Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura Infantil: O rato roeu a roupa

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.

Brincar com rimas para perceber as similaridades dos sons da fala.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1:

a) Perguntar se os alunos sabem o que é um trava-língua.

Explicar que os trava-línguas pertencem ao nosso folclore, ou seja, são passados de geração a geração. São frases  que tem palavras com sons repetidos para dificultar a pronúncia.

Perguntar quem conhece um trava-língua e pedir que os alunos falem os que conhecerem.

Brincar de telefone sem fio (falar no ouvido de uma criança uma frase que passará para a outra, e assim sucessivamente). Exemplo de um  trava-língua para essa aula: "O rato roeu a roupa do rico rei de Roma".

b) Convidar os alunos a ouvir a história: O rato roeu a roupa, de Ana Maria Machado e Claudius, da Editora Salamandra, a partir do link:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-rato-roeu-a-roupa

Imagem da capa do livro a partir do link:

http://www.bondfaro.com.br/fotos--o-rato-roeu-a-roupa-machado-ana-maria-8528101592.html

undefined

c) Fazer uma listagem no quadro de giz de todas as palavras que começam com "R" presentes no livro.

Propor a brincadeira do bingo. Os alunos escolherão 6 palavras escritas no quadro e copiarão numa cartela quadriculada. A professora irá sortear as palavras. O aluno que tiver a palavra sorteada marcará na cartela.

Aula 2:

a) Relembrar a história da aula anterior, pedindo que recontem oralmente. Complementar as informações fazendo a leitura das imagens.

b) Ao terminar, propor aos alunos que registrem a parte da história mais divertida. Poderão escrever uma frase sobre essa parte. (Caso os alunos ainda não estejam na fase alfabética, a professora poderá escrever a frase de maneira ortográfica abaixo da frase escrita pelo aluno).

c) Pedir que apresentem à frente sua produção, mostrando o desenho e lendo a frase. Posteriormente montar um mural na sala com os trabalhos expostos. 

Avaliação

Observar se os alunos fizeram os registros das palavras do bingo de forma correta e se conseguiram identificar as palavras sorteadas.

Verificar o interesse dos alunos em ouvir a história e em brincar com os trava-línguas.

Avaliar o desempenho em retratar, através de desenho, uma parte da história e a escrita respectiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.