15/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o salto com vara adaptado.
Vivenciar a possibilidade de transposição do corpo a um obstáculo com auxílio de um implemento.
Conhecer o salto com vara como uma das modalidades do atletismo.
Atividade 1
Através de uma conversa com os alunos, perguntar quem conhece o salto com vara, suas características e como ele é realizado?
No mesmo momento que as respostas da pergunta anterior forem surgindo, o professor deverá mostrar as imagens logo abaixo.
http://olimpiadasdebeijing.files.wordpress.com/2008/08/esquema-salto-com-vara.jpg
http://www.estadao.com.br/fotos/fabiana_murer.jpg
http://www.bolaemfoco.blogger.com.br/ieva1.jpg
http://www.bolaemfoco.blogger.com.br/ieva2.jpg
http://img.terra.com.br/i/2007/07/28/564670-7409-ga.jpg
http://mobmg.photobucket.com/albums/v427/livre21/isinbaeva-beijing2008.jpg?t=1242303018
O professor deverá explicar para os alunos que a origem do salto com vara foi na Europa, quando os homens usavam o instrumento para cruzar os canais de água. O objetivo era a distância ao invés da altura. Hoje o salto com vara é realizado em um espaço da pista de atletismo, tendo uma
superfície para todo o tipo de clima, com uma Caixa de necaixe da varae vários colchões no lugar da queda. As varas modernas são feitas de material composto avançado como fibra de carbono. E o recorde mundial masculino de salto com vara é de 6,1 m.
Atividade 2
Para esta atividade o professor deverá providenciar varas feitas com bambus (confeccionar varas maiores e menores).
Distribuir uma vara para cada aluno. Traçar duas linhas no chão. Sem correr, os alunos deverão ultrapassar o espaço entre as linhas sem tocar o solo, apoiando a vara no chão e somente dando um impulso, lançando o seu corpo para de um outro ponto ao outro.
Para melhor visualização do mesmo, ver o SITE - Iniciação ao salto com vara.
http://www.youtube.com/watch?v=g7MHAdxZPDk
Atividade 3
Propor variações da atividade pedindo que realizem a atividade dando impulso com a perna direita e com a esquerda..
Apontar os alunos que estão realizando com melhor facilidade e pedir a turma que observem eles saltarem e apontar o motivo do que vêem no movimento que gera um melhor desenvolvimento do salto
Aparecerá a elevação do quadril (centro de gravidade) e elevação dos pés. Realizar novamente a atividade, pedindo que tentem fazer do mesmo modo e se com isso, conseguem melhorar o salto.
Atividade 4
Introduzir uma pequena corrida com a vara na mão, apoiar no ponto pré-marcado e lançar o corpo para frente, sem tocar os pés no chão e aterrizar um pouco mais além do que a aterrizagem na atividade anterior.
Se não estiverem conseguindo alcançar estes objetivos, o professor deverá orientar os alunos que mudem o local de onde iniciaram a corrida;
Atividade 5
Nesta atividade o professor deverá ter um colchão para amortecer o impacto dos alunos com o chão.
O professor deverá posicionar os alunos em um ponto mais alto que o solo (aproximadamente 1 metro a 1 metro e trinta centímetros) ex: em um plinto ou na encosta de um barranco.
Os alunos deverão se lançar segurando a vara, fazendo um pêndulo até aterrizar no colchão.
Atividade 6
Experimentar esse movimento com uma pequena corrida, introduzindo um obstáculo (elástico) para que seja ultrapassado, devendo ir aumentando sua altura.
O professor deverá verificar se os alunos conseguiram entender sobre os principais elementos necessários para que se realize um bom salto com vara.
Pedir ao melhor saltador que realize um salto com vara para observações da turma sobre a utilização dos conceitos empregados na aula, como. aproximação, velocidade do local do salto; deslocamento do quadril e elevação das pernas; transposição da força e impulso para a vara objetivando alcançar uma maior altura.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2013
Quatro estrelasParabéns! O seu trabalho serviu de base para que eu pudesse montar uma de minhas aulas. Atenciosamente, Jesse Hudson
29/02/2012
Cinco estrelasmuito bom mesmo! por que estes fidbek não acompanham os livros de licenciatura?