14/12/2009
Andrea Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Desenvolver o interesse pela leitura.
Produzir texto, mesmo que de forma não convencional.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
a) A professora iniciará a aula apresentando 2 gravuras retratando o dia e a noite. Em seguida, tecer comentários sobre cada fase e sobre o que as pessoas, geralmente fazem nesses horários..
b) Fazer a leitura das imagens do livro "Dia e Noite", de Mary e Eliardo França, pedindo que relatem o que estão vendo em cada página.
Depois, ouvir a história a partir do link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11845
c) A seguir, fazer a leitura modelar da história.
Capa do livro a partir do link:http://www.submarino.com.br/#light-Content
d) Após ouvir a história, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que eles gostam de fazer de dia e o que gostam de fazer à noite. Qual a parte do dia de que mais gostam?
e) A partir desses comentários, propor aos alunos que escrevam, mesmo que de forma não convencional, sobre a parte do dia de que mais gostam, como também o que mais gostam de fazer.
Esses trabalhos serão apresentados para a turma.
Caso o aluno ainda não esteja na fase alfabética, a professora poderá escrever, abaixo do texto do aluno, de forma ortográfica.
Avaliar os textos escritos pelos alunos para detectar em que fase da aquisição da escrita se encontram (pré-silábica, silábica, alfabética ou ortográfica), a fim de propiciar atividades para fazê-los avançar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!