Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação;

Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de lazer e atividades físicas.

Estratégias e recursos da aula
                                       

O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.

Dica: Nesse plano de aula, apresento uma proposta de evento para a comunidade escolar com o tema "corrida de orientação". É importante que cada professor escolha, juntamente com seus alunos, atividades que motivem e ao mesmo tempo integrem a comunidade escolar. É importante ficar claro que a corrida de orientação é apenas um exemplo de atividade e não o propósito final desse plano de unidade. O mais importante é despertar nos alunos a importância da prática de atividades físicas no tempo do lazer e a possibilidade de expandir os espaços educativos da escola para além dos muros escolares.

Até esse momento, os alunos já realizaram os objetivos supracitados (1 e 2): mapearam os espaços físicos disponíveis para a prática de atividades físicas no entorno da escola e selecionaram a prática da corrida de orientação para ser apresentada como prática de lazer para a comunidade escolar. Por se tratar de uma modalidade pouco divulgada nos meios de comunicação, é possível que grande parte dos alunos desconheça as regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade.
Dessa forma, a primeira atividade da aula será a realização de uma pesquisa no laboratório de informática com a supervisão do professor sobre a modalidade corrida de orientação.

Divididos em grupos, os alunos deverão apresentar os seguintes produtos:
1) as regras da corrida de orientação pedestre;
2) as regras da corrida de orientação em bicicleta;
3) histórico da modalidade "corrida de orientação";
4) os equipamentos necessários para a prática da modalidade "corrida de orientação";
5) vídeos ilustrativos de competições e outros eventos de orientação.

Dica: Em vez de apresentar os endereços eletrônicos para os alunos, o professor poderá ensiná-los a realizar pesquisas em grandes sites de busca como, por exemplo, o “Google”. Apresente a técnica de pesquisa com palavras chaves. No caso dessa pesquisa poderemos utilizar: 1) Orientação; 2) Corrida de Orientação; 3) Competições de Orientação. O professor poderá socializar técnicas simples de pesquisa na rede, como por exemplo, o uso de aspas quando optar pela busca de expressões ou termos com mais de uma palavra (exemplo: “competições de corrida de orientação em bicicleta”). O domínio de tais ferramentas e habilidades certamente será uma exigência da vida moderna. Sugestões de sites para a pesquisa dos alunos:

http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf

http://www.orientacao.net

http://www.cbo.org.br/site/regras/index.ph

http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw

A coleta de dados terá duração de 30 minutos. Na segunda parte da aula, os alunos deverão fazer uma breve apresentação das informações coletadas para seus c olegas de classe. A principal tarefa será apresentar, de forma resumida, as regras e o histórico, destacando as informações mais relevantes para o grupo. Não percamos de vista que o grupo deverá organizar um evento de Orientação para a comunidade escolar; dessa forma, devem compreender, de forma geral, o funcionamento de uma corrida de orientação.

Recursos Complementares

Indico, como leitura complementar para o professor, o artigo “A Corrida de Orientação enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar” dos autores Fábio Souza de Oliveira; Johelio Santana Barroso; Osvaldo Moura Costa Junior.
http://www.efdeportes.com/efd119/corrida-de-orientacion-conteudo-da-educacao-fisica-escolar.htm


Destaco alguns sites para auxiliar a pesquisa dos alunos e do professor:
- Regras para Orientação pedestre; Regras para Orientação em bicicleta; Equipamento para a Orientação:
http://www.cbo.org.br/site/regras/index.php


- Histórico da modalidade e suas aplicações para a escola:
http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf
http://www.orientacao.net


- Vídeos sobre a corrida de orientação:
http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Vek-tkRfvUA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDjUdZWAM9s

Avaliação

A apresentação dos grupos, realizada na segunda parte da aula, será uma das formas de avaliação. O professor deverá observar a capacidade de concisão e clareza dos alunos, e identificar se os grupos conseguiram destacar as informações mais relevantes em cada um dos tópicos pesquisados.

Ao final da aula, o professor poderá realizar um grande debate com perguntas norteadoras:
1) O que é a modalidade de Orientação? Qual o objetivo da modalidade?
2) Como funciona uma competição de orientação?
3) Quais os equipamentos necessários para a prática da orientação?
4) Como poderemos adaptar alguns dos materiais como a bússola, o prisma ou o picotador do cartão de controle para a realidade do evento escolar?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • João Edilson Lopes, Clube de Orientação de Ponta Grossa , Paraná - disse:
    hanzlopz@yahoo.com.br

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Ótima iniciativa de inclusão do esporte na escola.


  • Márcia, UEFS , Bahia - disse:
    marciaatletismo@hotmail.com

    02/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom, através da corrida de orientação, realmente muitos conhecimentos extra curriculares, poderão ser adquiridos pela prática de uma corrida de orientação. parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.