14/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Desenvolver o gosto pela leitura.
Brincar com rimas para perceber as similaridades dos sons da fala.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
a) Perguntar se os alunos sabem o que é um trava-língua.
Explicar que os trava-línguas pertencem ao nosso folclore, ou seja, são passados de geração a geração. São frases que tem palavras com sons repetidos para dificultar a pronúncia.
Perguntar quem conhece um trava-língua e pedir que os alunos falem os que conhecerem.
Brincar de telefone sem fio (falar no ouvido de uma criança uma frase que passará para a outra, e assim sucessivamente). Exemplo de um trava-língua para essa aula: "O rato roeu a roupa do rico rei de Roma".
b) Convidar os alunos a ouvir a história: O rato roeu a roupa, de Ana Maria Machado e Claudius, da Editora Salamandra, a partir do link:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-rato-roeu-a-roupa
Imagem da capa do livro a partir do link:
http://www.bondfaro.com.br/fotos--o-rato-roeu-a-roupa-machado-ana-maria-8528101592.html
c) Fazer uma listagem no quadro de giz de todas as palavras que começam com "R" presentes no livro.
Propor a brincadeira do bingo. Os alunos escolherão 6 palavras escritas no quadro e copiarão numa cartela quadriculada. A professora irá sortear as palavras. O aluno que tiver a palavra sorteada marcará na cartela.
Aula 2:
a) Relembrar a história da aula anterior, pedindo que recontem oralmente. Complementar as informações fazendo a leitura das imagens.
b) Ao terminar, propor aos alunos que registrem a parte da história mais divertida. Poderão escrever uma frase sobre essa parte. (Caso os alunos ainda não estejam na fase alfabética, a professora poderá escrever a frase de maneira ortográfica abaixo da frase escrita pelo aluno).
c) Pedir que apresentem à frente sua produção, mostrando o desenho e lendo a frase. Posteriormente montar um mural na sala com os trabalhos expostos.
Observar se os alunos fizeram os registros das palavras do bingo de forma correta e se conseguiram identificar as palavras sorteadas.
Verificar o interesse dos alunos em ouvir a história e em brincar com os trava-línguas.
Avaliar o desempenho em retratar, através de desenho, uma parte da história e a escrita respectiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!