Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MISTURAS: DOMINANDO OS CONCEITOS

 

27/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta atividade o aluno terá oportunidade de rever seu aprendizado sobre os conceitos referentes ao estudo de misturas.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre misturas homogênea e heterogênea.
Estratégias e recursos da aula

INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR:

I.Instruções para a confecção das pedras do dominó:

1. O professor inicialmente define a dimensão das pedras: (sugestão: 8 cm x 4 cm) e quantos jogos serão confeccionados. Cada jogo permite a participação de 2 ou 4 jogadores.
2. É necessário colar cópias das pedras do dominó (sugeridas abaixo) numa folha de papel cartão.
3. Em seguida, as pedras serão recortadas constituindo um total de 28 pedras. Por exemplo: o modelo abaixo representa uma pedra do jogo.

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E SAL DESTILAÇÃO

Observações:

1.É importante plastificar o material para uma maior durabilidade do material.
2.O professor poderá tornar este material didático mais sofisticado, por exemplo: alterando a formatação da digitação, colocando moldura nas pedras, escolhendo outro material para construir as pedras, utilizando impressão colorida, etc.

PEDRAS DO DOMINÓ:

UTILIZA-SE UM JATO DE AR PARA A SEPARAÇÃO

MISTURA HOMOGÊNEA

SISTEMA FORMADO POR ÁGUA E AREIA

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E SAL

DESTILAÇÃO

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ÁGUA E AZEITE

EVAPORAÇÃO
 UTILIZA-SE UMA PENEIRA PARA A SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DA MISTURA PROCESSO USADO PARA SEPARAR AREIA E LIMALHA DE FERRO

DECANTAÇÃO

CATAÇÃO
UTILIZA-SE UM IMÃ PARA SEPARAR OS COMPONENTES DA MISTURA SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO PETRÓLEO
UTILIZA-SE UM FILTRO PARA SEPARAR OS COMPONENTES DA MISTURA PROCESSO USADO PARA SEPARAR SERRAGEM E AREIA
UTILIZAM-SE A EBULIÇÃO E A CONDENSAÇÃO PARA A SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DA MISTURA SISTEMA COM MAIS DE UMA FASE

PENEIRAÇÃO

VENTILAÇÃO

MISTURA HETEROGÊNEA

MISTURA HETEROGÊNEA
POR MEIO DO REPOUSO DA MISTURA SEPARAM-SE OS COMPONENTES SISTEMA FORMADO POR FEIJÃO E IMPUREZAS
UTILIZA-SE A PINÇA OU A MÃO PARA SEPARAR OS COMPONENTES FILTRAÇÃO

UTILIZA-SE A EVAPORAÇÃO PARA SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DA MISTURA

MISTURA HOMOGÊNEA

MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA FORMADO POR ÁGUA E SAL
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA SISTEMA FORMADO POR LIMALHA DE FERRO E SERRAGEM
SISTEMA FORMADO POR ARROZ E CASCA DO ARROZ PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA
MISTURA HETEROGÊNEA SISTEMA FORMADO POR OURO E AREIA
CENTRIFUGAÇÃO SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES POR MEIO DE UMA CORRENTE DE ÁGUA
SEPARAÇÃO DE COMPONENTES CUJAS DENSIDADES SÃO DIFERENTES LEVIGAÇÃO
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HOMOGÊNEA
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA HETEROGÊNEA
SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE PROCESSO DE SEPARAÇÃO DO FEIJÃO E IMPUREZAS
SISTEMA COMPOSTO POR UMA ÚNICA FASE PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DA ÁGUA DO MAR E DO SAL
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO SANGUE PROCESSO UTILIZADO NO GARIMPO DO OURO
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARAÇÃO DE AREIA E PEDRAS SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE
PROCESSO QUE SEPARA O AMENDOIM DAS SUAS PELÍCULAS SISTEMA COMPOSTO POR UMA ÚNICA FASE
PROCESSO QUE SEPARA O PÓ DE CAFÉ DO CAFÉ LÍQUIDO MISTURA HOMOGÊNEA

II. INSTRUÇÕES PARA O JOGO:

1. Cada jogador recebe 7 ou 14 peças, dependendo no número de jogadores participantes.

2. Os jogadores deverão tirar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo.

3. Quem inicia o jogo, coloca sobre a mesa uma de suas pedras.

4. O outro jogador colocará uma pedra que encaixe em uma das "pontas" da pedra de dominó que foi colocada na mesa.

Estes são os encaixes permitidos: (sugestão)
a. nome do processo e descrição do processo de separação:
    levigação encaixa com processo de separação dos componentes por meio de uma corrente de água.

b. exemplo de mistura e tipo de mistura:
    sistema formado por ouro e areia encaixa com mistura heterogênea.

c.  exemplo de mistura e número de fases do sistema:
    sistema formado por feijão e impurezas encaixa com sistema composto por mais de uma fase.

d.  tipo de mistura e número de fases do sistema:
    mistura homogênea encaixa com sistema composto por uma única fase.

5. E assim, alternativamente, as pedras são colocadas formando um encaixe de informações e conceitos.

6. Se o jogador não tiver pedra a colocar ele passa permanecendo sem jogar aquela rodada.

7. Vence quem se livrar de todas as suas peças ou quem tiver o menor número de pedras na mão.

Avaliação

INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR:

1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.Na primeira questão, o professor escreve no quadro um método de separação de misturas e os alunos redigirão 2 informações sobre o mesmo.
3.Na segunda questão, o professor escreve no quadro uma informação e os alunos terão que registrar na folha o nome do método de separação ao qual se refere a informação.
4.Depois as folhas são recolhidas e misturadas. Novamente elas são entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, façam as correções. O aluno que fará a correção também se identificará. Assim, nesta atividade estarão registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as questões, as folhas são entregues aos alunos que responderam as questões para que verifiquem a correção.
6.O professor poderá valorizar a resposta ou a resposta e a correção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Janis Joplin Dedéa, Janis Joplin , Paraná - disse:
    janisperfectg@hotmail.com

    01/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom ... pena que o que eu procuro realmente seja conceito de mistura e de solução na química. Mais eu gostei muito . Parabens ..


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.