27/12/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Nesta atividade o aluno terá oportunidade de rever seu aprendizado sobre os conceitos referentes ao estudo de misturas.
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E SAL | DESTILAÇÃO |
Observações:
1.É importante plastificar o material para uma maior durabilidade do material.
2.O professor poderá tornar este material didático mais sofisticado, por exemplo: alterando a formatação da digitação, colocando moldura nas pedras, escolhendo outro material para construir as pedras, utilizando impressão colorida, etc.
PEDRAS DO DOMINÓ:
MISTURA HOMOGÊNEA
SISTEMA FORMADO POR ÁGUA E AREIA
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E SAL
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E AZEITE
DECANTAÇÃO
PENEIRAÇÃO
MISTURA HETEROGÊNEA
UTILIZA-SE A EVAPORAÇÃO PARA SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DA MISTURA
MISTURA HOMOGÊNEA | SISTEMA FORMADO POR ÁGUA E SAL |
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA | SISTEMA FORMADO POR LIMALHA DE FERRO E SERRAGEM |
SISTEMA FORMADO POR ARROZ E CASCA DO ARROZ | PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA |
MISTURA HETEROGÊNEA | SISTEMA FORMADO POR OURO E AREIA |
CENTRIFUGAÇÃO | SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES POR MEIO DE UMA CORRENTE DE ÁGUA |
SEPARAÇÃO DE COMPONENTES CUJAS DENSIDADES SÃO DIFERENTES | LEVIGAÇÃO |
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA | PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA |
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA | PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA |
SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE | PROCESSO DE SEPARAÇÃO DO FEIJÃO E IMPUREZAS |
SISTEMA COMPOSTO POR UMA ÚNICA FASE | PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DA ÁGUA DO MAR E DO SAL |
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO SANGUE | PROCESSO UTILIZADO NO GARIMPO DO OURO |
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DE AREIA E PEDRAS | SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE |
PROCESSO QUE SEPARA O AMENDOIM DAS SUAS PELÍCULAS | SISTEMA COMPOSTO POR UMA ÚNICA FASE |
PROCESSO QUE SEPARA O PÓ DE CAFÉ DO CAFÉ LÍQUIDO | MISTURA HOMOGÊNEA |
II. INSTRUÇÕES PARA O JOGO:
1. Cada jogador recebe 7 ou 14 peças, dependendo no número de jogadores participantes.
2. Os jogadores deverão tirar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo.
3. Quem inicia o jogo, coloca sobre a mesa uma de suas pedras.
4. O outro jogador colocará uma pedra que encaixe em uma das "pontas" da pedra de dominó que foi colocada na mesa.
Estes são os encaixes permitidos: (sugestão)
a. nome do processo e descrição do processo de separação:
levigação encaixa com processo de separação dos componentes por meio de uma corrente de água.
b. exemplo de mistura e tipo de mistura:
sistema formado por ouro e areia encaixa com mistura heterogênea.
c. exemplo de mistura e número de fases do sistema:
sistema formado por feijão e impurezas encaixa com sistema composto por mais de uma fase.
d. tipo de mistura e número de fases do sistema:
mistura homogênea encaixa com sistema composto por uma única fase.
5. E assim, alternativamente, as pedras são colocadas formando um encaixe de informações e conceitos.
6. Se o jogador não tiver pedra a colocar ele passa permanecendo sem jogar aquela rodada.
7. Vence quem se livrar de todas as suas peças ou quem tiver o menor número de pedras na mão.
INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR:
1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.Na primeira questão, o professor escreve no quadro um método de separação de misturas e os alunos redigirão 2 informações sobre o mesmo.
3.Na segunda questão, o professor escreve no quadro uma informação e os alunos terão que registrar na folha o nome do método de separação ao qual se refere a informação.
4.Depois as folhas são recolhidas e misturadas. Novamente elas são entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, façam as correções. O aluno que fará a correção também se identificará. Assim, nesta atividade estarão registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as questões, as folhas são entregues aos alunos que responderam as questões para que verifiquem a correção.
6.O professor poderá valorizar a resposta ou a resposta e a correção.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/05/2011
Quatro estrelasMuito bom ... pena que o que eu procuro realmente seja conceito de mistura e de solução na química. Mais eu gostei muito . Parabens ..