Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“O importante na escola é se amarrar nela! ” Paulo Freire

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Que verso é cada linha do poema.
• O poema "A Escola" só tem uma estrofe e não tem rima ao final dos versos.
• Conhecer o grande educador brasileiro Paulo Freire.
• Desenvolver o espírito crítico.
• Analisar e compara pontos de vista diferentes.

• Interpretação de texto.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

• Texto com o poema de Paulo Freire.
• Folha de papel pardo, cola, tinta, hidrocor.
• Alunos em grupo (5 grupos de 5 alunos), no caso de 25 alunos por turma.

Atividade 1

A professora distribui o texto com a poesia “A Escola” de Paulo Freire.
Ela pede que os alunos prestem atenção ao vídeo que vai passar com a poesia.
Num segundo momento, ela pede que os alunos leiam juntos com o vídeo o poema. A professora exibe o vídeo novamente.

A ESCOLA

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

http://www.youtube.com/watch?v=A0T9xOAcDMw

Atividade 2


A professora explica que este poema é de um grande educador brasileiro chamado Paulo Freire que lutou por uma escola inclusiva, uma escola para todos. Ele amava a escola e acreditava nela como um lugar com ambiente alegre para se aprender, fazer amigos e se educar.

Atividade 3

Colar a poesia no caderno.
A professora pede para o aluno fazer uma bolinha com lápis vermelho ao lado de cada verso da poesia e depois contá-los para saber quantos versos a poesia, “A Escola” de Paulo Freire, tem. Depois, fazer uma bolinha azul na estrofe para o aluno perceber que esta poesia só tem uma estrofe, e 26 versos (cada linha da poesia).

OBS: É importante que o aluno perceba que nem todo poema tem rimas ao final de cada verso, mas é necessário que ele tenha ritmo. Por isso que é interessante não só ver o vídeo, mas também ler a poesia em voz alta.


Atividade 4


A professora entrega para cada grupo uma folha de papel pardo e pede que eles desenhem o que eles mais gostam na escola e o que eles menos gostam. O que precisaria mudar e o que é tão bom que não deveria mudar.

Atividade 5


Cada grupo apresenta seu trabalho expondo os pontos negativos e positivos.
É importante que a professora estimule a fala de todos os componentes do grupo, pois há sempre os mais desinibidos que gostam de se expor impedindo as colocações e apartes dos mais tímidos.
Após a apresentação deve haver um grande debate sobre os pontos comuns e divergentes, observando as contradições e o que foi comum a todos ou quase todos.

 

Atividade 6

 

Cada aluno receberá uma ficha onde expressará individualmente seu entendimento sobre o poema e um confronto de ideias sobre a escola de Paulo Freire e a escola em que o aluno estuda.

Avaliação

A avaliação será através de uma ficha individual sistematizando o trabalho e o entendimento do texto, do poema, e deixando que cada aluno se expresse livremente. Assim, a professora poderá perceber como cada aluno fez a associação de ideias entre o poema e a sua escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 8/9 - 88.89%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11.11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valdete Santos de Souza Cantu, Escola Municipal Armando Campos Belo , Mato Grosso do Sul - disse:
    valdetecantu@gmail.com

    26/01/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pela criatividade de uma aula diferente. Sucesso. Abraço.


  • Deusa Joana , Escola Amador Aguiar , Santa Catarina - disse:
    deusa.joana@outlook.com

    22/06/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula pois o vídeo nos mostra a importância de se conviver bem com os outros ,a valorização do ser humano no ambiente escolar . Nos leva a pensar o que é necessário para que a nossa escola se torne uma escola melhor, o que eu posso fazer para isso .


  • dannyla, sssss , Minas Gerais - disse:
    da-nnyla@hotmail.com

    05/02/2014

    Cinco estrelas

    Achei ótimo para trabalhar na primeira semana de aula. Através deste poema também poderemos criar as regras de convivência. Adorei!!!!


  • Suely Naira, Alencar Cardoso , Sergipe - disse:
    Sulytre@hotmail.com

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Parbéns, aula espetacular!!!!


  • suely, Escola Municipal Herminio Ferreira da Silva , Rio Grande do Norte - disse:
    suelyproinfo@gmail.com

    07/03/2012

    Cinco estrelas

    amei estas atividades com este poema pq sou uma apaixonada por Paulo Freire e sua obra


  • viviane perufo carloto, Escola Estadual Lucas Araújo de Oliveira , Rio Grande do Sul - disse:
    vperufocarloto@yahoo.com.br

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula. Usei suas ideias para trabalhar a semana de aniversário da escola. Montei um corla pra declamar a poesia. Parabéns!!!!


  • Rosangela A. de Melo, Anhanguera- Educacional , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosangelamelo2005@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Sou estudante de Pedagogia, e gostei muito desta aula.


  • gilvanda malaquias de melo, Escola municipal professora Elizabete guedes Dona ines , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    27/04/2010

    Cinco estrelas

    esta aula foi excelente.


  • Maria do Socorro, Colégio Estadual Lagoa da Confusão , Tocantins - disse:
    socmirand@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula. Apliquei na sala do 6º ano e foi um sucesso. Os alunos adoraram, foi uma aula bem descontraída.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.