21/01/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação;
Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar.
Compreender o conceito de lazer e atividades físicas.
O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.
Dica: Nesse plano de aula, apresento uma proposta de evento para a comunidade escolar com o tema "corrida de orientação". É importante que cada professor escolha, juntamente com seus alunos, atividades que motivem e ao mesmo tempo integrem a comunidade escolar. É importante ficar claro que a corrida de orientação é apenas um exemplo de atividade e não o propósito final desse plano de unidade. O mais importante é despertar nos alunos a importância da prática de atividades físicas no tempo do lazer e a possibilidade de expandir os espaços educativos da escola para além dos muros escolares.
Até esse momento, os alunos já realizaram os objetivos supracitados (1 e 2): mapearam os espaços físicos disponíveis para a prática de atividades físicas no entorno da escola e selecionaram a prática da corrida de orientação para ser apresentada como prática de lazer para a comunidade escolar. Por se tratar de uma modalidade pouco divulgada nos meios de comunicação, é possível que grande parte dos alunos desconheça as regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade.
Dessa forma, a primeira atividade da aula será a realização de uma pesquisa no laboratório de informática com a supervisão do professor sobre a modalidade corrida de orientação.
Divididos em grupos, os alunos deverão apresentar os seguintes produtos:
1) as regras da corrida de orientação pedestre;
2) as regras da corrida de orientação em bicicleta;
3) histórico da modalidade "corrida de orientação";
4) os equipamentos necessários para a prática da modalidade "corrida de orientação";
5) vídeos ilustrativos de competições e outros eventos de orientação.
Dica: Em vez de apresentar os endereços eletrônicos para os alunos, o professor poderá ensiná-los a realizar pesquisas em grandes sites de busca como, por exemplo, o “Google”. Apresente a técnica de pesquisa com palavras chaves. No caso dessa pesquisa poderemos utilizar: 1) Orientação; 2) Corrida de Orientação; 3) Competições de Orientação. O professor poderá socializar técnicas simples de pesquisa na rede, como por exemplo, o uso de aspas quando optar pela busca de expressões ou termos com mais de uma palavra (exemplo: “competições de corrida de orientação em bicicleta”). O domínio de tais ferramentas e habilidades certamente será uma exigência da vida moderna. Sugestões de sites para a pesquisa dos alunos:
http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf
http://www.cbo.org.br/site/regras/index.ph
http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw
A coleta de dados terá duração de 30 minutos. Na segunda parte da aula, os alunos deverão fazer uma breve apresentação das informações coletadas para seus c olegas de classe. A principal tarefa será apresentar, de forma resumida, as regras e o histórico, destacando as informações mais relevantes para o grupo. Não percamos de vista que o grupo deverá organizar um evento de Orientação para a comunidade escolar; dessa forma, devem compreender, de forma geral, o funcionamento de uma corrida de orientação.
Indico, como leitura complementar para o professor, o artigo “A Corrida de Orientação enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar” dos autores Fábio Souza de Oliveira; Johelio Santana Barroso; Osvaldo Moura Costa Junior.
http://www.efdeportes.com/efd119/corrida-de-orientacion-conteudo-da-educacao-fisica-escolar.htm
Destaco alguns sites para auxiliar a pesquisa dos alunos e do professor:
- Regras para Orientação pedestre; Regras para Orientação em bicicleta; Equipamento para a Orientação:
http://www.cbo.org.br/site/regras/index.php
- Histórico da modalidade e suas aplicações para a escola:
http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf
http://www.orientacao.net
- Vídeos sobre a corrida de orientação:
http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Vek-tkRfvUA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDjUdZWAM9s
A apresentação dos grupos, realizada na segunda parte da aula, será uma das formas de avaliação. O professor deverá observar a capacidade de concisão e clareza dos alunos, e identificar se os grupos conseguiram destacar as informações mais relevantes em cada um dos tópicos pesquisados.
Ao final da aula, o professor poderá realizar um grande debate com perguntas norteadoras:
1) O que é a modalidade de Orientação? Qual o objetivo da modalidade?
2) Como funciona uma competição de orientação?
3) Quais os equipamentos necessários para a prática da orientação?
4) Como poderemos adaptar alguns dos materiais como a bússola, o prisma ou o picotador do cartão de controle para a realidade do evento escolar?
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2012
Cinco estrelasÓtima iniciativa de inclusão do esporte na escola.
02/05/2011
Quatro estrelasMuito bom, através da corrida de orientação, realmente muitos conhecimentos extra curriculares, poderão ser adquiridos pela prática de uma corrida de orientação. parabéns