21/01/2010
Marcos Vinicios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Refletir sobre o papel do indivíduo e da coletividade, na incitação a violência nos jogos de Futebol:
Expressar sua posição com relação a atos de violência quer tenham origem dentro do campo, que venham das arquibancadas;
Considerar a necessidade de mudanças individuais e coletivas para que se combata a violência no futebol.
Refletir sobre princípios de solidariedade que devem estar presentes mo futebol.
Os conhecimentos prévios necessários para essa aula serão vídeos que tratam da violência no futebol e que serão mostrados no item referente aos recursos complementares.
Prezado(a) Professor(a) o Futebol é tratado como uma paixão nacional e porque não dizer mundial, uma vez que a entidade que administra esse esporte em nível mundial possui um número maior de países filiados do que a própria Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo dos tempos o esporte futebol se transformou em um produto, como é tratado pelos especialistas em marketing, ou em negócios e essa indústria movimenta milhões e milhões de dólares ou euros últimos anos, e a cada dia essas cifras estimulam um verdadeiro vale tudo em busca do sucesso.
Nessa aula estaremos estimulando um debate sobre a violência desmedida presente nas partidas de futebol:
Atividade I - na primeira parte da aula serão exibidos os vídeos indicados abaixo na área de Recursos Complementares, tais vídeos dizem respeito a brigas entre jogadores, de jogadores com árbitros e árbitros com jogadores, entre torcedores de uma mesma equipe ou entre torcedores e a polícia, no Brasil e no Mundo. Ou seja, a violência nos gramados reflete um momento de especial violência no mundo.
Atividade II - Após a apresentação dos vídeos o(a)s aluno(a)s deverão ser instados a opinar sobre o tema da violência, para dinamizar o trabalho poderá ser montado um júri simulado e para tal a turma deverá ser dividida em 1 juiz, 7 jurados, 4 advogados de defesa, 4 promotores, testemunhas de acusação e de defesa, público e se houver interesse jornalistas, que terão a responsabilidade de informar ao público sobre o ocorrido no julgamento.
Dica - Para a atividade do juri simulado a turma deverá ser previamente dividida nos grupos (juiz, jurados, defesa, promotores, testemunhas) de modo que no decorrer das atividades de aprfesentação dos vídeos e nos debates o grupos ocorra uma sensibilização para com o tema.
http://www.youtube.com/watch?v=u9yMph6xXrA
http://www.youtube.com/watch?v=jGUBcl8K-5E
http://www.youtube.com/watch?v=uuaIQAgjwyI
http://www.youtube.com/watch?v=QNmWKXzE86E
http://www.youtube.com/watch?v=LcrSm_u5jIw
http://www.youtube.com/watch?v=_4x_1hFx9Nw
http://www.youtube.com/watch?v=gauavSovs5o
http://www.youtube.com/watch?v=6cvxxH_ASjk
http://www.youtube.com/watch?v=MQAaw1gwW1Q
O trabalho será avaliado a partir da participação e o envolvimento de cada aluno(a) nas atividades propostas. Poderá ser solicitado que cada participante apresente um relato por escrito na aula seguinte.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!