14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Adjectives
If or When and the present simple
Present Simple Tense
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/how-do-you-feel (acesso 10/12/09)
Ele deverá ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1ª aula
Atividade 1: Vá ao quadro e desenhe duas carinhas como as do handout, uma com calor e a outra com frio. Escreva as palavras “hot” e “cold” debaixo das respectivas carinhas e pergunte aos alunos: “How do you feel today?” Explique aos alunos que usamos o verbo feel para falar de sensações físicas e também de sentimentos. Distribua o handout, leia o vocabulário da atividade 1 em voz alta e peça que os alunos repitam. Peça, então, que os alunos façam a associação. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que já sabem, ou seja, os mais fáceis. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado. Confira as respostas dos alunos.
Respostas:
a) bored
b) happy
c) ill
d) sad
e) hot
f) cold
g) thirsty
h) angry
i) worried
j) sleepy
k) hungry
l) calm
m) ashamed
n) tired
Atividade 2a: Leia a dica de uso de when / if (quadro) e peça a duas alunas que leiam os balões com os exemplos. Escreva no quadro outras sentenças exemplificando este uso e sublinhando os verbos, deixando claro o tempo verbal usado (present simple). Pergunte aos alunos se algum deles pode contribuir criando uma sentença também.
Atividade 2b: Diga aos alunos que eles farão uma pequena pesquisa na sala de aula sobre como seus colegas se sentem em determinadas situações. Eles deverão entrevistar quatro colegas e anotar na tabela (segunda página do handout). Chame dois alunos à frente da sala para uma demonstração e peça que um pergunte ao outro sobre o primeiro tópico. Eles devem anotar as respostas na tabela e então iniciar a pesquisa, entrevistando uns aos outros. Após tempo hábil, verifique com a turma perguntado: How do most students feel when they watch the news on TV or are invited for a wedding? Alguns provavelmente terão respostas diferentes.
Atividade 3: Leia o enunciado com os alunos e peça que façam a correspondência, completando o texto dos balões. Confira as respostas, pedindo que alguns alunos leiam o conteúdo que completaram.
Respostas: 1) e, 2) f, 3) a, 4) c.
2ª aula
Atividade 4: Peça aos alunos que formem duplas para ler a letra da canção e escolher, na coluna ao lado, palavras que poderiam completar os espaços em branco. Permita o uso de dicionários durante a realização da tarefa, mas diga aos alunos que eles não devem fazer a tradução de toda a letra. Após o tempo necessário, toque a música duas vezes para que eles confiram suas respostas. Caso você não consiga o CD com a canção, acesse o link http://letras.terra.com.br/jewel/958287/ ( acesso 10/12/09) e toque diretamente pelo computador. Toque mais uma vez para que os alunos possam canta r também.
Every time I see you Falling (New Order - cantada por Jewel)
Every time I think of you,
I get shocked right through into a bolt of blue,
It's no problem of mine but it's a problem I find,
Living a life that I can't leave behind.
There's no sense in telling me. The wisdom of the fool won't set you free,
But that's the way that it goes and it's what nobody knows,
And everyday my confusion grows.
CHORUS
Every time I see you falling,
I g et down on my knees and pray,
I'm waiting for that final moment,
You say the words that I can't say.
I feel fine and I feel good,
I feel like I never should,
Whenever I get this way I just don't know what to say,
Why can't we be ourselves like we were yesterday.
I'm not sure what this could mean,
I don't think sure what you see,
I do admit to myself that if I hurt someone else,
Then I'll never see just what we're meant to be.
CHORUS (2x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/jewel/958287/ (acesso 10/12/09)
Atividade 5: Peça aos alunos que encontrem, na canção, sinônimos das palavras dadas. Confira as respostas:
a) trouble : problem
b) judgement : wisdom
c) increase: grow
d) injure: hurt
Atividade 6: Reúna a turma ( em círculo, se preferir) para discutir a questão proposta. Peça que citem trechos da canção que justifiquem suas respostas.
3ª aula
Atividade 7: Imprima ou escreva as sentenças abaixo em pedacinhos de papel que deverão ser dobrados e colocados em uma sacola não transparente.
Diga aos alunos que eles vão brincar de mímica. Divida a turma em dois grupos. Escolha um aluno do grupo A e peça que sorteie uma sentença da sacola. Ele(a) deverá fazer mímicas em frente a seu grupo até que eles digam a sentença correta em um minuto para marcar um ponto. Se eles não adivinharem a sentença corretamente, o ponto vai para o grupo B. Os grupos devem se revezar até que as sentenças da sacola se esgotem. O grupo com mais pontos vence a brincadeira.
Atividade 8: Esta atividade deverá ser iniciada nesta aula . Os grupos formados deverão eleger a canção a ser trabalhada. Deverão também estabelecer as tarefas que cada um deverá cumprir. De posse do material necessário (papel para o pôster, ilustrações, cola, tesoura, etc.) e da letra da canção, a atividade poderá ser concretizada na próxima aula e a apresentação dos pôsteres na aula seguinte ou a confecção dos cartazes pode ser feito como tarefa para casa e a apresentação dos pôsteres na próxima aula.
Leia o enunciado e explique as etapas da atividade para os alunos. Peça que sejam bem criativos na confecção dos pôsteres e que se preparem para cantar um trecho da canção ao menos.
4ª aula
Confecção dos pôsteres e preparação para a apresentação da canção.
5ª aula
Apresentação dos pôsteres e das canções trabalhadas.
A atividade 7 permitirá a você, professor, avaliar o aprendizado da estrutura e do vocabulário trabalhados, enquanto a atividade 8 proporcionará uma maior prática da língua de maneira geral através de uma tarefa bem "real" e de grande interesse dos alunos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa!Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns. Gostei muito da estruturação desta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei foi bem criativo a foma como de apresentar o assunto, porém, usaria a letra para fazer uma interpretação textual e descobrir o focus gramatical. E, usaria também TV + DVD player e CDs.