilizar o mouse.
Ao lançar a atividade, o professor observará como os alunos trabalham com as cores e nas formas apresentadas no software. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.
Ao perceber o encerramento da atividade, o professor fará uma oficina de arte, levando o aluno novamente à sala de aula para trabalharem com tintas e desenhos do que mais gostariam de fazer nessas férias, dividindo a turma em: praia, fazenda ou a própria casa - as crianças fariam desenhos de acordo com o que elas gostariam de fazer no tempo em que ficarão de férias.
Após a oficina o professor pedirá que os alunos apresentem seus desenhos, mostrando à turma o que mais gostam de fazer quando estão de férias e o porquê, assim além de trabalhar com a arte visual, o professor estimulará a oralidade e a postura do aluno quando fala em público.
Esse outro software também trabalha com cores, o professor pode reforçar com este recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10932
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi
A partir do software, elabore uma redação abordando a Europa com suas diversas culturas, e descreva o país que mais lhe chamou a atenção.
Quatro estrelas 1 classificações
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27/10/2010
Quatro estrelasGostei bem da aula, e do software apresentado, mas avaliação há algo de errado nela... Faria uma observação quanto a avaliação da aula, creio que houve um erro.